Escala Vineland – Escala de Comportamento Adaptativo

Escala de Comportamento Adaptativo Vineland é um instrumento para avaliar o comportamento adaptativo das pessoas desde o nascimento até a idade adulta.

Escala de Comportamento Adaptativo Vineland (Vineland Adaptive Behavior Scales) (VABS) é um instrumento para avaliar o comportamento adaptativo das pessoas desde o nascimento até a idade adulta.

A Escala Vineland fornece dados críticos que ajudam no diagnóstico de deficiências intelectuais e de desenvolvimentos. Apoia com informações valiosas a elaboração de planos educacionais e de Intervenções para a autonomia do indivíduo.

Comportamento adaptativo

O ambiente familiar é a base para o desenvolvimento do ser humano. As pessoas com deficiência intelectual, de caráter permanente ou não, necessitam de um instrumento que avalie seu comportamento adaptativo para planejar algum tipo de intervenção que possa ajudá-los a obter alguma autonomia.

A Escala Vineland contribui para informar os pais, levando em conta suas dificuldades, e procura, com eles, ultrapassá-las.  Fornecendo pistas para seguir e apoiar os filhos de modo positivo e útil.

O comportamento adaptativo são habilidades que permite as pessoas a se adaptarem efetivamente, nas atividades diárias, em casa, na escola, no trabalho e na comunidade. Déficits nessas habilidades podem limitar a independência dessas pessoas.

Escala de Maturidade Social de Vineland (VSMS)

A Escala Vineland foi criada por Edgar Doll em 1935. Doll nasceu em 1889, Cleveland – Ohio – EUA. Em 1920 tornou-se Ph D em Psicologia pela Princeton University. Sua carreira foi dedicada a melhorar a vida de crianças com necessidades especiais. Em 1925 Edgar Doll foi trabalhar na Escola de Treinamento em Vineland (New Jersey) como Diretor de pesquisa, onde idealizou, padronizou e publicou a Escala de Maturidade Social de Vineland (VSMS).

A Escala de Maturidade Social de Vineland é um dos instrumentos mais antigo utilizado para pesquisas. O interesse de Doll era identificar a relação entre a deficiência mental e a competência social. A Escala de Maturidade Social de Vineland englobou 8 categorias:

Autoajuda geral; Autoajuda curativo; Alimentação de autoajuda; Comunicação; Auto direção;

Socialização; Locomoção; e Ocupação.

Escala de Comportamento Adaptativo Vineland II (VABS)

A psicóloga Dra. Sara S. Sparrow revisou e desenvolveu a Escala Vineland II e em 1984, 2005, 2008. A Dra. Sparrow formou-se na Universidade da Flórida com mestrado em Fonoaudiologia e doutorado em Psicologia Clínica e Neuropsicologia. De 1975 a 2002, a Dra. Sparrow foi a Chefe de Psicologia do Centro de Estudos Infantis de Yale, Escola de Medicina da Universidade de Yale. Ela permaneceu em Yale como Professora Emérita e Cientista Pesquisadora Sênior até seu falecimento em 2010.

Escala de Comportamento Adaptativo Vineland III (VABS)

Em 2016 a Dra. Celine A. Saulnier fez uma nova revisão da Escala Vineland. Após trabalhos feito em colaboração com a Dra Sara Sparrow na Universidade de Yale, investigando perfis de comportamento adaptativo para Autismo. Ela obteve seu doutorado em Psicologia Clínica da Universidade de Connecticut – EUA. É psicóloga clínica renomada com mais de 20 anos de experiência em avaliações diagnósticas do espectro do autismo e distúrbios do neurodesenvolvimento relacionados para fins clínicos e de pesquisa.

Escala vineland – Escala de Comportamento Adaptativo

A Escala Vineland avalia o desenvolvimento da independência pessoal e da responsabilidade social de um indivíduo por meio da coleta de informações sobre as atividades do dia-a-dia necessárias ao cuidado de si e ao convívio com os outros.

A Escala Vineland avalia 117 itens/comportamentos.

O comportamento adaptativo na escala é subdividido em 5 grandes áreas;

1. Comunicação (67 questões) – subdividida em receptiva, expressiva e escrita;

2. Habilidades Diárias (92 perguntas) – habilidades pessoais, domésticas e comunitárias;

3. Socialização (66 questões) – relações interpessoais, brincadeiras e lazer, habilidades de enfrentamento;

4. Habilidades motoras (36 questões) – motricidade grossa e habilidades motoras fina;

5. Comportamento Desajustado (36 questões) – projetado para avaliar comportamentos mal-adaptativos, como obstinação, impulsividade, teimosia, agressividade, ansiedade, introversão, negativismo, alteração de humor, etc.

Com a Escala Vineland é possível medir o comportamento adaptativo de indivíduos com deficiências intelectuais e de desenvolvimento, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), lesão cerebral pós-traumática, deficiência auditiva e visual, doença de Alzheimer. O tempo de aplicação pode variar de 30 minutos a 1h30.

Como usar a Escala Vineland

A Escala Vineland é a mais completa com opções de adaptação para atender às necessidades individuais. Seus criadores acreditaram que uma entrevista em aberto entre um médico e um cuidador fornece mais precisão e informações abrangentes sobre o comportamento  adaptativo.

Para ajudar os profissionais na área de saúde e educação, a Neuropsicopedagoga Clínica e Mestre em Educação Renata Bringel, ministra um curso onde apresenta Testes de Rastreio para Autismo (TEA) e Atrasos no Desenvolvimento Infantil. Os cursos online realizados pela Professora Renata estão disponibilizados no site www.renatabringel.com.br

Referencias:

FÉLIX, Cláudia Maria Rocha. Promoção do comportamento adaptativo de jovem com trissomia XXI. 2016.

Doll, EA (1935). Uma escala genética de maturidade social. The American Journal Of Orthopsychiatry, 5 , 180-188.

FERREIRA, Elizângela Fernandes; VAN MUNSTER, Mey de Abreu. Métodos de avaliação do comportamento adaptativo em pessoas com deficiência intelectual: uma revisão de literatura. Revista Educação Especial, v. 1, n. 1, p. 193-208, 2015.

MARTELETO, Márcia Regina Fumagalli; CHIARI, Brasília Maria; PERISSINOTO, Jacy. A Influência de habilidades cognitivas na adaptação social de crianças com Transtorno do Espectro Autista.

http://nacsatl.com/

https://www.pearsonassessments.com/professional-assessments/products/authors/sparrow-sara.html

Compartilhe:

Telegram
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Twitter
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social Media

Categorias

Outros Artigos

© 2019 Renata Bringel Todos direitos Reservados CNPJ: 30.832.565/0001-04

✍🏽Através do Curso “Terapia ABA na Prática”, você aprenderá as habilidades e técnicas necessárias para se tornar um aplicador. O curso te ajudará a entender e dominar a intervenção nos casos específicos de autismo. É isso que vai tornar você um profissional acima da média.

📲Conhecimento transforma vidas. Clique em “Saiba mais” e garanta sua vaga. Te vejo na aula!

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Inventário Portage Kit de Materiais

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Inventário Portage Kit de Materiais

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Caixa adaptada de materiais para aplicação de ADOS 2

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Caixa de materiais para aplicação de PEP R

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Caixa adaptada de materiais para aplicação de ADOS 2

Para garantir sua VAGA, preencha o formulário abaixo.