VB-MAPP

O VB-MAPP é um instrumento de avaliação verbal. Criado para avaliar as habilidades de linguagem em indivíduos com atrasos de linguagem.

O VB-MAPP- Verbal Behavior Milestones Assesment and Placement Program

Programa de Avaliação e Colocação de Marcos de Comportamento Verbal, livre tradução. O VB-MAPP é uma ferramenta de avaliação baseada por critérios, guia curricular e sistema de rastreamento de habilidades. Projetado para crianças com autismo e outros indivíduos que demonstram atrasos de linguagem. O VB-MAPP é baseado na análise do Comportamento Verbal do psicólogo Burrhus Frederic Skinner (1957), marcos de desenvolvimentos estabelecidos e pesquisas no campo da análise do comportamento.

Autismo

O autismo é classificado como transtorno do neurodesenvolvimento. É classificado Pela American Psychiatric  Association – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais; 5ª edição – DSM-5 como TEA – Transtorno do Espectro Autista. O autismo apresenta um conjunto de alterações comportamentais em áreas múltiplas do desenvolvimento, algumas áreas muito afetadas são a linguagem e a socialização.

Pessoas com autismo apresentam, desde antes dos três anos de idade, comprometimento para interagir socialmente, Tendem a ter dificuldades para o desenvolvimento da capacidade de imaginar, o que implica em uma tendência a adotar padrões restritos e repetitivos de atividades e interesses, como adoção de padrões motores, adesão insistente e rígida a rotinas e, ainda, alterações nas respostas sensoriais (com hiper ou hiporresponsividade) (American Psychiatric  Association – APA, 2013).

Criador do VB-MAPP

O psicólogo Dr. Mark L. Sundberg na década de 70, inspirado pelo Dr. Joseph Spradlin, primeiro estudioso a aplicar em 1963 a análise do Comportamento Verbal, do psicólogo Burrhus Frederic Skinner de 1957 à avaliação da linguagem para pessoas com deficiência de desenvolvimento, iniciou seu trabalho na criação VB-MAPP– Verbal Behavior Milestones Assesment and Placement Program.

Sundberg fez seu doutorado em Análise do Comportamento Aplicada pela Western Michigan University, em 1980. Após quase 30 anos de estudos e pesquisas lançou o VB-MAPP em 2008.

Versão Brasileira do VB-MAPP

Maria Carolina Correa Martone Mestre pelo PUC-SP, Psicologia Experimental- Análise do Comportamento, Doutora pela Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós- Graduação em Psicologia e Professora do curso de Pós-Graduação lato sensu em Educação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista e / ou com Atraso no Desenvolvimento na Universidade Federal de São Carlos. Apresentou em 2017 na sua tese de doutorado a tradução e adaptação do Verbal Behavior  Milestones Assessment and Placement Program (VB-MAPP) para a língua portuguesa.

O VB-MAPP Programa de Avaliação e Colocação de Marcos de Comportamento Verbal

O conteúdo do VB-MAPP é apresentado com um manual extenso de 239 páginas dividido em 5 componentes e um caderno para registro (VB-MAPP Instructor’s Manual and Placement Guide e o VB-MAPP Individual Child Protocol). O manual serve como um guia para uso do material e apresenta as instruções e critérios de pontuação e avaliação específicos para cada um dos 170 itens ou marcos propostos, além de explicações detalhadas sobre os outros quatro componentes.

1 – Avaliação de Marcos (VB-MAPP Milestones Assessment)

Planejado para oferecer uma amostra representativa de habilidades verbais existentes na criança e outras relacionadas. A avaliação contém 170 marcos de aprendizagem e linguagem que são mensuráveis e balanceados em 3 níveis de desenvolvimento (0-18 meses, 18-30 meses e 30-48 meses).

2 – Avaliação de Barreiras (VB-MAPP Barriers Assessment)

Apresenta uma avaliação de 24 barreiras, comumente encontradas em crianças autistas e com outros atrasos do desenvolvimento, que dificultam a aquisição da aprendizagem e da linguagem

3 – Avaliação de Transição (VB-MAPP Transition Assessment)

É composto por 18 áreas e pode ajudar a identificar se uma criança está progredindo significativamente e se adquiriu as habilidades necessárias para aprender em um ambiente educacional menos restritivo.

4 – Análise de Tarefas e Rastreamento de Habilidades (VB –MAPP Task Analysis and Skills Tracking)

Oferece uma subdivisão adicional das habilidades da criança e serve como um guia curricular mais completo das habilidades de aprendizagem e linguagem em curso.

5 –Classificação e Metas PEI- Plano de Ensino Individializado (VB-MAPP Placement and IEP Goals)

Corresponde aos resultados das quatro avaliações acima. Fornece direções específicas para cada um dos 170 marcos da avaliação, bem como, sugestões para as metas de elaboração do PEI – Plano de Ensino Individualizado.

A Avaliação do VB-MAPP deve ser realizada por pessoas com conhecimento de análise do comportamento e análise de comportamento verbal. Os resultados gerais do VB-MAPP fornecem informações valiosas que servem como um guia para o desenvolvimento de uma linguagem individualizada e um plano de ensino individual e eficaz.

Para ajudar os profissionais na área de saúde e educação, a Neuropsicopedagoga Clínica e Mestre em Educação Renata Bringel, ministra um curso onde apresenta Testes de Rastreio para Autismo (TEA) e Atrasos no Desenvolvimento Infantil. Os cursos online realizados pela Professora Renata estão disponibilizados no site www.renatabringel.com.br

Referências:

American Psychiatric Association. (2013). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5ª Edição: DSM-5. Washington, DC: Publisher.

MARTONE, Maria Carolina Correa. Tradução e adaptação do Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program (VB-MAPP) para a língua portuguesa ea efetividade do treino de habiidades comportamentais para qualificar profissionais. 2017.

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