Filmando descobertas

Filmando descobertas disponibiliza uma série de recursos que promovem e acionam aprendizagens de diferentes naturezas para as crianças.
Filmando descobertas disponibiliza uma série de recursos que promovem e acionam aprendizagens de diferentes naturezas para as crianças.

Plano de aula:

Filmando descobertas – Sugestão de Idade – Educação Infantil – Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses).

Campos de Experiência:   Escuta, fala, pensamento e imaginação. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. O eu, o outro e o nós.

Objetivos e códigos da Base
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

(EI03ET02) Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.

(EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para realizar a filmagem proposta nesta atividade, é imprescindível que você já tenha construído uma agenda de etapas de produção do vídeo e um roteiro com as crianças do seu grupo. Observe que é importante que o tema do vídeo tenha sido estabelecido por meio de uma estratégia dialógica acerca de um projeto investigativo em que elas estejam engajadas. Dessa forma, elas utilizam a linguagem visual para compartilharem as descobertas feitas no percurso do projeto. Embasados no roteiro e agenda, vocês já selecionaram os locais para gravação, as falas e ações para compor o vídeo e os papéis que as crianças irão desempenhar: apresentando, filmando ou fotografando os bastidores. É necessário que você tenha planejado e organizado com elas os equipamentos para a gravação, registros fotográficos, entre outros ligados a temática do projeto partilhado.

Para apoiar os contextos de aprendizagens acerca da criação de vídeos com as crianças sugerimos que assista aqui uma série de vídeos que o ajudará a oportunizar propostas cada vez mais ricas para sua turma.

Espaços:

Planeje, seguindo o roteiro inicial escrito com as crianças, à disponibilidade dos locais em que serão realizadas as filmagens. Partilhe a proposta da atividade com a coordenação, com o grupo de professores e demais educadores da escola, combinando com eles os horários que utilizará cada espaço, a fim de que observem a necessidade de que apenas seu grupo esteja nos locais durante a atividade. Observe a necessidade de um espaço para realização da grande roda no início e término da atividade.

Materiais:

Organize o roteiro do vídeo que criou com as crianças e a agenda que construíram para prever cada etapa da produção do vídeo. Em relação às filmagens, selecione dois equipamentos eletrônicos: um para as filmagens, ou seja, que grave vídeos, e outro para as fotografias. Esses equipamentos podem ser câmeras digitais, filmadoras ou um celular que possua uma câmera de qualidade (para não interferir nas imagens registradas pelas crianças). Um cartão de memória ou memória interna suficiente para armazenar os arquivos que serão criados. Será necessário que você selecione anteriormente algumas cenas de filmes ou vídeos, para demonstrar às crianças o uso de funções das câmeras que ressaltam certas informações (como o foco utilizado para revelar detalhe de algo). Você poderá encontrar um exemplo de cena com ênfase no foco aqui. Atente-se para a classificação indicativa dos vídeos e a preparação do dispositivo eletrônico que será utilizado para exibição.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 1 hora e 30 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como as crianças interagiram durante as filmagens? Colaboraram umas com as outras? Quais estratégias elencaram para resolver desafios? Apoiaram-se umas nas outras? Acolheram e contrapuseram ideias? Você precisou mediar os desafios?

2. De que forma as crianças reagiram aos recursos de filmagem explorados no primeiro momento da grande roda? Elas utilizaram eles durante as filmagens? Expressaram curiosidade ou consciência do efeito dos diferentes tipos de luz nas imagens?

3.De que forma as crianças se expressaram em frente ao vídeo? Que formas utilizaram para expressar a mensagem? Como as crianças que filmavam buscavam ressaltar essas expressões? Aproximavam a câmera? Usavam outro recurso?

O que fazer durante?

1 – Reúna as crianças na grande roda. Inicie a atividade revendo com elas na agenda de filmagem as datas e etapas da produção do vídeo, celebrando animadamente que vocês chegaram ao dia das filmagens. Rememore a organização dos três grupos: um para a fotografia dos bastidores, um para filmagem e outro para atuação. Acorde o papel de cada grupo, a importância de seguir o roteiro e que, ao final das filmagens, vocês retornarão a grande roda. Combine também a duração da atividade. É importante prever durante a leitura da agenda do vídeo com as crianças que, caso o roteiro seja muito longo, podem ser usados mais dias para as filmagens.

2 – Ainda na grande roda, mostre os equipamentos de filmagem e fotografia, explicando algumas funções mais simples para as crianças e exemplificando os usos de cada função. Exiba cenas de filmes ou vídeos que propiciem às crianças o entendimento da lógica da construção da informação. Para isso, é necessário que você analise as cenas junto com elas, estimulando a perceberem a expressão da fala, a interpretação frente à câmera, a necessidade de focar algum detalhe para ressaltar uma informação etc. É sugerido que você passe o material de filmagem de mão em mão, para que todas as crianças possam ver como funciona e evitar que elas se dispersem dos grupos durante a filmagem. Por fim, releia o roteiro junto com as crianças.

3 – Ajude as crianças a se organizarem nos três pequenos grupos planejados durante a escrita do roteiro. Disponibilize para cada grupo os equipamentos de filmagem e fotografia. Em seguida, sigam para o primeiro espaço previsto no roteiro.

4 – Observe que, ao chegar a cada um dos espaços selecionados, é fundamental que você apoie as crianças, ajudando quanto às posições dos grupos e relendo a parte do roteiro envolvendo aquele espaço, sustentando a construção da cena. Enquanto estão envolvidas nesta construção, busque observar como estão se expressando em frente e atrás das câmeras. Acompanhe os grupos que estão utilizando os equipamentos de filmagem e fotografia, dando apoio em relação ao foco e enquadramento das imagens, assim como demais recursos exemplificados na grande roda.

Ao concluírem a cena, observe se as crianças encontram necessidade de fazer algum ajuste, fazendo uma rápida consulta no equipamento digital que estão utilizando. Lembre-as de que alguns detalhes serão organizados no momento da edição do vídeo. Caso as crianças sintam necessidade de fazer uma nova filmagem, acolha a proposição que fazem, ajudando a vencerem o desafio que justificou a nova filmagem. Caso perceba que é necessário, você pode propor que as crianças façam pequenos testes ou ensaios antes da gravação da cena.

5 – Atente-se para os momentos de transição entre um espaço e outro, certificando-se de que todas as crianças estão juntas e cientes do próximo espaço para gravação. Neste momento, recorra ao roteiro para apoiar a organização. Ao seguirem para a composição de novas cenas, encoraje as crianças a testarem diferentes posições com a filmadora, observando como a luz pode interferir na qualidade da imagem. Estimule-as também a utilizarem recursos da câmera, como os vistos nos vídeos exibidos na grande roda. Observe ainda que, mesmo com a construção do roteiro em que foram elencadas falas para as crianças narrarem, há possibilidade de que elas, espontaneamente, façam interpretações improvisadas. Neste momento, reflita com o grupo se a mensagem pensada para a cena não sofre alteração frente ao improviso. Ao construírem os entendimentos, considere acolhê-los ou combinar que eles irão para uma parte especial do filme, na qual juntarão diversas cenas que, porventura, não foram utilizadas. Considere realizar as gravações em dois ou mais dias, caso o roteiro seja muito longo, as crianças estejam cansadas ou ocorra algum imprevisto, como chuva.

6 – Antes de começar a gravação no último espaço selecionado pelas crianças, relembre – as de que, ao finalizarem as filmagens, todas voltarão à grande roda. Assim, ao fim da gravação, direcione as crianças de volta a sala ou outro espaço onde foi realizada a primeira grande roda para conversarem sobre a experiência de filmar o vídeo. Estimule-as a compartilharem com o grande grupo o que acharam de filmar as descobertas. Ao fim, parabenize as crianças pelo sucesso da atividade, pontuando observações que você realizou sobre a forma como elas se expressaram.

Para finalizar:

Em seguida, consulte com as crianças na agenda de filmagem a data para a próxima etapa de produção do vídeo. Direcione-as para a próxima atividade do dia.

Desdobramentos

Em outro dia, você poderá explicar às crianças que alguns filmes e documentários, antes de publicarem o vídeo completo, publicam algumas pequenas cenas em um vídeo curto chamado “trailer”. Assim, o público fica mais curioso para assistir o material completo quando for lançado. Você poderá ilustrar essa explicação, utilizando trailers de filmes infantis conhecidos pelas crianças e identificar com elas alguns aspectos importantes, como um ar de mistério ou uma curiosidade que fica no ar e que deixa todos com vontade de assistir ao filme completo. Proponha a escolha de algumas pequenas cenas e montem juntos um trailer, utilizando um editor de vídeo simples para cortar as cenas, acrescentar o título no início e, ao final, a data de publicação do vídeo.

Para ajudar os profissionais na área de saúde e educação, a Neuropsicopedagoga Clínica e estre em Educação Renata Bringel, ministra o curso Online Testes de Rastreio para Autismo (TEA) e Atrasos no Desenvolvimento Infantil entre outros. Os cursos online realizados pela Professora Renata estão disponibilizados no site renatabringel.com.br

Referência:

Autor: Leiry Kelly Oliveira

Mentor: Camila Bon

Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek

Compartilhe:

Telegram
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Twitter
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social Media

Categorias

Outros Artigos

© 2019 Renata Bringel Todos direitos Reservados CNPJ: 30.832.565/0001-04

✍🏽Através do Curso “Terapia ABA na Prática”, você aprenderá as habilidades e técnicas necessárias para se tornar um aplicador. O curso te ajudará a entender e dominar a intervenção nos casos específicos de autismo. É isso que vai tornar você um profissional acima da média.

📲Conhecimento transforma vidas. Clique em “Saiba mais” e garanta sua vaga. Te vejo na aula!

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Inventário Portage Kit de Materiais

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Inventário Portage Kit de Materiais

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Caixa adaptada de materiais para aplicação de ADOS 2

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Caixa de materiais para aplicação de PEP R

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Caixa adaptada de materiais para aplicação de ADOS 2

Para garantir sua VAGA, preencha o formulário abaixo.