Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade – TDAH
Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM-5 o TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento definido por níveis prejudiciais de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade-impulsividade. Desatenção e desorganização envolvem incapacidade de permanecer em uma tarefa, aparência de não ouvir e perda de materiais em níveis inconsistentes com a idade ou o nível de desenvolvimento. Hiperatividade-impulsividade implicam atividade excessiva, inquietação, incapacidade de permanecer sentado, intromissão em atividades de outros e incapacidade de aguardar – sintomas que são excessivos para a idade ou o nível de desenvolvimento. Na infância, o TDAH frequentemente se sobrepõe a transtornos em geral considerados “de externalização”, tais como o transtorno de oposição desafiante e o transtorno da conduta. O TDAH costuma persistir na vida adulta, resultando em prejuízos no funcionamento social, acadêmico e profissional.
Desenvolvimento e Curso de crianças com TDAH no DSM- 5
Muitos pais observam pela primeira vez uma atividade motora excessiva quando a criança começa a andar, mas é difícil distinguir os sintomas do comportamento normal, que é altamente variável, antes dos 4 anos de idade. O TDAH costuma ser identificado com mais frequência durante os anos do ensino fundamental, com a desatenção ficando mais saliente e prejudicial. O transtorno fica relativamente estável nos anos iniciais da adolescência, mas alguns indivíduos têm piora no curso, com o desenvolvimento de comportamentos antissociais. Na maioria das pessoas com TDAH, sintomas de hiperatividade motora ficam menos claros na adolescência e na vida adulta, embora persistam dificuldades com planejamento, inquietude, desatenção e impulsividade. Uma proporção substancial de crianças com TDAH permanece relativamente prejudicada até a vida adulta. Na pré-escola, a principal manifestação é a hiperatividade. A desatenção fica mais proeminente nos anos do ensino fundamental. Na adolescência, sinais de hiperatividade (p. ex., correr e subir nas coisas) são menos comuns, podendo limitar-se a comportamento mais irrequieto ou sensação interna de nervosismo, inquietude ou impaciência. Na vida adulta, além da desatenção e da inquietude, a impulsividade pode permanecer problemática, mesmo quando ocorreu redução da hiperatividade.
A paciência é fundamental para entender o indivíduo com TDAH
O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade – TDAH apresenta dificuldades no desempenho da criança e não nas habilidades o que causa dificuldades de aprendizagem no lar e no ambiente escolar. Muitos pais e professores não compreendem esses déficits, gerando muitos conflitos.
Segundo o Dr. Russell A. Barkley, professor e psiquiatra renomado, as pessoas com TDAH geralmente sabem o que devem fazer ou o que deveriam ter feito antes, mas saber lhes traz pouco consolo, pouca influência sobre seu comportamento, e geralmente muita irritação para os outros. O TDAH reduz a capacidade da reflexão sobre as consequências de seus atos.
Como estimular a atenção de crianças com TDAH
Os jogos são fortes aliados em como estimular a atenção de crianças com TDAH. A aprendizagem é um processo de construção dos pensamentos, a motivação está na vontade e desejo de aprender.
Para estimular a atenção e a aprendizagem de quem tem TDAH é muito importante que o transmissor do conhecimento proporcione um ambiente adequado para que esse conhecimento seja construído pelo indivíduo que aprende.
Espaços com atividades lúdicas podem contribuir muito no trabalho pedagógico em chamar a atenção e despertar o interesse em aprender. Com a utilização de jogos educacionais a criança pode experimentar, explorar e vivenciar situações de maneira livre e sem inibição.
Jogos e brincadeiras ajudam crianças com TDAH
Jogos e brincadeiras são elementos importantes para o desenvolvimento e o aprendizado na infância. Os jogos são atividades diversificadas com caráter de entretenimento e que proporciona para quem participa alegria, prazer e satisfação.
Os jogos são divididos em três grupos:
- Espistêmicos – Jogos de brincadeiras associados ao desenvolvimento de habilidades cognitivas.
- Lúdicas – Jogos de brincadeiras associados a habilidades sociais e criativas.
- Jogos com regras – Os jogos com regras permitem as crianças modificações no processo psicológico como percepção e imaginação. Nas brincadeiras é possível transferir a ação imediata para a ação na esfera do pensamento, por meio da imaginação.
Jogos com regras para estimular a atenção de crianças com TDAH
As regras são características essenciais das brincadeiras. Toda brincadeira com situação imaginária, possui regras assim como as brincadeiras com regras possuem situações imaginárias.
Estudiosos dizem que a criança age na área da brincadeira pela linha da menor resistência, ou seja, ela faz o que mais deseja, pois a brincadeira esta ligada à satisfação. Ao mesmo tempo, aprende a agir pela linha de maior resistência: submetendo-se às regras, as crianças recusam aquilo que desejam, pois a submissão às regras e a recusa à ação impulsiva imediata, na brincadeira, é o caminho para satisfação máxima. Se as regras forem seguidas, promete uma satisfação que é bem maior do que o impulso imediato.
Para ajudar os profissionais na área de saúde e educação, a Neuropsicopedagoga Clínica e Mestre em Educação Renata Bringel, ministra o curso Online TDAH, Avaliação e Intervenção entre outros. Os cursos online realizados pela Professora Renata estão disponibilizados no site www.renatabringel.com.br
Referência:
ANDRADE, Rebeca da Silva Campos. Jogos de regras como recurso de intervenção pedagógica na aprendizagem de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. 2016.