Brincando com água no tanque de Areia

Brincando com água no Tanque de Areia traz inúmeras possibilidades. A atividade pode ser repetida trocando os materiais, garrafinhas, potinhos etc.
Brincando com água no Tanque de Areia traz inúmeras possibilidades. A atividade pode ser repetida trocando os materiais, garrafinhas, potinhos etc.

Plano de Aula

Brincando com água no tanque de Areia. Sugestão de idade: 1 ano e 7 meses a 2 anos e 11 meses..

Campos de Experiência:

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; Traços, sons, cores e formas.

Objetivos e códigos da Base

(EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).

(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

Passo a passo: Brincando com água no tanque de Areia

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Construa e mantenha uma rotina de visitação ao tanque de areia. Garanta que a atividade não seja feita no primeiro contato da criança com o tanque, pois ela requer transição e adaptação em relação às diferentes texturas que proporcionam a todo o corpo da criança. Solicite previamente à comunidade e às famílias que enviem garrafas plásticas usadas, devidamente higienizadas, para complementar a experiência.

Materiais:

Garrafas plásticas com fundo e tampa recortados, para que formem um túnel sobre a areia, podendo também estarem cortadas ao meio para servirem de baldes ou potes. Pás, colheres, galhos e baldinhos ou bacias com água (garanta que tenha, ao menos, 1 para cada 2 crianças, para que elas não esperem tanto para manipular a água). Para atividades de transição: bacia com água, alguns outros itens que encontrar, como tampinhas de garrafa, pequenos potes etc. Máquina fotográfica para registro, pano ou toalha para limpar as mãos.

Espaços:

Tanque de areia.

Tempo sugerido:

50 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como as crianças utilizam os diversos objetos na areia? Se atentam para atributos como cor, forma, tamanho e textura? Classificam sua utilização para uma função específica?

2. Como reagem às diferentes texturas da areia em contato com a água?

3. Como exploram o caminho da água percorrendo o tanque de areia?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Garanta que todas as crianças se sintam confortáveis em relação ao contato e exploração com as diferentes texturas que o tanque de areia proporciona. Respeite o interesse, a necessidade e o tempo de cada uma.

O que fazer durante?

1 – Com os itens já dispostos dentro do tanque de areia e as bacias com água posicionadas em torno, permita que o grande grupo adentre o espaço. Por ter diversos itens convidativos, as crianças irão rapidamente iniciar suas explorações, escolhendo como desejam fazer, se querem se agrupar ou se querem explorar o espaço e os objetos de forma individual. Enquanto percorrem o espaço, contextualize dizendo que hoje a brincadeira no tanque de areia terá um elemento especial. Convide-as a observarem para fora do tanque para ver se descobrem o que é. Caso nenhuma criança mencione, mostre as bacias com água e diga que sua manipulação é de livre escolha, podendo usá-la nas brincadeiras com a areia.

2 – Durante a brincadeira, auxilie as crianças que solicitarem ajuda com o despejar da água sob suas explorações na areia, mas permita que elas joguem a água a maneira delas. Aproveite esses momentos para engajar-se junto às crianças em seus jogos como brincante ativo, escave, misture e use os itens. Dessa forma, você poderá observar de perto, e na vivência com elas fornecer modelos para suas brincadeiras, sempre brincando junto com elas. É possível, por exemplo, fazer castelos, túneis, bolinhas de areia molhada, cobrir os objetos com areia, entre outras ações.

Aproveite esses momentos para fotografar e registrar as descobertas e diversas interações das crianças entre si, com os itens, com a areia e a água. Procure perceber se elas selecionam objetos, se os classificam, como os utilizam e como criam brincadeiras.

Possíveis ações do professor neste momento: Caso nenhuma criança tenha explorado essa ação, pegue uma garrafa plástica. Coloque-a sob a areia e escave, direcionando o percurso da água para que passe dentro da garrafa, como um túnel.

Possíveis falas do professor neste momento: Como será que água chegou até aqui? Por onde ela veio? Que legal esse pote que você escolheu! Como dá para usar? Pode me mostrar?

3 – Pela disposição dos itens, há a possibilidade de livre escolha e de transição pelo tanque. Pequenos grupos irão se formar de acordo com os interesses das crianças, assim, conflitos por disputa de objetos e espaço podem surgir. Intervenha de maneira a ouvir as crianças envolvidas na situação. Incentive-as a expressarem seus sentimentos e frustrações, orientando para que juntas possam encontrar resoluções justas para todas. Por exemplo: garanta um tempo para cada uma utilizar o(s) objeto(s) desejados e depois em conjunto, caso considere possível, e assim por diante.

4 – Embora brincadeiras com água e tanque de areia sejam muito atrativas, algumas crianças podem desinteressar-se rapidamente, ou até mesmo não tolerar por muito tempo o contato e textura da areia. Se alguma criança, por qualquer motivo, não se mostrar à vontade, respeite-a, mas não deixe de tentar inseri-la oferecendo seu colo, sua mão, acolhendo e permitindo que ela participe observando suas ações e a dos colegas. Para aquelas que necessitem variar a brincadeira, convide-as para sair do tanque e brincar com as bacias de água e outros itens disponíveis, como tampas de garrafas, potes etc. Deixe que explorem outras formas de brincar com a água.

Tenha também disponível um pano, caso a criança queira limpar-se ou enxugar-se.

Para finalizar:

Chegando próximo ao fim da atividade, antecipe as crianças sobre o encerramento, evitando assim uma finalização brusca que possa gerar frustrações e resistência por parte das crianças para saírem do ambiente. Respeite a transição do envolvimento delas com a brincadeira.

Ao final, peça ajuda das crianças para recolher os itens e deixar o tanque de areia livre para as próximas turmas. Com o grande grupo, tenha um momento de higienização para que lavem as mãos e troquem de roupa, caso seja necessário.

Desdobramentos

O ambiente do Tanque de Areia com água traz inúmeras possibilidades. A atividade pode ser repetida trocando os materiais, utilizando, por exemplo, pequenos pedaços de canos de pvc, peneiras, regadores, forminhas, panelas usadas, garrafinhas e potinhos, criando novas brincadeiras com a água e tornando tudo ainda mais divertido! Uma ideia é fazer vários bolos com as crianças utilizando potes de diferentes tamanhos e larguras, espalhados pelo espaço da areia, e utilizando um balde ou mangueira para fazer uma inundação. As crianças adoram e isso pode ser feito diversas vezes, construindo os bolos e depois utilizando pequenos baldes para inundar.

Para ajudar os profissionais na área de saúde e educação, a Neuropsicopedagoga Clínica e Mestre em Educação Renata Bringel, ministra o curso Online Testes de Rastreio para Autismo (TEA) e Atrasos no Desenvolvimento Infantil entre outros. Os cursos online realizados pela Professora Renata estão disponibilizados no site www.renatabringel.com.br

Referência:

Autor: Deborah Cristina Conceição Paiva

Mentor: Vládia Maria Eulálio Raposo Freire Pires

Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek

Compartilhe:

Telegram
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Twitter
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social Media

Categorias

Outros Artigos

© 2019 Renata Bringel Todos direitos Reservados CNPJ: 30.832.565/0001-04

✍🏽Através do Curso “Terapia ABA na Prática”, você aprenderá as habilidades e técnicas necessárias para se tornar um aplicador. O curso te ajudará a entender e dominar a intervenção nos casos específicos de autismo. É isso que vai tornar você um profissional acima da média.

📲Conhecimento transforma vidas. Clique em “Saiba mais” e garanta sua vaga. Te vejo na aula!

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Inventário Portage Kit de Materiais

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Inventário Portage Kit de Materiais

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Caixa adaptada de materiais para aplicação de ADOS 2

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Caixa de materiais para aplicação de PEP R

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Caixa adaptada de materiais para aplicação de ADOS 2

Para garantir sua VAGA, preencha o formulário abaixo.