Realizando um campeonato de jogos

Realizando um campeonato de jogos as crianças potencializam estratégias de aprendizagem, pois oferecem desafios genuínos com retorno imediato.
Realizando um campeonato de jogos as crianças potencializam estratégias de aprendizagem, pois oferecem desafios genuínos com retorno imediato.

Plano de aula

Realizando um campeonato de jogos – Sugestão de idade– Educação Infantil – Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses).

Campos de Experiência:  Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações;

O eu, o outro e o nós.

Objetivos e códigos da Base
(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.

(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

(EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para essa proposta é fundamental que o grupo vivencie em seu cotidiano práticas de jogos diversos. Sendo assim, selecione, para o contexto da atividade, até cinco jogos queridos pela turma, para que, por meio de uma votação, as crianças selecionem um para realizar um campeonato. Esta proposta pode ser realizada em diferentes momentos e até se estender por vários dias, dependendo das caraterísticas do campeonato organizado pelo grupo. Partimos da exemplificação de um campeonato de pega-varetas. Preparemos, então, um documento que apoiará a construção do campeonato com seu grupo. Você pode acessá-lo aqui. Observe que, a depender do jogo escolhido e das estratégias elencadas para o campeonato, o formato da exemplificação que trouxemos tende a mudar.

Materiais:

Selecione 5 jogos do cotidiano que são queridos pelas crianças. Reserve exemplificações de registros de pontuação de campeonatos, como tabelas de pontuação individual ou em grupos, organização de rodadas, grades de jogos e cruzamento de jogadores e regras de campeonatos. Por fim, organize folhas brancas para registros dos votos por cada criança, canetas e dois cartazes em branco fixados na parede.

Espaços:

Preveja que esta atividade será desenvolvida em sua maioria com o grande grupo. Assim, esteja atento à disponibilização dos jogos e dos materiais de registro para garantir a visualização de todos.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 1 hora e 30 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

Como se deu o envolvimento do grupo? Como as crianças fizeram as trocas e acolheram as ideias dos pares?

Que estratégias foram utilizadas pelas crianças para registrarem as observações e resultados?

Durante a construção da lógica de partidas do campeonato, como elas revelaram as estratégias matemáticas para construir entendimentos acerca da classificação dos times? O que revelava, na organização do número de partidas, a consideração do resultado de primeiro, segundo e terceiro lugar dos times?

O que fazer durante?

1 – Reúna o grande grupo em roda e diga para as crianças que, considerando os diversos jogos que há na classe, você pensou que a turma poderia vivenciar um desafio de produzir e participar de um campeonato. Busque investigar junto às crianças o que conhecem sobre campeonatos e se algumas já participaram de algum. Convide-as a falar sobre a experiência. A partir das falas, aprofunde o tema, destacando as características básicas de um campeonato, como participação de vários times ou jogadores, a existência de rodadas, o registro dos resultados e as pontuações. Apoie-se nos exemplos de tabelas de campeonatos que providenciou e circule-as pela roda, para que as crianças observem e construam significados apoiadas neste material.

Possíveis falas e ações do professor neste momento: Pessoal, selecionei 5 jogos que vocês gostam muito de jogar. O que acham de escolhermos um deles e organizarmos um campeonato? Alguém pode me dizer o que é um campeonato? Ah, a Copa do Mundo é um campeonato? Por quê? Como vocês acham que ela é organizada? Vejam, eu trouxe aqui a tabela da copa do mundo como um exemplo de organização de campeonato. Vejam a quantidade de jogos que há em uma copa! Como sabemos quem joga com quem? Como alguns times são eliminados até ter um campeão?

2 – Apresente os jogos selecionados, dispondo-os no centro da roda. Instigue as crianças a fazerem comentários sobre eles. Em seguida, diga que a proposta é que, dentre aqueles jogos, escolham um para que possam organizar o campeonato. Para essa escolha, conte que separou folhas e canetas que servirão como cédulas de votação. Sendo assim, cada criança, observando os jogos presentes na roda, deverão registrar na folha o nome ou desenho que caracteriza o jogo que ela prefere para a realização do campeonato. Diga que cada uma poderá escolher a estratégia que preferir, tanto desenhando quanto escrevendo o nome do jogo. Explique que as embalagens que os acolhem permanecerão no centro da roda, para que elas as utilizem como consulta, caso sintam necessidade. Combine que, após o registro na folha, todas se reunirão na roda para partilhar os votos e fazer a contagem e, então, descobrir qual será o jogo escolhido para o campeonato. Em seguida, convide as crianças para sentarem nas mesas e registrarem seu votos.

3 – Após as crianças terem registrado sua escolha em relação ao jogo que preferem para o campeonato, convide-as para que, na roda, partilhem suas escolhas. Nesse momento, peça que revelem seu registro, lendo ou mostrando a ilustração que caracteriza seu voto. Vá anotando no quadro, ou em um cartaz, a votação. Ao final, convide as crianças a observarem qual foi o jogo com maior número de voto, revelando que, com base neste jogo, a turma organizará o campeonato.

Possíveis falas e ações do professor neste momento: Pessoal, vou escrever aqui no cartaz o nome dos cinco jogos. A cada voto, vou desenhando uma bolinha ao lado do nome de cada um deles… Agora que acabamos a votação, olhem para o cartaz e me digam qual será o jogo do campeonato. Vamos contar o total de votos de cada um? Vejam, o pega-vareta teve 15 votos. Então vou escrever o numeral quinze aqui. Alguém pode me dizer como ele é mesmo? 7 pessoas votaram no batalha de números, quem está ganhando por enquanto? Por que o pega-vareta está ganhando do batalha de números?

4 – Após selecionarem o jogo, converse com as crianças a fim de investigar como podem organizar o campeonato. Busque, nessa conversa, instigar as ideias delas, trazendo provocações, apoiando as relações e valorizando as descobertas.

Possíveis falas e ações das crianças neste momento: Já sei! A gente faz 4 times na turma! Quem for perdendo, saí! Não! Quem perde ainda pode ser o terceiro lugar. A gente precisa pensar em um jeito! Que tal desenharmos um quadrado para cada time e ir fazendo os desenhos das linhas, igual esse aqui (revelando um gráfico ou mapa de campeonato, utilizando o material selecionado pelo professor)?

Possíveis falas e ações do professor neste momento: Ah, deixa eu ver essa imagem que você está falando! Vejam, essa linha diz que, após os primeiros jogos, os times perdedores jogam entre si. Será que essa é a disputa de um terceiro lugar? Todos concordam que a turma se organize em quatro times? Quantas crianças haverá em cada time?

5 – Continue investigando junto ao grupo quanto a composição das regras de um campeonato. Faça observações que ajudem as crianças a sistematizarem, aprofundarem seus pensamentos e fazerem trocas entre si, de modo que os conhecimentos revelados se complementem e uma criança apoie a outra. Portanto, diga às crianças que você irá anotar no cartaz o fruto desse diálogo que estão fazendo. Sendo assim, vocês elaborarão quais serão as regras do campeonato em forma de lista. Investigue qual será a primeira regra do campeonato. Leia algumas regras presentes nas exemplificações que trouxe para o grupo.

Possíveis falas e ações do professor neste momento: Agora, precisamos organizar esse diálogo em forma de regras para o campeonato. Separei esse cartaz para registrar a lista de regras. Qual será a primeira regra da lista? Quem sabe, se eu ler a regra desse campeonato de UNO, a gente tenha uma ideia. Vejam, aqui fala sobre quem poderá participar do campeonato. Vocês acham que essa é uma boa informação para estar em nossa regra? Pode participar do nosso campeonato quem quiser? As crianças de outras turmas poderão participar deste campeonato?

6 – Após finalizarem a escrita das regras do campeonato, leia para as crianças, convidando-as a verificarem se desejam acrescentar mais alguma informação. Em seguida, instigue o grupo a refletir sobre a composição da tabela de jogos do campeonato. Busque das crianças os pensamentos acerca de como se organizará os jogos dentro do campeonato, quantos dias durará, quais times competirão entre si, dentre outras informações que compõem a tabela do campeonato. Sugerimos que, caso as crianças não cheguem a um consenso quanto a organização de disputa entre os times, você sugira um sorteio para decidir quais times se enfrentarão.

Possíveis falas e ações das crianças neste momento: Tive uma ideia. No primeiro dia, todos os times jogam. Aí, a gente vai ter 2 que irão ganhar e dois que irão perder. Os dois que ganharam jogam de novo. Neste momento, o professor pode acolher essa ideia da criança e lançar o pensamento de como definirão quais times competirão entre si no primeiro dia.

7 – Preveja que algumas crianças podem optar por não participarem do campeonato. Investigue as razões para a recusa e acolha as escolhas das crianças, propondo que assumam outras funções dentro do campeonato, como juiz ou responsável pelo registro de resultados, por exemplo. Uma vez elaborada a tabela do campeonato, faça a leitura para as crianças e busque saber se elas desejam fazer alguma alteração. Observe que, a partir do jogo escolhido e das sugestões quanto à composição do campeonato e do formato, o número de times e a dinâmica poderá ser diferenciada da exemplificada neste plano. É possível acolher os times em séries e ter uma duração maior, por exemplo. Em todas as sugestões, acolha as ideias das crianças, instigue-las e as apoie para sistematizarem e aprofundarem os sentidos que estão construindo no contexto dessa atividade.

8 – Após o grupo ter acordado a composição do campeonato, convide as crianças a realizarem a primeira rodada, organizadas nos 4 times ou seguindo a lógica elencada pelo grupo. Contudo, considere que é fundamental que, ao longo da atividade, você observe o engajamento da turma com a proposta. Caso sinta que as crianças estão cansadas frente a densidade da atividade, pause a proposta e combine com elas o início ou a continuidade do campeonato no próximo dia ou em outro período do dia. Neste caso, busque animá-las, definindo com o grupo quais serão os dias de cada rodada do campeonato e inserindo-os na tabela ou no calendário da turma.

9 – Ao vivenciarem a primeira rodada do campeonato, circule pelos pequenos grupos fazendo observações sobre as experiências dos jogos e as interações entre as crianças. Observe e acolha as emoções experimentadas pelas crianças nas diversas situações das partidas, principalmente nas situações de divergências. Incentive-as a encontrarem as soluções para os conflitos que se apresentarem durante o jogo. Oportunize que elas reflitam e encontrem soluções para os desafios. Incentive o grupo a observar os registros do campeonato e, ao término das partidas, reúna as crianças para apreciarem a tabela do campeonato, atualizá-la e analisá-la. Caso haja uma criança com a função de registrar os resultados, ofereça o suporte necessário para essa ação ou convide alguém para realizar o registro.

Para finalizar:

Após a atualização da tabela, peça às crianças que organizem os jogos e diga que darão continuidade ao campeonato ao longo da semana.

Para ajudar os profissionais na área de saúde e educação, a Neuropsicopedagoga Clínica e estre em Educação Renata Bringel, ministra o curso Online Testes de Rastreio para Autismo (TEA) e Atrasos no Desenvolvimento Infantil entre outros. Os cursos online realizados pela Professora Renata estão disponibilizados no site renatabringel.com.br

Referência:

Autor: Fabiana Bechara

Mentor: Camila Bon

Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek

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