Brincadeiras com água – Explorando o boiar e o afundar

Brincadeiras com água por suas características geram diferentes sensações, como prazer, desconforto, frio e refrescância. Objetos em contato com a água se comportam de maneiras distintas.
Brincadeiras com água por suas características geram diferentes sensações, como prazer, desconforto, frio e refrescância. Objetos em contato com a água se comportam de maneiras distintas.

Plano de aula:

Brincadeiras com água – Explorando o boiar e o afundar para crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses). Alinhado a BNCC Código: EI02TS02 EI02ET05.

Campos de Experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; O eu, o outro e o nós.

Objetivos e códigos da Base:

(EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).

(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.

Passo a Passo: Explorando o boiar e o afundar

O que fazer antes?       

Contextos prévios:

Esta atividade envolve de uma vivência em área externa com o uso de água. Escolha uma boa data, para que esteja um clima favorável a esse tipo de atividade, prevenindo eventualidades (como friagem) que possam comprometer a saúde das crianças.

Materiais:

Bacias ou baldes com água e elementos de diferentes formas, pesos e cores (bolas, plásticos, potes, tampas, conchas, garrafas, pedras, galhos, madeira, pequenos brinquedos e peças de jogos de encaixe de diferentes materiais etc.). É importante considerar a variedade materiais e boas quantidades dos que flutuam e dos que afundam. Considere os materiais que existem na escola e outros que podem ser solicitados às famílias. Faça um teste com os objetos para que você mesmo conheça melhor aqueles que boiam ou afundam.

Espaços:

Prepare em ambiente externo um espaço com bacias ou baldes com água e selecione elementos de diferentes formas, pesos e cores como citados nos materiais. Organize as bacias em quantidades razoáveis (de acordo com o número de crianças e tamanho das bacias) para que pequenos grupos se formem em torno delas. Busque organizar o ambiente de forma atrativa para a exploração das crianças, organizando em cestas ou caixotes os materiais e sua variedade, como por exemplo, um recipiente para garrafinhas, potes e tampinhas, outro para elementos da natureza, outro para pequenos brinquedos etc. Pense em uma organização que colabore com a exploração dos pequenos, dando certa distância (de forma que as crianças tenham que se deslocar) entre as bacias com água e os recipientes com os materiais.

Tempo sugerido:

Uma hora.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como as crianças exploram e descrevem os diferentes objetos em contato com a água? Demonstram preferência ou resistência a certas texturas, massas, tamanhos? Quais?

2. De quais maneiras as crianças compartilham objetos e espaços oferecidos? Que tipo de conflitos elas vivenciam?

3. Quais ações demonstram que as crianças percebem as semelhanças e diferenças entre as características dos objetos?

Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Todos os sentidos podem ser explorados em atividades que envolvem água, proporcione a exploração de cada um deles, garantindo assim que os pequenos tenham diversos caminhos para fazer descobertas.

O que fazer durante?

1 Com o ambiente externo organizado, com os baldes ou bacias já com água e com os elementos à disposição das crianças (podendo estar no chão ou sobre uma mesa), traga o grande grupo. Permita que os pequenos transitem pelo o espaço e, à medida que observam os elementos, comece conversando sobre como está o dia, sugira que olhem para cima e observem o céu, e pergunte como se sentem em relação ao clima. A partir das respostas e expressões das crianças, pergunte o que elas gostam de fazer em dias quentes. Neste momento, deixe que elas tragam memórias de experiência anteriores e, a partir de suas respostas, contextualize a atividade. Verifique se expressam interesse ou mencionam brincadeiras com água e, caso não tenham expressado, diga que elas terão diversos objetos com os quais poderão brincar à vontade na água e comente que farão muitas descobertas com essa brincadeira.

Possíveis falas do professor neste momento: Como está o dia hoje? Está fazendo sol? Ou será que vai chover? O que vocês gostam de fazer em dias quentes? Brincar com água? Eu gosto! E vocês? Quem já brincou?

Possíveis ações do professor neste momento: Caminhe com as crianças ao redor dos materiais e pegue algum objeto que esteja ao seu alcance. Possíveis falas do professor neste momento: Eu adoraria brincar com esse objeto na água. O que você acha? Vamos ver?

2 O ambiente deverá ser organizado de forma convidativa, de modo que as crianças possam se posicionar ao redor dos itens dispostos e interajam com a água. Primeiro sugira que todas elas possam pegar um objeto para começar, demonstre modelos nesse momento e atue como brincante. Estimule-as a nomeá-los, indagando sobre o que são e suas características. Permita que explorem os objetos escolhidos em contato com a água. Pequenos grupos de livre escolha irão se formar em torno das bacias ou baldes e brevemente hipóteses irão começar a ser levantadas. Registre as descobertas dos pequenos ao longo da atividade por meio da escuta atenta e faça fotos, pois esse será um dos momentos da experiência em que você conhecerá muitas das percepções das crianças e poderá aproveitar o momento para propor desafios e situações problemas que estimulem o pensamento delas.

Possíveis falas do professor neste momento: Que objetos legais você escolheu! E o que aconteceu com eles na água? Poderia me mostrar como? Olha só, essa pedrinha foi lá para o fundo, afundou! Vamos ver se esse outro objeto também afunda? Quem quer tentar? Esse graveto não afundou, né? Ficou boiando.

3 Durante o momento em que a brincadeira transcorre, esteja próximo das crianças e atento às ações delas, pois elas estarão envolvidas em um jogo de exploração motora dos objetos e é sempre possível garantir maior investigação e exploração por parte delas. Por exemplo, ao brincar junto com as crianças, forneça modelos de como a criança pode explorar os diversos sentidos do corpo, seja ao tocar a água e perceber a sensação que causa, nomeando frio ou calor, seja ao mergulhar um objeto na água e aproximar o rosto para ouvir o som que essa ação produz, seja o observar da água a partir do movimento circular de um galho.

É comum que crianças requisitem o professor ou os colegas para mostrar o que estão fazendo. Esse contato proporciona muito prazer e descontração.

Possíveis ações do professor neste momento: Ao observar um mesmo objeto utilizado por crianças diferentes, por exemplo, um pote, em que uma delas constata que afunda (pois colocou água dentro) e outra criança constata que boia (pois o colocou vazio sobre a água), as aproxime para que possam perceber as diferentes possibilidades de um mesmo item.

4 Tratando-se de uma atividade que envolve diversidade de objetos, alguns conflitos por disputa de espaço em torno da água ou de itens favoritos podem surgir. Esteja atento e direcione as crianças para que encontrem uma solução justa para ambas, seja encontrando um outro objeto de interesse ou mesmo dividindo algum material e explorando-o juntas. Caso seja recorrente, peça ajuda delas para que busquem com o professor novos objetos na área externa para que possam brincar com eles na água.

Para finalizar:

Faça uma grande roda para que as crianças possam se expressar sobre a vivência que tiveram, como se sentiram, se gostaram, o que perceberam, quais as semelhanças e diferenças entre os diversos objetos usados (esteja atento para aquelas que não façam uso da linguagem oral, expressando-se com o corpo). Coloque as bacias mais próximas da roda para que as crianças possam tanto falar como mostrar seus objetos e experiências preferidas. Depois da conversa, convide o grupo para ajudar na organização do ambiente, tirando todos os objetos da água para que possam ser guardados. Dê um destino para a água, que pode ser reutilizada para regar as plantas da escola.

Desdobramentos

Convide as crianças para apreciar as fotos que foram tiradas ao longo da atividade. Peça a elas que apontem os objetos com os quais mais gostaram de brincar e demonstrem o que aconteceu com ele (seja pela fala ou movimento), construindo assim um momento de troca de suas experiências.

A atividade pode ser repetida com objetos diferentes, encontrados na sala de atividades ou nos pertences pessoais dos pequenos. Outra possibilidade é solicitar às crianças que tragam materiais de casa que possam ser explorados em contato com a água.

Para ajudar os profissionais na área de saúde e educação, a Neuropsicopedagoga Clínica e Mestre em Educação Renata Bringel, ministra o curso Online Testes de Rastreio para Autismo (TEA) e Atrasos no Desenvolvimento Infantil entre outros. Os cursos online realizados pela Professora Renata estão disponibilizados no site www.renatabringel.com.br

Referência:

Este plano de atividade foi elaborado pelo Time:

Autor: Deborah Cristina Conceição Paiva

Mentor: Vládia Maria Eulálio Raposo Freire Pires

Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek

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