Princípios dos esportes de marca

Princípio dos esportes de marca mostra o conceito e as características dos esportes de marca, sendo esse o primeiro contato dos estudantes com essa temática.
Princípio dos esportes de marca mostra o conceito e as características dos esportes de marca, sendo esse o primeiro contato dos estudantes com essa temática.

Plano de aula

Princípios dos esportes de marca – Sugestão de Idade – 1 º ano do ensino fundamental – Educação física

Habilidades BNCC:

EF12EF05 EF12EF06

Objeto de conhecimento

Esportes de marca

Objetivos de aprendizagem

  • Experimentar as habilidades motoras fundamentais exigidas na prática dos esportes de marca individuais.
  • Fruir a prática de esportes de marca individuais.
  • Identificar as características que compõem os esportes de marca individuais.
  • Experimentar as capacidades físicas exigidas na prática dos esportes de marca, tais como: velocidade, força e potência muscular.
  • Identificar as capacidades físicas exigidas na prática dos esportes de marca, tais como: velocidade, força e potência muscular.
  • Identificar diferentes modalidades de esportes de marca individuais.
  • Valorizar a própria segurança e integridade física, bem como a dos demais colegas durante a experimentação dos esportes de marca individuais.
  • Reconhecer os materiais (construção e adaptação de materiais alternativos) para a prática de esportes de marca.
  • Reconhecer o ambiente físico (espaço e condições do clima) onde as modalidades são praticadas.
  • Discutir sobre o ganhar e o perder como características presentes nos esportes.

Competências gerais

1. Conhecimento.

7. Argumentação.

8 Autoconhecimento e autocuidado.

9. Empatia e cooperação.

10. Responsabilidade e cidadania.

Materiais sugeridos

Caderno para registro dos estudantes, quadro, quadra ou espaço amplo, cordas, cones, bolas de tamanhos e pesos distintos, bolas de meia, colchões, cones, arcos, trena ou metro e cronômetro.

Conversa inicial

Inicie a aula numa roda de conversa sobre o tema. Prepare antecipadamente algumas perguntas relacionadas aos movimentos característicos dos esportes de marca. Por exemplo: Quais esportes em que os atletas correm, saltam e arremessam? Vocês, ou alguém da família de vocês, faz alguma atividade como correr, saltar ou arremessar? Vocês já apostaram corrida com alguém? Como se faz para saber quem ganhou? E se a gente fosse saltar, quem ganharia? E arremessar, quem ganharia?

Pense em questões relacionadas a aspectos do espaço físico e de materiais disponíveis na escola para realizar as experimentações das modalidades características dos esportes de marca individuais. Exemplo: Onde poderíamos realizar as corridas de velocidade e os saltos? Quais materiais disponíveis na escola poderiam ser utilizados para arremessar? Quais instrumentos disponíveis na escola poderíamos utilizar para medir e calcular o tempo e a distância?

Observe que os elementos matemáticos de peso, medidas e tempo possuem relação direta com os esportes de marca, sendo ainda elementos em fase de identificação pelos estudantes de 1° ano. Dessa forma, essas perguntas norteadoras irão auxiliar o estudante a apresentar ou revisitar esses conceitos e compreender sua relação com os esportes de marca. Nesse momento, sendo possível, tenha em mãos uma trena, um cronômetro e uma balança, para que de maneira concreta os estudantes materializem esses conceitos abstratos. Avalie a necessidade de apresentar outros recursos que poderiam contribuir na avaliação dos estudantes, como apresentar imagens, vídeos ou mesmo demonstrar a eles um para que relacionem o que está sendo proposto.

Atividade

Experimentando esporte de marca: corrida no menor tempo

Pergunte aos estudantes o que deveríamos fazer para percorrer determinada distância no menor tempo possível. Tenha o trajeto do ponto A até o ponto B indicado por cones no espaço destinado para a aula. Solicite aos estudantes para indicarem qual dos instrumentos de peso e medidas seria ideal para medir o tempo deles na execução desta atividade, o cronômetro, a balança ou a trena?

Na quadra ou no espaço amplo previamente investigados pelos estudantes, combine a distância que deverão percorrer, no menor tempo possível. Para delimitar o espaço, aproveite as linhas de fundo ou laterais da quadra. Posicione os estudantes lado a lado e atrás da linha de largada e dê o sinal de início. Repita várias vezes aumentando e/ou diminuindo a distância a ser percorrida.

Experimentando esporte de marca: salto em distância

Posicione os estudantes atrás da linha um ao lado do outro e dê o sinal para início do salto. Explique-lhes que deverão, após o aviso do professor, saltar o mais longe possível para frente. Repita várias vezes para que percebam a distância dos saltos realizados. Incentive-os a explorar os saltos com e sem a ajuda dos braços.

Experimentando esporte de marca: arremesso de peso

Compartilhe com os estudantes os materiais que foram inicialmente sugeridos por eles, como as bolas de meia, de tênis, de sacola, os pequenos sacos de areia ou outro material disponível na sua escola. Peça-lhes para criarem regras que ajudem a organizar os arremessos sem acertar e machucar os colegas. Por exemplo, poderão ser formados vários grupos numerados, em que os primeiros realizam os arremessos após o aviso do professor e, em seguida, entregam nas mãos dos próximos, que aguardam para fazer o seu arremesso. Problematize como solucionar e diminuir o tempo de espera.

Indique que temos o desafio de arremessar a bola o mais longe possível. Aproveite o espaço ou as linhas de fundo ou laterais da quadra. Posicione os estudantes atrás da linha, um ao lado do outro, e dê o sinal de início do arremesso. Repita várias vezes para que percebam a distância do arremesso. Incentive-os a explorar os mais variados tipos de arremesso, com os braços esquerdo e direito etc.

Momento da reflexão

Organize uma roda de conversa com os estudantes questionando-os sobre a percepção deles com relação às atividades experimentadas. As questões devem estar relacionadas aos objetivos de aprendizagem do plano. Por exemplo: Vocês gostaram da aula de hoje? Quais são as características dos movimentos realizados? Quais modalidades dos esportes de marca praticaram? O que precisam fazer em cada uma delas (chegar mais rápido, lançar mais longe)? Em esporte de marca, eu estou sempre competindo contra alguém? Vocês poderiam me dizer os movimentos realizados? Vocês se sentiram capazes de competir com vocês mesmos, melhorando as suas marcas, durante as passagens no circuito? Quais capacidades físicas foram requeridas: velocidade, força e potência muscular? O que fizeram para evitar acidentes? Quais materiais usaram para a prática dos movimentos dos esportes de marca? A utilização de certo ou errado? O que acharam do lugar onde as modalidades são praticadas?

Neste momento de reflexão, é importante estimular os estudantes a refletirem sobre essas questões que caracterizam os esportes de marca, identificando que são modalidades nas quais podem competir contra eles mesmos, experimentar diversos movimentos usando tanto membros superiores como inferiores, desenvolver as capacidades físicas relacionadas à modalidade, além de utilizar a sua criatividade e explorar novas ideias, o autocuidado e o cuidado com os colegas, a sua postura diante de frustração ou da melhora de uma marca.  

Sugerimos que anote as respostas dos estudantes, observando se apropriaram-se das aprendizagens propostas para o plano. Faça comentários, se julgar necessário.

Sistematizacao do conhecimento

Esse é um momento importante para: (1) estabelecer consensos e evidenciar o sentido e o significado das aprendizagens e (2) identificar e reconhecer os diferentes momentos do processo, situando de onde o estudante partiu e onde ele chegou.

Assim, confirme as ideias deles sobre os esportes de marca e suas características, comentando que nessas modalidades precisamos usar velocidade, força e potência muscular. Diga-lhes que os materiais e espaços são importantes para realizar os movimentos, pois assim é possível correr mais rápido, saltar mais longe e arremessar a bola mais longe.

Elogie as condutas positivas com relação às estratégias e as regras que criaram, assim como o cumprimento delas para se evitar acidentes. Leve-os a inferir sobre as regras que faltaram ou as que não deram certo, mobilizando-os a recriarem para os próximos encontros. Comente com os estudantes que as características do esporte envolvem o ganhar e o perder, mas o importante nas aulas é evidenciar a sua prática como possibilidade de desenvolvimento pessoal e não com foco no resultado.

Registro e avaliação

A avaliação pode ser composta pela anotação das respostas dos estudantes na seção Momento de reflexão. Se julgar necessário, retome o assunto com eles e faça perguntas: O que fizemos? e O que aprendemos? É importante que eles reconheçam as aprendizagens relacionadas a sua conduta durante as atividades, em relação à forma de se relacionar consigo mesmo, com os colegas, o professor e os materiais utilizados.

Desdobramentos

Professor(a), é extremamente importante atentar-se para que, ao longo dos próximos encontros, o estudante seja o grande protagonista do processo de aprendizagem.

Para tanto, na conversa inicial, procure sempre recuperar os objetivos de aprendizagem do encontro anterior e estimular os estudantes a utilizarem o seu repertório cognitivo, cultural e social para se aprofundar nos elementos atrelados aos esportes de marca.

Partindo dessa premissa, uma vez que os estudantes já identificaram e experimentaram habilidades motoras fundamentais presentes nos esportes de marca, como: correr, saltar, arremessar, lançar, bem como identificaram as capacidades motoras que possibilitam aumentar a velocidade, lançar mais longe ou levantar mais peso, como: força, potência, velocidade, sugere-se que os demais encontros se organizem em torno de:

Manutenção dos objetivos de aprendizagem, competências gerais e habilidades.

Realização de atividades, experimentação e identificação dos esportes de marca, no seu contexto formal, como as provas de atletismo, dentre outras.

Contínua sistematização, por parte dos estudantes, das dimensões do saber presentes nessas manifestações corporais, tais como o processo de tomada de decisão, controle emocional, inteligência inter e intra pessoal e consciência corporal.

Valorização da integridade física individual e coletiva, bem como identificação e respeito às regras.

Outra possibilidade de desdobramento é verificar, antecipadamente, com a gestão escolar, a viabilidade de uma visita técnica com os estudantes a um equipamento público (parque ou praça). A intenção é que eles observem as pessoas realizando práticas corporais de marca, como caminhada, corrida, levantamento de peso, ciclismo. Sendo possível, faça um circuito com os estudantes no equipamento público, mensurando alguma marca, como, por exemplo, o tempo. Estimule-os a identificarem informações atreladas à valorização da integridade física individual e coletiva, bem como regras sociais estabelecidas.

Para ajudar os profissionais na área de saúde e educação, a Neuropsicopedagoga Clínica e estre em Educação Renata Bringel, ministra o curso Online Testes de Rastreio para Autismo (TEA) e Atrasos no Desenvolvimento Infantil entre outros. Os cursos online realizados pela Professora Renata estão disponibilizados no site renatabringel.com.br

Referência:

Autor:  Rafael Kanitz Braga

Mentor:  Ricardo Yoshio

Especialista da área: Luis Henrique Martins Vasquinho

Compartilhe:

Telegram
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Twitter
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social Media

Categorias

Outros Artigos

© 2019 Renata Bringel Todos direitos Reservados CNPJ: 30.832.565/0001-04

✍🏽Através do Curso “Terapia ABA na Prática”, você aprenderá as habilidades e técnicas necessárias para se tornar um aplicador. O curso te ajudará a entender e dominar a intervenção nos casos específicos de autismo. É isso que vai tornar você um profissional acima da média.

📲Conhecimento transforma vidas. Clique em “Saiba mais” e garanta sua vaga. Te vejo na aula!

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Inventário Portage Kit de Materiais

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Inventário Portage Kit de Materiais

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Caixa adaptada de materiais para aplicação de ADOS 2

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Caixa de materiais para aplicação de PEP R

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Caixa adaptada de materiais para aplicação de ADOS 2

Para garantir sua VAGA, preencha o formulário abaixo.