Dicas para Identificação de Transtorno no Desenvolvimento Infantil

Dicas para Identificação de Transtorno no desenvolvimento Infantil. Saibam que eles podem ser classificados em genéticos, biológicos e/ou ambientais.
Dicas para Identificação de Transtorno no desenvolvimento Infantil. Saibam que eles podem ser classificados em genéticos, biológicos e/ou ambientais.

Estímulo ao Desenvolvimento Infantil

O desenvolvimento Infantil é um importante indicador de saúde. Transtorno do desenvolvimento Infantil sofre influência de fatores biológicos e ambientais. É importante estimular desde cedo o desenvolvimento da criança para que ela adquira autoconfiança, autoestima e desenvolva capacidade de se relacionar bem com outras crianças, com a família e com a comunidade. Cada criança tem seu tempo, o acompanhamento do desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida é de fundamental importância, pois é nesta etapa da vida que o tecido nervoso mais cresce e amadurece, estando, portanto, mais sujeito a danos. Devido a sua grande plasticidade, é também nesta época que a criança melhor reage aos estímulos que recebe do meio ambiente e às intervenções, quando necessárias.

Por isso é tão importante uma avaliação precoce. Quanto mais cedo for identificado um transtorno no desenvolvimento infantil, mais chance a criança terá a um tratamento eficaz. Profissionais de saúde, pais, professores e outros devem estar envolvidos nesse acompanhamento.

Transtornos de Desenvolvimento Infantil

Pesquisadores afirmam que a maior parte dos traços de desenvolvimento da criança é de origem multifatorial e representa a interação entre a herança genética e os fatores ambientais. Ter acesso a dicas para Identificação de Transtorno no Desenvolvimento Infantil é muito importante.

A manifestação de Transtornos no Desenvolvimento Infantil é muito variável e pode ser de ordem mental, física, auditiva, visual ou relacional. Os distúrbios com predomínio motor (como, por exemplo, a paralisia cerebral) costumam ser diagnosticados mais facilmente do que os de linguagem ou os cognitivos. No entanto, estes últimos têm maior correlação com o progresso do desenvolvimento do que as alterações na evolução do comportamento motor. Embora as deficiências graves possam ser reconhecidas ainda na infância, distúrbios de linguagem, hiperatividade e transtornos emocionais não são facilmente diagnosticados antes dos três ou quatro anos de idade. Da mesma forma, distúrbios de aprendizagem raramente são identificados antes do ingresso da criança na escola (OPAS 2005).

Dicas para Identificação de Transtorno no Desenvolvimento Infantil

Para o diagnóstico de Transtornos no Desenvolvimento Infantil é necessário exames neurológicos e avaliações psicológicas. O tratamento de uma criança com Transtorno de desenvolvimento poderá ser individualizado ou ser feito em grupo dependendo muito de sua complexidade.

Segue algumas referências de Marcos do desenvolvimento, esperado por faixa etária de 0 a 12 meses (lembrando sempre que “Cada Criança tem seu Tempo”), e dicas para Identificação de Transtorno no Desenvolvimento Infantil:

Idade: 1 mês

Marcos do desenvolvimento: Postura barriga para cima, pernas e braços fletidos, cabeça lateralizada.  Como pesquisar: Deite a criança em superfície plana, de costas; observe se seus braços e pernas ficam flexionados e sua cabeça lateralizada.

Marcos do desenvolvimento: Observa um rosto – Como pesquisar: Posicione seu rosto a aproximadamente 30cm acima do rosto da criança e observe se ela olha para você, de forma evidente.

Marcos do desenvolvimento: Reage ao som – Como pesquisar: Bata palma ou balance um chocalho a cerca de 30cm de cada orelha da criança e observe se ela reage com movimentos nos olhos ou mudança da expressão facial.

Marcos do desenvolvimento: Eleva a cabeça – Como pesquisar: Posicione a criança de bruços e observe se ela levanta a cabeça, levantando (afastando) o queixo da superfície, sem se virar para um dos lados.

Idade: 2 meses

Marcos do desenvolvimento: Sorriso social quando estimulada – Como pesquisar: Sorria e converse com a criança; não lhe faça cócegas ou toque sua face. Observe se ela responde com um sorriso.

Marcos do desenvolvimento: Abre as mãos – Como pesquisar: Observe se em alguns momentos a criança abre as mãos espontaneamente.

Marcos do desenvolvimento: Emite sons – Como pesquisar: Observe se a criança emite algum som que não seja choro. Caso não seja observado, pergunte ao acompanhante se ela faz em casa.

Marcos do desenvolvimento: Movimenta ativamente os membros – Como pesquisar: Observe se a criança movimenta ativamente os membros superiores e inferiores.

Idade: 4 meses

Marcos do desenvolvimento: Resposta ativa ao contato sócial – Como pesquisar: Fique à frente do bebê e converse com ele. Observe se ele responde com sorriso e emissão de sons como se estivesse “conversando” com você. Pode pedir que a mãe/cuidador o faça.

Marcos do desenvolvimento: Segura objetos – Como pesquisar: Ofereça um objeto tocando no dorso da mão ou dedos da criança. Esta deverá abrir as mãos e segurar o objeto pelo menos por alguns segundos.

Marcos do desenvolvimento: Emite sons – Como pesquisar: Fique à frente da criança e converse com ela. Observe se ela emite sons (gugu, eeee etc.).

Marcos do desenvolvimento: De bruços, levanta a cabeça, apoiando-se nos antebraços – Como pesquisar: Coloque a criança de bruços, numa superfície firme. Chame sua atenção à frente com objetos ou seu rosto e observe se ela levanta a cabeça apoiando-se nos antebraços.

Idade: 6 meses

Marcos do desenvolvimento: Busca ativa de objetos – Como pesquisar: Coloque um objeto ao alcance da criança (sobre a mesa ou na palma de sua mão) chamando sua atenção para o mesmo. Observe se ela tenta alcançá-lo.

Marcos do desenvolvimento: Leva objetos à boca- Como pesquisar: Coloque um objeto na mão da criança e observe se ela o leva à boca.

Marcos do desenvolvimento: Localiza o som- Como pesquisar: Faça um barulho suave (sino, chocalho etc.) próximo à orelha da criança e observe se ela vira a cabeça em direção ao objeto que produziu o som. Repita no lado oposto.

Marcos do desenvolvimento: Muda de posição ativamente (rola)- Como pesquisar: Coloque a criança em superfície plana de barriga para cima. Incentive-a a virar para a posição de bruços.

Idade: 9 meses

Marcos do desenvolvimento: Brinca de esconde-achou – Como pesquisar: Coloque-se à frente da criança e brinque de aparecer e desaparecer, atrás de um pano ou de outra pessoa. Observe se a criança faz movimentos para procurá-lo quando desaparece, como tentar puxar o pano ou olhar atrás da outra pessoa.

Marcos do desenvolvimento: Transfere objetos de uma mão para a outra – Como pesquisar: Ofereça um objeto para a criança segurar. Observe se ela o transfere de uma mão para outra. Se não fizer, ofereça outro objeto e observe se ela transfere o primeiro para a outra mão.

Marcos do desenvolvimento: Duplica sílabas – Como pesquisar: Observe se a criança fala “papa”, “dada”, “mama”. Se não o fizer, pergunte à mãe/cuidador se ela o faz em casa.

Marcos do desenvolvimento: Senta-se sem apoio – Como pesquisar: Coloque a criança numa superfície firme, ofereça-lhe um objeto para ela segurar e observe se ela fica sentada sem o apoio das mãos para equilibrar-se.

Idade: 12 meses

Marcos do desenvolvimento: Imita gestos – Como pesquisar: Faça algum gesto conhecido pela criança como bater palmas ou dar tchau e observe se ela o imita. Caso ela não o faça, peça à mãe/cuidador para estimulá-la.

Marcos do desenvolvimento: Faz pinça – Como pesquisar: Coloque próximo à criança uma jujuba ou uma bolinha de papel. Chame a atenção da criança para que ela a pegue. Observe se, ao pegá-la, ela usa o movimento de pinça, com qualquer parte do polegar associado ao indicador.

Marcos do desenvolvimento: Produz “jargão” – Como pesquisar: Observe se a criança produz uma conversação incompreensível consigo mesma, com você ou com a mãe/cuidador (jargão). Caso não seja possível observar, pergunte se ela o faz em casa.

Marcos do desenvolvimento: Anda com apoio – Como pesquisar: Observe se a criança consegue dar alguns passos com apoio.

Para ajudar os profissionais na área de saúde e educação, a Neuropsicopedagoga Clínica e Mestre em Educação Renata Bringel, ministra um curso onde apresenta Testes de Rastreio para Autismo (TEA) e Atrasos no Desenvolvimento Infantil. Os cursos online realizados pela Professora Renata estão disponibilizados no site www.renatabringel.com.br

Referência:

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de políticas de Saúde. Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil. Brasília: Editora MS, 2002. (Série Cadernos de Atenção Básica, 11; Série A: Normas e Manuais Técnicos)

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de políticas de Saúde. Caderneta de Saúde da Criança – Passaporte da cidadania 8º edição – Brasília-DF 2013.

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