TCC para Transtorno do Espectro Autista (TEA)

TCC - Terapia cognitivo-comportamental auxilia no tratamento e prognóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
TCC - Terapia cognitivo-comportamental auxilia no tratamento e prognóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

TCC e TEA

O Autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do desenvolvimento   que   se   caracteriza   por   deficiência   nas   áreas   de   comunicação, socialização e comportamento. (GOMES; PUJALS, 2015 cita BRITO 2021) Chama a atenção pelo déficit ou ausência de contato social, bloqueio para uso da linguagem ou compreensão desta, comportamento repetitivo e estereotipado, pouco interesse nas atividades do dia a dia e tolerância a frustações. (CONSOLINI; LOPES; LOPES, 2019 cita BRITO 2021) Nesse contexto, tem-se a inclusão da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) como uma forma de tratamento mais completa, uma vez que esse método proporciona uma melhora no âmbito das psicopatologias, tanto   cognitivas   quanto   comportamentais.

A   primeira   enfatiza   e compreende o pensamento, as condutas, os sentimentos, as relações familiares e a forma de interpretar o mundo, enquanto a segunda trabalha uma mudança mais eficaz no comportamento (CONSOLINI; LOPES; LOPES, 2019 cita BRITO 2021).

TEA – Transtorno do Espectro Autista

Trata-se   de   um   transtorno   comportamental   complexo, do   desenvolvimento neurológico, e deve estar presente desde o nascimento ou começo da infância, mas pode não ser detectado antes, devido às demandas sociais mínimas na mais tenra infância, e do intenso apoio dos pais ou cuidadores nos primeiros anos de vida. (NAZARI; NAZARI; GOMES, 2017 cita BRITO 2021) Os indivíduos com TEA podem ser distinguidos através do comportamento, que manifesta algumas características distintas.  As particularidades autísticas e os sinais aparecem na maior parte dos casos entre 18 a 24 meses (GOMES; COELHO; MICCIONE, 2016 cita BRITO 2021).

A   clínica   determinante   do   autismo   em   um   indivíduo   é   caracterizada, principalmente, por déficits em três áreas: no comportamento, nas relações sociais e na comunicação (APA, 2014).  O diálogo é um quesito significativamente acometido no autismo, e frequentemente está severamente prejudicado. Nas crianças autistas, o desenvolvimento atrasado da fala geralmente é o principal sintoma que incita a procura por ajuda clínica pelos pais. Da mesma forma pode ocorrer ausência de progresso ou até mesmo regressão após ganho inicial da linguagem (FÁVERO; SANTOS, 2005 cita BRITO 2021).

No aspecto Social o autista apresenta dificuldade de relacionamento, pois são incapazes de interagir para assimilar as regras sociais.  É possível destacar algumas peculiaridades do indivíduo autista associadas a essa área, como: não se relacionar com contato visual, expressões faciais, relação com os pares, primar pela rotina, sendo que a criança autista pode tanto isolar-se como também interagir de forma anormal aos padrões habituais (MARINHO; MERKLE, 2009 cita BRITO 2021).

Na área de Comunicação e Linguagem, o autista tanto na linguagem verbal como na linguagem não verbal, expõe uma forma inapropriada e bem distinta dos padrões habituais, em razão de possuírem uma   linguagem repetitiva e estereotipada, não conseguindo iniciar e manter uma conversa.  Caracterizado como ecolalia, que se apresenta de dois tipos: a ecolalia imediata e a mediata (MARINHO; MERKLE, 2009 cita BRITO 2021).

Destaca-se também o comportamento ritualista e muitas vezes obsessivo, o atraso intelectual e a dependência de rotinas. A ausência das brincadeiras de imaginação, pois não percebem o objeto inteiro, apenas uma parte, um detalhe, além de possuírem dificuldade em compreender a funcionalidade do brinquedo (MARINHO; MERKLE, 2009 cita BRITO 2021).

TCC – Terapia cognitivo-comportamental

A TCC possui 10 princípios s básicos para o tratamento do paciente: 1- ela formula e desenvolve continuamente os problemas dos pacientes em uma conceituação individual de cada pessoa em termos cognitivos;2 – a aliança terapêutica deve ser sólida;3 – a pessoa deve ser ativa no processo e colaborar para o bom andamento da psicoterapia (Beck, 2013 cita De Souza, Da Silva 2021).

Outros princípios básicos apontam que a TCC é: 4 – orientada para objetivos e focada nos problemas; 5 – enfatiza inicialmente o presente; 6 – é educativa, tem como meta ensinar a pessoa a se tornar seu próprio terapeuta e destaca a prevenção sobre recaídas; 7 -visa ser limitada no tempo; 8 – as sessões são estruturadas (Beck, 2013 cita De Souza, Da Silva 2021).

Em seus princípios básicos a TCC ensina os seus pacientes a: 9 – identificar, avaliar e responder aos seus pensamentos e crenças disfuncionais; 10 – lança mão de uma gama enorme de técnicas para alterar o pensamento, o humor e o comportamento dos pacientes (Beck, 2013 cita De Souza, Da Silva 2021).

O tratamento envolve por parte do terapeuta tentar produzir de inúmeras maneiras uma mudança cognitiva, uma modificação no pensamento e no sistema de crenças da pessoa, para gerar uma mudança emocional e comportamental duradoura (Beck, 2013 cita De Souza, Da Silva 2021).

A TCC é uma técnica estruturada, diretiva e colaborativa, com uma postura educacional, direcionada para o aqui e agora, de prazo curto, com eficácia comprovada cientificamente (Rangé,2011; Beck, 2013 cita De Souza, Da Silva 2021).

A TCC é utilizada com pessoas de diferentes níveis de renda, com diversos tipos de culturas, idades que variam entre crianças, adolescentes, adultos e idosos e em pessoas com diferentes níveis de educação (Rangé,2011; Beck, 2013 cita De Souza, Da Silva 2021).

A TCC foi amplamente verificada desde a publicação das primeiras pesquisas científicas em 1977, atualmente mais de 500 pesquisas científicas apontam a eficácia da terapia cognitivo-comportamental para uma variada série de transtornos psiquiátricos, distúrbios psicológicos e problemas médicos com elementos psicológicos (Beck, 2013 cita De Souza, Da Silva 2021).

Usando o TCC para Transtorno do Espectro Autista

Deve-se levar em consideração que o tratamento para o TEA é estritamente especializado e direcionado para as principais áreas afetadas, pois há grande diversidade de manifestações clínicas para cada paciente.  Atualmente prima-se por intervenções comportamentais precoces, de forma intensiva, sendo considerada a terapia padrão ouro, mundialmente, para o autismo (NORTE, 2017 cita BRITO 2021). Viu-se que programas comportamentais podem diminuir a irritabilidade, agressividade, medos e os rituais, assim como fomentar um desenvolvimento mais apropriado. (PIRES; SOUZA, 2013 cita BRITO 2021).

Nesse   sentido, a   Terapia   Cognitivo-Comportamental (TCC) disponibiliza maneiras para que, a criança e os pais durante o processo terapêutico, possam utilizá-las em seu benefício próprio. Na TCC empregam-se estratégias com a finalidade de preservar os resultados obtidos na terapia, além de aplicá-las em adversidades futuras que podem surgir (PIRES; SOUZA, 2013 cita BRITO 2021).

A TCC é um conjunto de atividades que ajudam o tratamento das psicopatologias, e assim, seus métodos e alvos conceituais procede principalmente de duas abordagens: a comportamental e a cognitiva, as quais serão avaliadas a partir do movimento integrador na psicologia que resultou nas chamadas terapias cognitivo-comportamentais. (GOMES; COELHO; MICCIONE, 2016 cita BRITO 2021).

Para ajudar os profissionais na área de saúde e educação, a Neuropsicopedagoga Clínica e estre em Educação Renata Bringel, ministra os cursos Online Testes de Rastreio para Autismo (TEA) e Atrasos no Desenvolvimento Infantil, TDAH, Avaliação e Intervenção entre outros. Os cursos online realizados pela Professora Renata estão disponibilizados no site renatabringel.com.br

Referências:

BRITO, Hellen Kristina Magalhães et al. O impacto da terapia cognitivo-comportamental no transtorno do espectro autista. Brazilian Journal of Health Review, v. 4, n. 2, p. 7902-7910, 2021.

DE SOUZA, Vanessa Silva; DA SILVA, Diego. Técnicas Utilizadas Para O Tratamento Do Transtorno De Déficit De Atenção E/Ou Hiperatividade (Tdah) Na Terapia Cognitivo-Comportamental (Tcc) 2021.

Compartilhe:

Telegram
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Twitter
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social Media

Categorias

Outros Artigos

© 2019 Renata Bringel Todos direitos Reservados CNPJ: 30.832.565/0001-04

✍🏽Através do Curso “Terapia ABA na Prática”, você aprenderá as habilidades e técnicas necessárias para se tornar um aplicador. O curso te ajudará a entender e dominar a intervenção nos casos específicos de autismo. É isso que vai tornar você um profissional acima da média.

📲Conhecimento transforma vidas. Clique em “Saiba mais” e garanta sua vaga. Te vejo na aula!

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Inventário Portage Kit de Materiais

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Inventário Portage Kit de Materiais

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Caixa adaptada de materiais para aplicação de ADOS 2

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Caixa de materiais para aplicação de PEP R

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Caixa adaptada de materiais para aplicação de ADOS 2

Para garantir sua VAGA, preencha o formulário abaixo.