Jogo para trabalhar com crianças TDAH

O jogo pode tornar-se um instrumento bastante eficaz no trabalho com crianças que apresentam traços de TDAH em ambiente escolar.
O jogo pode tornar-se um instrumento bastante eficaz no trabalho com crianças que apresentam traços de TDAH em ambiente escolar.

TDAH

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade TDAH é uma disfunção neurobiológica e crônica que acompanha a pessoa por toda a vida por ter causa e predominância genética. Trata-se de uma condição que afeta crianças, jovens e adultos, conforme descrição do DSM V – Manual Diagnóstico e estatístico de Transtornos Mentais.

Mattos (2007, p. 11 cita DO ROCIO LIPPMANN 2019) conceitua o TDAH de uma maneira de fácil entendimento, onde leigos e estudiosos compreendem a pessoa com TDAH:

[…] como a que tem dificuldade em manter a atenção. É comum dizer que vivem no mundo da lua, isto é, estão sempre pensando em outra coisa […] na maioria dos casos, essas pessoas também são inquietas, não permanecem paradas nem sossegadas por muito tempo e detestam coisas monótonas e repetitivas, além de serem impulsivas no seu dia a dia (MATTOS, 2007, p. 11).

 De acordo com o autor, as pessoas diagnosticadas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade vivem trocando de interesse e são totalmente inquietas, ainda sim, são indivíduos que em raros casos levam as coisas que estão fazendo até a conclusão, pois as mesmas têm total dificuldade de concentração e vivem trocando de interesses (DO ROCIO LIPPMANN 2019).

TDAH – Causas

No que diz respeito as causas, Bertoldi (2010 apud SILVA, 2009, p. 176) menciona que ao longo da história várias foram as causas atribuídas ao TDAH. Atualmente de acordo com muitas pesquisas e estudos, sabe-se que o déficit de atenção deriva de um funcionamento alterado nos neurotransmissores (dopamina) (quantitativa e/ou qualitativa no interior dos sistemas cerebrais) que são responsáveis pelas funções da atenção, impulsividade e atividade física e mental no comportamento humano. Não se trata de lesões como se pensava antigamente, mas sim de uma disfunção. O cérebro da pessoa com TDAH não difere em nada do cérebro de uma pessoa sem o déficit (BERTOLDI, 2010 cita DO ROCIO LIPPMANN 2019).

Silva (2009) ainda ressalta que outra causa bastante estudada são os fatores genéticos, os quais segundo pesquisas esses fatores desempenham um importante papel na gênese do TDAH. Bertoldi (2010) menciona outras causas, sendo ele, os fatores ambientais (externos), esse fator desempenha um papel fundamental na etiologia do TDAH, também são encontrados inúmeros estudos associando o transtorno a complicações durante a gravidez e no parto (DO ROCIO LIPPMANN 2019).

Processos de aprendizagem com crianças com TDAH

Neste processo de aprendizagem é preciso que os professores conheçam um pouco sobre o TDAH, para não criarem barreiras em relação ao aluno ou dar uma maior atenção a quem possui o transtorno. Para trabalhar com essas crianças o ideal seria turmas pequenas, sentar próximo ao quadro e ao professor, sala com poucos detalhes que possam dispersar a atenção, permissão especial para ter mais tempo de fazer as tarefas sem punições, desta forma podendo contribuir para o desenvolvimento desse aluno.  É fundamental um ambiente de aprendizagem adequado, durante as aulas os professores devem controlar, estimular e motivar as aprendizagens, as tarefas devem ser curtas e bem definidas, pedir à criança que fale o que está a fazendo para que isso aumente assim a sua atenção, supervisão mais frequente das tarefas. Dar informação suficiente às crianças para que ela possa compreender a atividade, registrar a evolução e/ou dificuldades da criança, preparar atividades de modo que a criança possa se isolar das outras quando necessário e programar atividades onde a criança possa se expressar corporalmente (DO ROCIO LIPPMANN 2019). (MISSAWA 2008).  

Atividades lúdicas e a aprendizagem das crianças com TDAH

As atividades lúdicas facilitam a aprendizagem, favorecem a socialização e a colaboração entre os alunos. A escola deve motivar as atividades lúdicas para melhorar a aprendizagem, propondo atividades desafiadoras que proporcionem a construção de conhecimentos, dando oportunidades ao aluno com TDAH de ser mais criativo, participativo e ativo, levando-o a adquirir atitudes de respeito, dignidade e solidariedade, sendo necessário que o professor elabore aulas apropriadas e diversificadas, saindo da rotina.  O lúdico deve ser trabalhado de forma diversificada, com o objetivo de ser uma aprendizagem motivadora. O professor também deve motivar os alunos para a construção de conhecimentos, as crianças sentem-se mais motivadas, enquanto constroem seu conhecimento, vão adquirindo boas relações e se adaptando ao meio (DO ROCIO LIPPMANN 2019).

Jogo Mancala, a atenção e a concentração

Ao psicopedagogo cabe uma intervenção educativa ampla e consistente no processo de desenvolvimento do paciente, mas acaba sendo de fundamental importância a função dos educadores de variar a metodologia utilizada, preparando uma aula mais dinâmica para que os educandos tenham sua atenção disparada se envolvam com a aula e como consequência aprendam o conteúdo. Ao aplicar este tipo de metodologia, proporcionamos aos alunos uma motivação com o brincar e ao mesmo tempo o querer aprender (MISSAWA 2008).

O Mancala é um jogo de regra que possui cerca de duzentas diferentes modalidades de realização. Estima-se que tenha entre 3500 e 7000 anos e que seja originário do antigo Egito, já que vestígios de tabuleiros foram encontrados na pirâmide de Keops, nos templos de Luxor e Kamak e nos desertos da Arábia. Estima-se, ainda, que tenha sido jogado por diversas culturas ao longo dos anos. Cada cultura possui uma forma particular de jogar o Mancala e concede ao mesmo uma significação social específica (MISSAWA 2008).  

O Mancala recebe diferentes denominações de acordo com a região em que é jogado. No Sudão, Gâmbia, Senegal e Haiti é conhecido como Wari, na Nigéria, como Ayo e no Brasil era chamado de Adi pelos escravos que o trouxeram da África (NETO, 1989). Além disso, “Existem múltiplas variantes que se apresentam com nomes muito diversos: Kalah, Mancala, Serata, Palankuli, Wari, Solo etc…” (Retschitzki; Assandé; Loesch-Berger, 1986, p. 308 cita MISSAWA 2008).

Na modalidade escolhida, o jogo é composto por um tabuleiro retangular de madeira com 14 cavidades divididas em duas fileiras de 6 casas cada uma, além de duas casas restantes que serão utilizadas como reservatório (denominado oásis) e 36 sementes que serão distribuídas no mesmo, conforme a Figura 1:

Figura 1: Tabuleiro e Peças do Jogo Mancala

Imagem ilustrativa internet

Podemos descrever as suas regras da seguinte forma: é um jogo para dois jogadores; são colocadas 3 sementes em cada uma das 12 casas, com exceção dos oásis; a área de cada jogador é composta por uma fileira e o oásis que está à sua direita (que só será utilizado pelo proprietário); para jogar, o participante deverá distribuir todas as sementes de uma de suas 6 casas, uma a uma, nas casas subsequentes, em sentido anti-horário; o jogador nunca colocará sementes no oásis adversário; toda vez que o jogador passar pelo seu próprio oásis, 1 semente será colocada no mesmo, sendo que as sementes que forem colocadas não poderão ser utilizadas novamente no jogo; quando a última semente da distribuição parar em uma casa vazia pertencente ao jogador, ele poderá capturar todas as sementes que estiverem na casa adversária à frente, colocando-as em seu oásis; ao terminar a semeadura, o jogador passa a vez, exceto quando a última semente distribuída for colocada no próprio oásis; o jogo será encerrado quando todas as casas estiverem vazias, ou quando o número de sementes não for suficiente para alcançar o lado do adversário; o vencedor será aquele que tiver maior número de sementes em seu oásis. Mais detalhes sobre o histórico e as regras

A simplicidade das regras possibilita sua rápida aprendizagem. O bom desempenho no jogo é adquirido por meio da experiência prática do jogador. Essas facilidades fazem com que o estudo das estratégias e condutas empregadas, no decorrer do jogo, por crianças com dificuldades de atenção em comparação com crianças sem indícios das mesmas, seja possível e repleto de ensinamentos (Retschitzki; Assandé; Loesch-Berger, 1986 cita MISSAWA 2008).

Para ajudar os profissionais na área de saúde e educação, a Neuropsicopedagoga Clínica e estre em Educação Renata Bringel, ministra o curso Online Testes de Rastreio para Autismo (TEA) e Atrasos no Desenvolvimento Infantil, TDAH Avaliação e Intervenção, Terapia ABA na prática entre outros. Os cursos online realizados pela Professora Renata estão disponibilizados no site renatabringel.com.

Referências:

DO ROCIO LIPPMANN, Eglecy et al. Educação no século XXI. 2019.

MISSAWA, Daniela Dadalto Ambrozine; ROSSETTI, Claudia Broetto. Desempenho de crianças com e sem dificuldades de atenção no jogo Mancala. Arquivos brasileiros de psicologia, v. 60, n. 2, p. 60-74, 2008.

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