Editando um vídeo em pequenos grupos

Editando um vídeo em pequenos grupos proporciona as crianças acesso as tecnologias digitais e uma série de recursos que promovem e acionam aprendizagens de diferentes naturezas.
Editando um vídeo em pequenos grupos proporciona as crianças acesso as tecnologias digitais e uma série de recursos que promovem e acionam aprendizagens de diferentes naturezas.

Plano de aula:

Editando um vídeo em pequenos grupos – Sugestão de Idade – Educação Infantil – Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses).

Campos de Experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. O eu, o outro e o nós.

Objetivos e códigos da Base
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

(EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para realizar a edição de vídeo proposta nesta atividade, é importante que as crianças já estejam envolvidas em um processo de produção de vídeo que vise compartilhar descobertas realizadas por elas em um projeto que a turma esteja envolvida. Vocês já devem ter realizado as filmagens a partir do roteiro elaborado dialogicamente. Preveja equipamentos para a edição, como computador ou notebook com programa de edição de vídeos, ou até mesmo um dispositivo móvel, como smartphone ou tablet com aplicativo de edição instalado. Também é possível utilizar um programa de edição online. Veja todo o material produzido pelas crianças previamente e se familiarize com o recurso e o aplicativo de edição escolhidos. Assim, poderá apoiar as crianças de forma mais assertiva. Caso haja alguém da comunidade que tenha experiência em filmagem e edição de vídeos, você poderá convidá-lo para apoiar a atividade. Prepare uma atividade que as crianças realizam com autonomia, uma vez que a edição será realizada em pequenos grupos. Preveja exibir um vídeo curto, que exemplifique para as crianças o que é a edição de vídeo. Temos uma sugestão aqui.

Espaços:

Preveja um espaço para a grande roda a ser realizada no início e fim da atividade. Planeje espaços diferenciados para o grupo que estará realizando a edição com você e para os grupos que estarão realizando outra atividade com autonomia.

Materiais:

Equipamento eletrônico para realizar a edição do vídeo, como computador ou notebook com programa de edição de vídeo, como o movie maker ou outros programas online, como o magisto. Ou utilize um dispositivo móvel, como um smartphone ou celular, com um aplicativo de edição de vídeo instalado, como o VideoShow. Esse mesmo dispositivo eletrônico escolhido por você poderá ser utilizado para exibir o vídeo de contextualização sobre edição de vídeo. Se possível, utilize um projetor ou tv grande para uma melhor qualidade de imagem para o grupo. Também serão necessárias músicas, que devem ser escolhidas previamente e adequadas à faixa etária do grupo, para que as crianças possam comparar e escolher uma trilha sonora para o vídeo. Reserve o material necessário para acolher os grupos que não estarão engajados com você nesta proposta.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 1 hora e 30 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. De que forma as crianças se engajaram na edição do vídeo? Compararam as diferentes possibilidades de edição? Opinaram observando funções do programa de vídeo utilizado, sugerindo cortes e mudança de cor na cena, por exemplo?

2. Como as crianças revisaram as filmagens? Demonstraram compreensão sobre como as partes se unem e formam um único vídeo? Observaram que algumas funções potencializaram a informação do vídeo, como focar algo? Sugeriram mudanças?

3. Quais reações às crianças demonstraram durante o processo de edição? Como interagiram umas com as outras? Como responderam ao aparecimento de opiniões diversas?

O que fazer durante?

1 – Convide as crianças para a grande roda e dê início à atividade revisando as datas e etapas da produção do vídeo e pontuando o quão orgulhoso você está do que estão construindo juntos. Explique às crianças que, após gravarem todas as cenas na etapa anterior, vocês chegaram a uma das partes mais importantes: a edição do vídeo. Pergunte se já ouviram falar no termo “edição de vídeo” e o que elas acham que farão hoje. Você poderá exibir um vídeo que exemplifique o processo de edição e, ao término, conversar com as crianças sobre o que irão fazer durante a atividade: unir os diferentes vídeos que foram gravados, acrescentar música, colocar um título no início e os créditos ao final. Observe que a edição do vídeo será uma construção das crianças, que terão você como apoiador. Sendo assim, cuide para que as escolhas, decisões e estratégias, sejam delas, permitindo que o vídeo seja a representação de uma construção infantil e refletindo sobre a identidade do grupo.

2 – Informe as crianças que a atividade será realizada em pequenos grupos. Explique que, enquanto um grupo estiver realizando a edição, os outros dois estarão fazendo outra atividade de forma autônoma. Acorde o tempo de duração da atividade e como será feito o rodízio dos grupos. Por fim, ajude as crianças a se organizarem em três grupos, que podem ser os mesmos da atividade de filmagem, exemplificado no plano de aula: Filmando descobertas. Direcione-as para as atividades.

3 – Caso tenha mantido a organização dos três grupos da atividade de filmagem prevista no plano citado na etapa anterior, chame o grupo que ficou responsável pelas fotografias para iniciar a edição. Apresente às crianças o equipamento e o software a ser utilizado e proponha que elas visualizem as fotos feitas no dia da filmagem. Se existirem fotos similares, peça que as crianças comparem e escolham qual a melhor delas para ser mantida. Peça que as crianças identifiquem fotos desfocadas ou fora de quadro para serem excluídas dos arquivos. Ao fim da triagem das fotos, explique para as crianças que, para iniciar o vídeo, vocês poderão utilizar uma foto como fundo para o título do vídeo. Investigue junto às crianças como as informações de créditos aparecem em vídeos que porventura já apreciaram, permitindo que elas possam agrupar os créditos por função na produção. Em seguida, auxilie as crianças a compararem e escolherem uma foto para início do vídeo e a adicione ao software de edição, testando filtros e estilos de título junto a elas. Adicionem também os créditos do vídeo com o nome de todas as crianças. Quando o primeiro grupo estiver próximo de encerrar sua parte da edição, avise o segundo para começar a organizar o espaço em que está e se preparar para trocar de lugar.

4 – Caso tenha mantido a organização dos três grupos da atividade de filmagem citada na etapa anterior, chame o grupo que ficou responsável pela filmagem para dar seguimento a edição. Apresente às crianças o equipamento e o software a ser utilizado. Explique que primeiro vocês colocarão todos os vídeos gravados dentro do software de edição e, depois, assistirão ao conteúdo para verificar se precisam cortar alguma parte do vídeo e adicionar transição. Retorne ao roteiro criado pelo grupo, para que as crianças o utilizem como apoio para a organização da edição do vídeo. Em seguida, auxilie-as a exportar os vídeos, fazer a avaliação do material e as edições necessárias. Estimule-as a testar diferentes filtros e transições disponibilizadas pelo software de edição. Assim que o grupo estiver próximo de terminar a edição, informe o terceiro grupo que, em breve, trocarão de lugar e por isso podem começar a se organizar. Observe a disposição, o engajamento das crianças e o número de cenas a serem editadas, considerando a possibilidade de realizar a atividade em mais de um dia.

5 – Apresente às crianças o equipamento, o software a ser utilizado e o que os grupos anteriores já editaram. Rememore com as crianças a importância da trilha sonora vista no vídeo exibido na grande roda. Convide-as a ouvir uma lista de músicas pré-selecionadas por você, comparando-as com as cenas e escolhendo em grupo uma das músicas para ser a trilha sonora do vídeo. Após escolhida uma das canções, explique às crianças que, para ouvirem bem o que os colegas falam no vídeo, vocês terão que selecionar dois volumes para a música: um mais alto na parte do título, das transições ou cenas em que ninguém fala, e um volume mais baixo para quando houver falas. Assim que as crianças estiverem se aproximando do fim da edição da trilha sonora, avise aos outros grupos que é hora de finalizar todas as atividades e começar a organizar os espaços para voltarem à grande roda. É importante que você acolha as sugestões das crianças acerca da trilha sonora, mas tenha também algumas sugestões, tendo em vista que músicas instrumentais tendem a serem mais usadas em vídeos como esses. Aqui você encontra boas sugestões.

Para finalizar

Com todas as crianças acomodadas na grande roda, celebre com elas a finalização de mais esta etapa. Exiba o vídeo para o grupo e converse com elas sobre o que gostaram e o que podem melhorar no vídeo. Anote as sugestões das crianças, que podem ser realizadas em uma segunda parte desta atividade. Finalize a atividade lendo a agenda de etapas de produção do vídeo.

Desdobramentos

Caso as crianças tenham apontado algumas mudanças que gostariam de realizar no vídeo, você poderá dar continuidade a atividade. Recomendamos que essa segunda edição seja feita com o grande grupo. Outro possível desdobramento é a realização de uma oficina de confecção de cartazes para divulgar a data de publicação do vídeo. Você precisará organizar um espaço com cartolinas e diversos materiais de escrita e desenho, como lápis de cor, giz de cera e canetinhas hidrográficas. Proponha a criação de cartazes para divulgação do vídeo, baseadas em cartazes de filmes conhecidos por elas.

Para ajudar os profissionais na área de saúde e educação, a Neuropsicopedagoga Clínica e estre em Educação Renata Bringel, ministra o curso Online Testes de Rastreio para Autismo (TEA) e Atrasos no Desenvolvimento Infantil entre outros. Os cursos online realizados pela Professora Renata estão disponibilizados no site renatabringel.com.br

Referência:

Autor: Leiry Kelly Oliveira

Mentor: Camila Bon

Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek

Compartilhe:

Telegram
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Twitter
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social Media

Categorias

Outros Artigos

© 2019 Renata Bringel Todos direitos Reservados CNPJ: 30.832.565/0001-04

✍🏽Através do Curso “Terapia ABA na Prática”, você aprenderá as habilidades e técnicas necessárias para se tornar um aplicador. O curso te ajudará a entender e dominar a intervenção nos casos específicos de autismo. É isso que vai tornar você um profissional acima da média.

📲Conhecimento transforma vidas. Clique em “Saiba mais” e garanta sua vaga. Te vejo na aula!

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Inventário Portage Kit de Materiais

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Inventário Portage Kit de Materiais

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Caixa adaptada de materiais para aplicação de ADOS 2

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Caixa de materiais para aplicação de PEP R

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Caixa adaptada de materiais para aplicação de ADOS 2

Para garantir sua VAGA, preencha o formulário abaixo.