Desenvolvimento Motor no TDAH

O déficit do Desenvolvimento motor no TDAH costuma ser identificado com mais frequência durante os anos do ensino fundamental, com a desatenção ficando mais saliente e prejudicial.
O déficit do Desenvolvimento motor no TDAH costuma ser identificado com mais frequência durante os anos do ensino fundamental, com a desatenção ficando mais saliente e prejudicial.

TDAH

O TDAH é a sigla usada para Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM-versão 5. O TDAH é um conjunto de sintomas e suas principais características são: desatenção, hiperatividade e impulsividade.

A revista Lancet, uma das mais antigas e respeitadas revista científica, publicou o maior estudos realizado por médicos e cientistas do mundo sobre TDAH. Eles observaram uma diferença no volume de estruturas subcortical do cérebro, de crianças e adultos diagnosticados com TDAH, causador de atraso no desenvolvimento cerebral.  Esse estudo foi realizado com mais de três mil pessoas (pacientes com TDAH e indivíduos saudáveis) com idade entre 4 e 63 anos, Os voluntários foram submetidos a exames de neuroimagem estrutural por Ressonância Magnética.  Exames que permite estudar com precisão a estrutura do cérebro. Segundo os pesquisadores as estruturas como a amígdala cerebral, accumbens e hipocampo, responsáveis pela regulação das emoções e motivações são menores em pacientes com TDAH. Levando em conta a diferença de idade entre os voluntários, foi observado que em pacientes adultos essas alterações são mais leves, sugerindo que há uma compensação parcial durante a formação cerebral. Essa pesquisa corrobora a afirmação de que o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ocorre devido a um transtorno relacionado ao atraso na maturação de regiões cerebrais reguladoras das emoções, pois essas estruturas estão menos desenvolvidas, principalmente nas crianças.

Desenvolvimento Motor

É na primeira infância que funções reflexas aparecem e desaparecem, de acordo com a evolução do Sistema Nervoso Central (SNC), progredindo para movimentos mais complexos e voluntários.

As etapas do desenvolvimento motor evoluem de forma gradativa e organizada. Neste processo de maturação cerebral, as experiências sensório-motoras da criança contribuem para o desenvolvimento das habilidades motoras através do estabelecimento e formação de novas redes neurais.

O Desenvolvimento motor amplo/grosso é responsável pelos movimentos amplos e pela sustentação postural e o Fino é representado pelos pequenos músculos para habilidades mais delicadas, como escrever, desenhar, pintar e manusear objetos pequenos.

Desenvolvimento Motor com déficits devido ao TDAH

Na Grafia estudantes com TDAH podem apresentar torpeza motora, que confere um aspecto desorganizado ao trabalho e traçado inadequado das letras. Alguns estudos descrevem e evidenciam as características da grafia desses estudantes, pois é comum que eles apresentem dificuldades motoras finas, texto ilegível, planejamento motor pobre. As crianças com TDAH, embora geralmente empreguem movimentos mais rápidos ao escrever, podem ter dificuldades na sua execução. Elas tendem a escrever textos mais curtos, talvez devido a dificuldades no processo de produção de texto e não em razão de problemas da fluência ou velocidade de escrita. Os prejuízos na caligrafia podem depender do grau de comprometimento motor subjacente à gravidade dos sintomas do transtorno.

Dessa forma, pedagogos podem se beneficiar das seguintes estratégias:

 • Permitir o uso do tipo de letra que for mais adequada para o desempenho do aluno

 • Ensinar a resumir anotações que sintetizem o conteúdo de uma explicação

• Sempre que possível, não exigir cópias de grandes textos do quadro branco, dando- -lhes a tarefa já impressa (ROTTA2015).

Desenvolvimento Motor específico de TDAH

A atividade motora aumentada que pode ocorrer no TDAH deve ser diferenciada do comportamento motor repetitivo que caracteriza o transtorno do movimento estereotipado e alguns casos de transtorno do espectro autista. No transtorno do movimento estereotipado, o comportamento motor costuma ser fixo e repetitivo (p. ex., balançar o corpo, morder a si mesmo), enquanto a inquietude e a agitação no TDAH costumam ser generalizadas e não caracterizadas por movimentos estereotipados repetitivos. No transtorno de Tourette, tiques múltiplos e frequentes podem ser confundidos com a inquietude generalizada do TDAH. Pode haver necessidade de observação prolongada para que seja feita a distinção entre inquietude e ataques de múltiplos tiques (DSM-5).

Desenvolvimento motor em andamento no TDAH

Muitos pais observam pela primeira vez uma atividade motora excessiva quando a criança começa a andar, mas é difícil distinguir os sintomas do comportamento normal, que é altamente variável, antes dos 4 anos de idade. O TDAH costuma ser identificado com mais frequência durante os anos do ensino fundamental, com a desatenção ficando mais saliente e prejudicial. O transtorno fica relativamente estável nos anos iniciais da adolescência, mas alguns indivíduos têm piora no curso, com o desenvolvimento de comportamentos antissociais. Na maioria das pessoas com TDAH, sintomas de hiperatividade motora ficam menos claros na adolescência e na vida adulta, embora persistam dificuldades com planejamento, inquietude, desatenção e impulsividade. Uma proporção substancial de crianças com TDAH permanece relativamente prejudicada até a vida adulta. Na pré-escola, a principal manifestação é a hiperatividade. A desatenção fica mais proeminente nos anos do ensino fundamental. Na adolescência, sinais de hiperatividade (p. ex., correr e subir nas coisas) são menos comuns, podendo limitar-se a comportamento mais irrequieto ou sensação interna de nervosismo, inquietude ou impaciência. Na vida adulta, além da desatenção e da inquietude, a impulsividade pode permanecer problemática, mesmo quando ocorreu redução da hiperatividade (DSM-5).

Para ajudar os profissionais na área de saúde e educação, a Neuropsicopedagoga Clínica e Mestre em Educação Renata Bringel, ministra um curso online onde apresenta o curso TDAH Avaliação e Intervenção. Os cursos online realizados pela Professora Renata estão disponibilizados no site www.renatabringel.com.br .

Referências:

ROTTA, Newra Tellechea; OHLWEILER, Lygia; DOS SANTOS RIESGO, Rudimar. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Artmed Editora, 2015.

http://www.niip.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Manual-Diagnosico-e-Estatistico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5-1-pdf.pdf

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