Teste Denver para TEA

O Teste Denver- Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver é um método simples de triagem que verifica o atraso no desenvolvimento de crianças e bebês com idade de 0 a 6 anos.

Os sinais de autismo (TEA) podem ser percebidos após seis meses de vida, o que possibilita a intervenção precoce do indivíduo.

Transtorno do Espectro Autista

Pessoas com TEA Transtorno do Espectro Autista apresentam prejuízos significativos no processo de desenvolvimento. Segundo a APA – Associação Americana de Psiquiatria alguns déficits são; problemas na interação social, reciprocidade, problemas na comunicação, padrões restritos e repetitivos de atividades e interesses, adesão insistente e rígida a rotinas e, ainda, alterações nas respostas sensoriais (com hiper ou hiporreatividade), falha na capacidade de compreender a intencionalidade.

Intervenção precoce para TEA

Geralmente o pediatra é o primeiro profissional a ser procurado para acompanhar o desenvolvimento das crianças. Para um profissional bem treinado o alerta de TEA pode ser observado a partir dos seis meses de idade. Comportamentos como olhar fixo, pouca expressão facial e ausência de habilidades perceptuais podem apresentar um sinal de risco no desenvolvimento.

Intervenções realizadas no ambiente domiciliar e escolar aplicadas em cada fase do ciclo de vida da criança, são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo do Autista.

 Origem do Teste Denver

Teste de Desenvolvimento de Denver (TDD) Teste Denver foi criado em 1967 na cidade de Denver, capital do Colorado – EUA pelo Dr. William K. Frankenburg e Dr. Josia Dodds, na Universidade do Colorado Medical Center. Em 1992 o Teste Denver passou por uma revisão em alguns itens e atualização das normas por idade resultando no Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver-II (TTDD-II) (Denver Developmental Screening Test – DDST-II).

Teste Denver

O Teste Denver é um instrumento de triagem simples e rápido de ser aplicado para detectar atrasos no desenvolvimento de crianças com 0 a 6 anos de idade. Seu treinamento pode ser aplicado em qualquer área da saúde e da educação.

Com o Teste Denver II é possível avaliar o comportamento social e pessoal, linguagem e habilidades motoras típicas do desenvolvimento, desenvolvimento cognitivo através da capacidade de compreensão de instruções, conceituação de palavras, nomeação de figuras e habilidades pessoal/social. Sua aplicação é feita em 20 minutos.

Ele é composto de 125 itens divididos em quatro áreas;

Pessoal/Social (25 itens) – envolve aspectos da socialização da criança dentro e fora do ambiente familiar.

Motricidade fina (29itens) – coordenação olho/mão, manipulação de pequenos objetos.

Linguagem (39 itens) – produção de som, capacidade de reconhecer, entender e usar a linguagem.

Motricidade ampla (32 itens) – controle motor corporal, sentar, caminhar, pular e os demais movimentos realizados pela musculatura ampla.

O Teste Denver a priori foi desenvolvido para orientação nos cuidados das crianças com déficits de desenvolvimentos por isso não é utilizado para diagnóstico. Ele é o instrumento de triagem mais sensível para detectar atrasos, principalmente na área da linguagem. Os índices de validade e confiabilidade são bem altos podendo ser utilizado por vários profissionais da saúde e educação.

Teste Denver no Brasil

O Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver é um dos testes mais usado no Brasil. A Dra. Ana Llonch Sabatés é a responsável pela tradução e adaptação cultural do Teste Denver II com a autorização do autor W.K. Frankenburg.

Há mais de quarenta anos, antes da adaptação brasileira, pesquisadores, médicos e educadores utilizavam o Teste Denver. Devido a sua facilidade de aplicação, pouco tempo para a execução (20 minutos) e a abrangência da faixa etária (0 a 6 anos) ele é usado para uso na avaliação e vigilância do desenvolvimento de crianças brasileiras que frequentam creches, pré-escolas, unidades básicas de saúde, ambulatórios, hospitais, serviços especializados em distúrbios de desenvolvimento infantil, no ensino, na assistência e na pesquisa.

Para ajudar os profissionais na área de saúde e educação, a Neuropsicopedagoga Clínica e Mestre em Educação Renata Bringel, ministra um curso onde apresenta Testes de Rastreio para Autismo (TEA) e Atrasos no Desenvolvimento Infantil. Os cursos online realizados pela Professora Renata estão disponibilizados no site www.renatabringel.com.br   

Referência:

MOTA, Ana Carolina Wolff; VIEIRA, Mauro Luis; NUERNBERG, Adriano Henrique. Programas de intervenções comportamentais e de desenvolvimento intensivas precoces para crianças com TEA: uma revisão de literatura. Revista Educação Especial, v. 33, p. 12-1-27, 2020.

MAKHOUL, Kelly Duarte Lima Duarte Lima; VIEIRA, Cleirislene Fátima Brito; MAGAZONI, Valéria Sachi. AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO NEURO PSICOMOTOR EM CRIANÇAS DE 1 A 2 ANOS NA PRÉ-ESCOLA. e-RAC, v. 5, n. 1, 2015.

APARECIDA AMOROSO, Marcia; DE SOUZA, Leticia Massa Thomé; CHAGAS, Maria Aparecida Ribeiro. Aplicação de protocolo de avaliação do desenvolvimento infantil realizada por pedagogos em creche: um estudo a partir do teste Denver II. Estudos Interdisciplinares em Educação, v. 1, n. 2, 2017.

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