Marco do Desenvolvimento Cognitivo e de Linguagem

Marco do Desenvolvimento Cognitivo e de Linguagem
Os três primeiros anos de vida da criança constituem várias etapas do Marco do Desenvolvimento cognitivo e de Linguagem.

A importância de um desenvolvimento infantil saudável

O interesse pelo desenvolvimento infantil e os estudos do Marco de Desenvolvimento Cognitivo e de Linguagem tem aumentado em muitos países, desde o final do século 20. Prova disso é o aumento progressivo da sobrevivência infantil pelo mundo, e o reconhecimento da prevenção de enfermidades nesta fase, que resulta em efeitos duradouros na constituição humana.

O Desenvolvimento infantil é um importante indicador de saúde que sofre influência de fatores biológicos e ambientais. É muito importante promover desde os primeiros meses um saudável desenvolvimento para que a criança cresça com autoconfiança, autoestima e desenvolva capacidade de se relacionar bem com a família e em sociedade.

Marco do Desenvolvimento de Linguagem

Amplos estudos sobre o Desenvolvimento da Linguagem que definem o Marco do Desenvolvimento Cognitivo e de linguagem têm sido realizados devido a sua complexidade. Alguns estudos demostram que durante os três primeiros anos de vida, a criança adquire novas funções e habilidades devido à plasticidade cerebral. É durante esta fase que ocorrem relevantes progressos nas áreas motora, cognitiva e social e da linguagem.

Segundo estudos de fonoaudiólogos é por volta do primeiro mês de vida que uma criança com o Desenvolvimento de Linguagem normal começa a ensaiar suas primeiras palavras. Porém, antes desta fase, desenvolvem uma série de habilidades comunicativas mais gerais em um plano não-verbal, pré-linguístico, essenciais para o desenvolvimento normal da linguagem. Após esse processo o Desenvolvimento da Linguagem evolui de uma só palavra a uma forma gramatical evoluída.

Marco do Desenvolvimento Cognitivo

O desenvolvimento cognitivo é o processo de surgimento da capacidade de compreender, pensar e decidir como agir no mundo que nos cerca. O Marco de Desenvolvimento Cognitivo e de Linguagem é a construção do conhecimento e de formas de resolver problemas que se dá através de um conjunto de processos mentais que envolvem a percepção, atenção, memória, raciocínio e imaginação.

Assim, um desenvolvimento cognitivo integral depende de relações satisfatórias entre as diversas funções (sensorial, perceptiva, motora, linguística, intelectual e psicológica), bem como das etapas críticas da maturação neurocerebral do indivíduo. Por consequência, a ausência, escassez ou presença de estimulações nos momentos oportunos pode alterar o curso do desenvolvimento (Ministério da Saúde 2016).

Marco do Desenvolvimento Cognitivo e de Linguagem

O Marco do Desenvolvimento Cognitivo e de Linguagem são interligados e apoiam-se na percepção, fala e afeto:

IDADE: 1 mês MARCOS DO DESENVOLVIMENTO: Atenta-se à face humana -Comunica-se pelo choro -Reage a sons fortes com sustos e aquieta-se ao som da voz humana -Emite pequenos sons guturais.

IDADE: 2 meses MARCOS DO DESENVOLVIMENTO: Fixa o olhar na face humana -Comunica-se pelo choro diferenciado -Mantém a atenção ao ouvir a voz humana -Segue uma pessoa ou objeto com os olhos na linha média -Explora o mundo externo, com grande interesse por sons, contrastes visuais e luz -Apresenta sorriso social.

IDADE: 3 meses MARCOS DO DESENVOLVIMENTO: Acalma-se quando se fala com ela -Descobre as mãos -Repete ações agradáveis (ex: levar a mão à boca, brincar com os lábios) -Explora o que está em seu campo visual -Reage e procura a fonte sonora -Consegue segurar brinquedos por alguns segundos, quando colocados em suas mãos.

IDADE: 4 meses MARCOS DO DESENVOLVIMENTO: Localiza a fonte sonora -Emite sons vocálicos -Reage quando é chamado pelo nome -Demonstra excitação quando o cuidador brinca com ela -Descobre os pés -É muito curioso, observa tudo com muita atenção -Explora os brinquedos, ocasionalmente levando-os à boca -Segue visualmente o objeto que cai -Reage ao desaparecimento da face (brincadeira esconde-achou).

IDADE: 5 meses MARCOS DO DESENVOLVIMENTO: A capacidade de atenção aumenta e já passa mais tempo em uma mesma atividade -Emite sons vocálicos diferenciados, expressando emoções (ri e solta gritos de alegria ao brincar) -Usa movimentos do corpo e sons para chamar a atenção do outro (levanta o braço, segura com a mão) -Olha e pega tudo que está ao seu alcance, levando-os à boca propositalmente.

IDADE: 6 a 9 meses MARCOS DO DESENVOLVIMENTO: Brinca na frente do espelho -Explora os objetos de modo variado (bate, aperta, balança… ) -Demonstra interesse por diversos brinquedos -Apresenta mais interesse por pessoas do que objetos -Balbucio, principalmente na presença do cuidador -Direciona o olhar a objetos desejados -Imita gestos ou brincadeiras a partir de modelo -Usa o corpo para atingir os seus objetivos e satisfazer a sua curiosidade (desloca-se no ambiente para alcançar brinquedos) -Reconhece pessoas familiares, apresentando estranhamento ao novo -Coordena a atenção entre um parceiro social e um objeto de interesse mútuo (atenção triádica).

IDADE: 9 a 12 meses MARCOS DO DESENVOLVIMENTO: Quando vê um objeto desaparecer, procura-o mesmo escondido (noção de permanência do objeto) -Produz sons consonantais (“dadada”) -Executa gestos a partir de modelos (dar tchau, bater palmas) -Entende solicitações simples associadas a gestos (me dá, pega, cadê a mamãe…) -Age intencionalmente (deixa cair objetos de propósito) -Responde ao próprio nome.

IDADE: 12 a 18 meses MARCOS DO DESENVOLVIMENTO: Executa gestos a pedido sem modelo (mandar beijo, balançar a cabeça) -Surgem as primeiras palavras de duas sílabas -Usa jargão -Entende o “não” -Busca um objeto escondido, certo de que ele está em algum lugar -Repete gestos ou atitudes que provocaram risadas -Gosta de jogos de ação e reação (causa e efeito) -Distancia-se da mãe sem perdê-la de vista -Aponta para objetos desejados -Direciona a atenção do outro -Explora os brinquedos de modo amplo, descobrindo seus atributos e funções.

IDADE: 18 a 24 meses MARCOS DO DESENVOLVIMENTO: Começa a combinar duas palavras (“mamãe água”) -Nomeia as partes do corpo e objetos – Os gestos começam a ser amplamente usados na comunicação -Realiza brincadeira simbólica simples (ex: dar comida para a boneca) -Estuda os efeitos produzidos por suas atividades (deixa um objeto cair de várias formas para ver, constrói torres, derruba-as) -Puxa objetos por um fio -Faz encaixes por tentativa e erro -Diz palavras e compreende frases simples associadas a gestos como “onde está o brinquedo?”.

IDADE: 24 a 30 meses MARCOS DO DESENVOLVIMENTO: Produz frases simples (“mamãe quer água”) -Conhece conceitos básicos (igualdade, em cima/embaixo, dentro/ fora, grande/pequeno) -Segue instruções envolvendo dois conceitos (“Coloque o copo na caixa”) -Rabisca espontaneamente -Presta atenção à história -Realiza encaixes de formas -Aponta figuras familiares em um livro -Brinca com outras crianças.

IDADE: 30 a 36 meses MARCOS DO DESENVOLVIMENTO: Reconhece diversas cores -Usa pronomes e frases de múltiplas palavras -Entende instruções com até 3 conceitos (“Coloque a boneca grande na cama”) -Conta histórias e relata eventos ocorridos -Produz frases respeitando tempo verbal (passado, presente, futuro), gênero (masculino/feminino) e número (singular e plural) -Apresenta jogo simbólico, imitando papéis sociais -Demonstra interesse em brincar com outras crianças.

(Foto: Divulgação)

Avaliando os Marcos do Desenvolvimento Cognitivo e de Linguagem

A identificação de atrasos no desenvolvimento da fala, alterações relacionais, tendência ao isolamento social, dificuldade no aprendizado, agressividade, entre outros é fundamental para o desenvolvimento e a intervenção precoce para o prognóstico dessas crianças.  Os principais protocolos preconizam a avaliação objetiva de habilidades motoras, de comunicação, de interações sociais e cognitivas nas consultas de supervisão de saúde.

Para ajudar os profissionais na área de saúde e educação, a Neuropsicopedagoga Clínica e Mestre em Educação Renata Bringel, ministra um curso onde apresenta Testes de Rastreio para Autismo (TEA) e Atrasos no Desenvolvimento Infantil. Os cursos online realizados pela Professora Renata estão disponibilizados no site www.renatabringel.com.br

Referência:

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Diretrizes de estimulação precoce : crianças de zero a 3 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2016.

CARNIEL, Camila Zorzetto et al. Influência de fatores de risco sobre o desenvolvimento da linguagem e contribuições da estimulação precoce: revisão integrativa da literatura. Revista Cefac, v. 19, p. 109-118, 2017.

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