Conhecendo os bichos de jardim

Conhecendo os bichos de jardim (tatus, joaninhas, formigas, grilos, insetos, borboletas etc) provocam nas crianças reações diversas: medo, aflição, curiosidade.

Plano de aula

Conhecendo os bichos de jardim. Sugestão de idade: 1 ano e 7 meses a dois anos e 11 meses

Campos de Experiência: O eu, o outro e o nós; escuta, fala, pensamento e imaginação.

Objetivos e códigos da Base
(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.

(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.

(EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.

Passo a passo: Conhecendo os bichos de jardim

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para realizar esta atividade, é importante que você pesquise sobre alguns elementos constituintes de um jardim. Combine com outro profissional da escola para acompanhar as crianças nos espaços de livre escolha, enquanto você vai com os pequenos grupos até o jardim.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Conhecendo os bichos de jardim

Visita ao jardim

Brincando de imitar os bichos de jardim

Diferenças entre bichos de jardim

Produção de um minijardim com as famílias

Materiais:

Selecione representações (de preferência fotos reais) de bichos de jardim em tamanho grande e livros com imagens de insetos. Providencie também móbiles de bichinhos ou móbiles com imagens, e alguns bichos de jardim, de pelúcia, de plástico ou até de sucata. Prepare varais e mesinhas. Separe também papel crepom verde e marrom, em pedaços. Recolha, na própria escola, alguns galhos, folhas e pedrinhas para compor o ambiente. Fique atento aos elementos, para que eles não ofereçam risco às crianças. Se possível, providencie também equipamentos de som e vídeo, CDs com sons de um jardim, (como sons de pássaros, de grilos, por exemplo) e um vídeo da série Miniscule (que também pode ser usado como recurso no passo 1, no caso de a escola não ter jardim):

Espaços:

Organize os espaços de livre escolha dentro da sala. Coloque móbiles de bichinhos e imagens, pendurados no teto e na entrada, ao alcance dos pequenos. Exponha alguns bichos de jardim (pelúcia, plástico ou sucata) em um canto espaçoso  e organize o cenário de faz de conta. Espalhe as representações dos animais em tamanho grande sobre as mesas, nas paredes e em varais. Distribua os livros com imagens de insetos em outro canto, pode ser sobre uma mesinha, na altura das crianças. Coloque papel crepom verde e marrom, folhas e galhos, nos cantos da sala, simulando um jardim. Exiba o vídeo e deixe reservado os sons de jardim e um espaço para roda de conversa ao final da atividade.

Tempo sugerido:

Aproximadamente uma hora e 20 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. As crianças conversam sobre os bichos e outras explorações que estão fazendo? Quais informações trocam entre si? Elas escutam o que o colega está falando ou mostrando?

2. Durante o passeio ao jardim e a brincadeira, como interagem entre com outras crianças? Disputam materiais e espaços? Precisam de apoio para resolver conflitos?

3. Durante a roda de conversa, as crianças procuram ouvir os colegas? Esperam sua vez para se comunicar? Conseguem trazer elementos da exploração anterior para o diálogo em grande grupo? Quais as maiores dificuldades que encontram?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e as diferenças de cada criança ou do grupo. Apoie as crianças que, por ventura, ainda não se movimentam com muita destreza a caminhar e a explorar os materiais expostos. Fique atento aos pequenos que não se sentem à vontade para explorar o ambiente ou que tenham medo. Converse com eles e incentive que observem os colegas e sejam apoiados por eles. Se necessário, pegue na mão dessas crianças e fale que você também vai conhecer os bichinhos de jardim, sempre com respeito e sensibilidade. Estimule as crianças maiores a apoiar as menores.

O que fazer durante?

1 – Receba as crianças no espaço que você organizou e comunique a elas que irão fazer um passeio ao jardim da escola, em pequenos grupos, sendo um grupo de cada vez, enquanto os outros farão exploração de livre escolha de acordo com suas preferências, com outro profissional, no espaço organizado na sala (elas podem, se preferirem, ficar vendo o vídeo enquanto o grupos revezam). Conduza os grupos até o jardim e dê oportunidade para que as crianças procurem à vontade pelos bichinhos. Pergunte se estão vendo bichos diferentes ou sentindo falta de algum visto em outro jardim, incentivando-as a se expressar de diversas formas. Cuide para que todas possam experimentar as possibilidades e observe se brincam com os bichinhos. Avise que voltarão à sala e que, em outro dia, poderão fazer uma nova visita.

2 – Incentive as crianças a pegar, tocar, acariciar, manipular e investigar os bichinhos de jardim que estão por ali, sempre estando atento, às ações delas e ao que comunicam sobre suas descobertas. Acolha as crianças que, por algum motivo, se assustarem ou chorarem. Fale aos pequenos que está tudo bem e que você está ali. Passe confiança as crianças e dê colo, se necessário.

Possíveis falas do professor neste momento: Ao observar que alguma criança se assusta com as imagens dos bichos, você deve se aproximar com carinho e dizer: O que você acha de brincarmos com aquele bichinho? Vamos comigo? Deixa eu te apresentar alguns bichinhos. Você vai gostar!

3 – Depois de todos os grupos participarem da visita, de volta à sala, desligue o vídeo e ligue o som ambiente. Incentive as crianças a andar andem e explorar livremente os recursos disponíveis. Caminhe com o grande grupo e, aos poucos, vá mostrando brevemente o que há no espaço. Inicialmente, observe as reações e o comportamento da turma. Note se as crianças ficam inseguras e se exploram o espaço. Fique atento também se elas apenas observam ou se interagem com o ambiente, com os materiais e com os colegas e como fazem isso.  Se você colocou sons de pássaros ou ruídos, perceba se há interação com esses sons; se as crianças imitam, dançam ou brincam por iniciativa própria. 

4 – Convide-as em pequenos grupos a explorar com você o espaço. Perceba e estimule as interações entre as crianças, promovendo conversas sobre o que mais as interessa, o que mais causa medo, se há ajuda entre elas, se trocam materiais, experiências, se contam ou criam enredos nas brincadeiras etc. Manipule os livros de insetos com as crianças, chame atenção delas para as imagens e converse sobre as características dos bichinhos, se necessário. Fique atento às falas das crianças, deixando-as que conduzam suas próprias conversas e responda de forma simples às perguntas que surgirem.

Possíveis falas do professor neste momento: Tudo bem? Você já viu ou foi a um jardim? Quem já foi a um jardim? O que vocês viram lá? Olha só, que borboleta colorida! Você já viu outras borboletas? Como elas eram? Você já viu uma minhoca de verdade? Parecia com essa? Olha só! Você encontrou a joaninha, como ela é? Você quer ir comigo olhar o que tem nas imagens? Vamos juntos? Caso a criança, não queira, respeite e pergunte: Posso trazer um bichinho para brincar com você?

5 – Perceba o interesse das crianças e se necessário, deixe que explorem autonomamente o espaço por mais alguns instantes. Após aproximadamente 30 minutos de exploração, fale para elas que em dez minutos esse momento terminará e que irão se sentar em roda para compartilhar com os colegas como foi a experiência de ver os bichinhos. Após esse tempo, anuncie o fim desse momento, convidando-as para se dirigirem ao espaço da roda de conversa com uma cantiga que já conheçam.

6 – Permita que se sentem autonomamente em um grande grupo e colabore com quem precisar. Inicie uma conversa perguntando o que acharam de ver os bichinhos no jardim e de brincar com eles. Questione se já tinham visto alguns, de qual bichinho mais gostaram, o que sentiram ao olhar para eles, se foi divertido etc. Deixe que compartilhem impressões, sentimentos e descobertas, sempre incentivando aqueles que são mais quietos a participar também. Retome algumas brincadeiras das crianças, aspectos do vídeo ou algumas explorações observadas e as ouça, observando as expressões daquelas que não se manifestam oralmente: se apontam, se balbuciam e expressam-se de outras formas. Verbalize o que eles estão comunicando.

Para finalizar:

Conte a elas que, em outro dia, irão ver novamente esses bichinhos no jardim da escola ou até em outro jardim. Diga ainda que, junto com a família, vão continuar conhecendo os bichos de jardim. Que podem procurar imagens, ver vídeos, que tenham os bichos vistos na sala e outros bichinhos. Comente que em outro dia vão compartilhar isso com os colegas.

Desdobramentos

Em outro momento você pode levar as crianças para a sala multimídia, caso haja esse espaço na escola, ou providenciar, na própria sala, equipamento audiovisual, para exibir outro vídeo de bichos de jardim e permitir às crianças continuar apreciando esses bichinhos, percebendo como vivem, suas características etc.

Para ajudar os profissionais na área de saúde e educação, a Neuropsicopedagoga Clínica e Mestre em Educação Renata Bringel, ministra o curso Online Testes de Rastreio para Autismo (TEA) e Atrasos no Desenvolvimento Infantil entre outros. Os cursos online realizados pela Professora Renata estão disponibilizados no site www.renatabringel.com.br

Refêrencia:

Autor: Karla Alessandra Santos Pereira de Souza

Mentor: Nilcileni Aparecida Ebani Brambilla

Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek

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