TDC Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação

Crianças com TDC Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação também podem apresentar problemas emocionais, tais como baixa autoestima, ansiedade e depressão.
Crianças com TDC Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação também podem apresentar problemas emocionais, tais como baixa autoestima, ansiedade e depressão.

TDC

O TDC transtorno do desenvolvimento da coordenação faz parte dos transtornos motores do neurodesenvolvimento segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM-5. O transtorno do desenvolvimento da coordenação caracteriza-se por déficits na aquisição e na execução de habilidades motoras coordenadas, manifestando-se por falta de jeito e lentidão ou imprecisão no desempenho de habilidades motoras, causando interferência nas atividades da vida diária.

A pesquisadora Dra. Helene Polatajko, professora emérita no Departamento de Ciências Ocupacionais e Terapia Ocupacional, no Instituto de Ciências da Reabilitação e na Escola de Pós-Graduação da Universidade de Toronto – EUA afirma que as dificuldades motoras em crianças com TDC podem ser exemplificadas, tais como as que são identificadas em casa ao vestir-se, colocar meias, usar prendedores, utilizar o zíper, calçar sapatos/botas, amarrar cadarços, utilizar utensílios, tomar banho, lavar o cabelo; na escola, por intermédio da escrita ou desenho que desenvolve-se vagarosamente ou de forma bagunçada, no usar tesoura e cola, na habilidade para desenhar (desenhos imaturos), no manuseio do lápis, na performance nas aulas de ginástica e no lazer, apresentando-se de maneira desajeitada na marcha e na corrida, no equilíbrio, no uso de brinquedos de parques, no andar de bicicleta, no patinar, pular corda, praticar esportes e nos atos de arremessar/receber/chutar bolas (POLATAJKO; CANTIN, 2006).

TDC e outras Comorbidades

Segundo Polatajko crianças com indicativo de TDC também podem apresentar comorbidades frequentes, tais como síndrome de Asperger, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, dificuldade de comunicação, dificuldade de aprendizagem e retardo mental, sendo que, nesse último caso, as dificuldades motoras devem ser superiores às normalmente associadas a esse quadro.

O diagnóstico de TDC deve ser cuidadoso, o que inclui uma revisão da realização de etapas motoras, habilidades de coordenação motora, habilidades sensoriais e um exame físico e neurológico para que não seja confundido com outras condições médicas, tais como paralisia cerebral, acidentes cerebrovasculares, autismo, hemiplegia e distrofia muscular (POLATAJKO; CANTIN, 2006).

Critérios de diagnósticos para Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação – DSM-5

A. A aquisição e a execução de habilidades motoras coordenadas estão substancialmente abaixo do esperado considerando-se a idade cronológica do indivíduo e a oportunidade de aprender e usar a habilidade. As dificuldades manifestam-se por falta de jeito (p. ex., derrubar ou bater em objetos), bem como por lentidão e imprecisão no desempenho de habilidades motoras (p. ex., apanhar um objeto, usar tesouras ou facas, escrever a mão, andar de bicicleta ou praticar esportes).

B. O déficit nas habilidades motoras do Critério A interfere, significativa e persistentemente, nas atividades cotidianas apropriadas à idade cronológica (p. ex., autocuidado e automanutenção), causando impacto na produtividade acadêmica/escolar, em atividades pré-profissionais e profissionais, no lazer e nas brincadeiras.

C. O início dos sintomas ocorre precocemente no período do desenvolvimento. D. Os déficits nas habilidades motoras não são mais bem explicados por deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual) ou por deficiência visual e não são atribuíveis a alguma condição neurológica que afete os movimentos (p. ex., paralisia cerebral, distrofia muscular, doença degenerativa).

Prevalência do TDC

A prevalência do transtorno do desenvolvimento da coordenação em crianças com 5 a 11 anos de idade fica entre 5% e 6% (em crianças com 7 anos, 1,8% têm diagnóstico de transtorno do desenvolvimento da coordenação grave, e 3% apresentam provável transtorno do desenvolvimento da coordenação). Indivíduos do sexo masculino são mais frequentemente afetados do que os do sexo feminino, com uma proporção de 2:1 e 7:1.

Fatores de Risco e Prognóstico pra TDC

Ambientais; O transtorno do desenvolvimento da coordenação é mais comum após exposição pré-natal ao álcool e em crianças pré-termo e com baixo peso ao nascer.

Genéticos e fisiológicos; Prejuízos em processos subjacentes do neurodesenvolvimento – em especial habilidades visuomotoras, tanto na percepção visuomotora quanto na mentalização espacial – foram identificados e afetam a capacidade de fazer ajustes motores rápidos conforme aumenta a complexidade dos movimentos exigidos. Uma disfunção cerebelar foi proposta, mas a base neural do transtorno do desenvolvimento da coordenação permanece indefinida. Devido à comorbidade do transtorno do desenvolvimento da coordenação com transtorno TDAH, transtorno específico da aprendizagem e transtorno do espectro autista, um efeito genético compartilhado foi proposto. No entanto, uma ocorrência concomitante e consistente em gêmeos aparece apenas nos casos graves.

Modificadores do curso; Indivíduos com TDAH e com transtorno do desenvolvimento da coordenação demonstram mais prejuízos do que aqueles com TDAH sem transtorno do desenvolvimento da coordenação.

Avaliação precoce do TDC

A avaliação precoce pode amenizar as dificuldades provocadas pelo TDC que também afetam a vida social das crianças. A participação em atividades típicas da infância é essencial ao desenvolvimento da criança, mas a incapacidade de participar dessas atividades pode levá-la à marginalização e ao isolamento social, diminuindo a habilidade da criança em manter suas amizades ou fazer parte de grupos (MANDICH; POLATAJKO, 2003).

Para ajudar os profissionais na área de saúde e educação, a Neuropsicopedagoga Clínica e Mestre em Educação Renata Bringel, ministra um curso online onde apresenta o curso TDAH Avaliação e Intervenção. Os cursos online realizados pela Professora Renata estão disponibilizados no site www.renatabringel.com.br.

Referências:

PULZI, Wagner; RODRIGUES, Graciele Massoli. Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação: uma Revisão de Literatura1. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 21, p. 433-444, 2015.

POLATAJKO, H.J .; CANTIN, N. Transtorno do desenvolvimento da coordenação (dispraxia): uma visão geral de o Estado da arte. Seminars in Pediatric Neurology, v.12, n.4, p.250-258, 2006.

MANDICH, A .; POLATAJKO, H.J. Transtorno de coordenação do desenvolvimento: Mecanismos,

medição e gestão. Ciência do Movimento Humano, v.22, n.4 / 5, p.407-411, 2003.

Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais [recurso eletrônico] : DSM-5 / [American Psychiatric Association ; tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento … et al.] ; revisão técnica: Aristides Volpato Cordioli … [et al.]. – 5. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2014.

Compartilhe:

Telegram
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Twitter
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social Media

Categorias

Outros Artigos

© 2019 Renata Bringel Todos direitos Reservados CNPJ: 30.832.565/0001-04

✍🏽Através do Curso “Terapia ABA na Prática”, você aprenderá as habilidades e técnicas necessárias para se tornar um aplicador. O curso te ajudará a entender e dominar a intervenção nos casos específicos de autismo. É isso que vai tornar você um profissional acima da média.

📲Conhecimento transforma vidas. Clique em “Saiba mais” e garanta sua vaga. Te vejo na aula!

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Inventário Portage Kit de Materiais

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Inventário Portage Kit de Materiais

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Caixa adaptada de materiais para aplicação de ADOS 2

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Caixa de materiais para aplicação de PEP R

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Caixa adaptada de materiais para aplicação de ADOS 2

Para garantir sua VAGA, preencha o formulário abaixo.