Jogos e brincadeira Adaptadas estimulam as Habilidades Motoras
Ao brincar e jogar, diversos aspectos são estimulados, desenvolvidos ou aperfeiçoados: a criatividade; a memorização; a cooperação e solidariedade; a concentração; a linguagem; a motivação; a aquisição de conceitos; a motricidade; a capacidade de discriminar, julgar, analisar, tomar decisões e aceitar críticas; a competitividade; a socialização; a confiança em si e em suas possibilidades, o respeito às regras e o controle emocional. As Brincadeiras Adaptadas, levam as crianças a aprenderem a agir em uma esfera cognitiva, dependendo de motivações e tendências internas, e não dos incentivos fornecidos pelos objetos externos (Vygotsky, 1991).
ATIVIDADE | OBJETIVOS |
Gincana – atividades que exigiam um trabalho em equipe composta por 8 tarefas: 1) discriminação de textura, peso e dimensão sem o auxílio da visão; 2) discriminação de visão; 2) discriminação de distância e estimulação motora; 3) discriminação de objetos sem auxílio da visão com ou sem pista; 4) colocar em ordem crescente ou decrescente bolas com diferentes tamanhos; 5) boliche; 6) arremessos livres na cesta de basquete; 7) chute a gol; 8) cabo de guerra. | 1) Estimular sensibilidade epicrítica, discriminar e adquirir conceitos de textura, peso e dimensão; 2) estimular a habilidade motora favorecendo a atividade realizada com membro superior, o agarrar, manusear e jogar, além de desenvolver conceito acadêmico de distância; 3) estimular motricidade e sensibilidade tátil e gnósica; 4) estimular habilidade motora de membros superiores e conceitos matemáticos; 5) estimular habilidade motora, coordenação olho-mão, noções de distância, espaço, força e conceitos matemáticos (adição, subtração); 6) estimular habilidades sensóriomotoras, noções de espaço, distância, coordenação olho/mão, habilidade matemática para somar; 7) desenvolver habilidade motora de membros inferiores, equilíbrio postural, noções de espaço, direção, distância, velocidade, lateralidade (direita, esquerda, frente, atrás), e estimular memória; 8) desenvolver habilidades motoras de coordenação olho/mão, equilíbrio postural, noções de distância e força. |
Corrida carregando uma bola | Estimular habilidade motora dos membros superiores e inferiores, coordenação olho/mão, noções de distância, de espaço, discriminação de cor e trabalho em equipe. |
Mímica | Desenvolver habilidades motoras, coordenação olho/mão, equilíbrio postural, estimular memória e criatividade, habilidade matemática para contar e somar. |
Futebol | Respeitar as regras do jogo, desenvolver habilidades sensório-motoras, correr, coordenação olho/mão, viso/pedal, equilíbrio postural, direção, lateralidade, espaço, estimular manuseio independente da cadeira de rodas, reconhecer noções de tempo, quantidade, grupos, cores. |
Alongamento | Promover o alongamento da musculatura global do corpo, visando ao relaxamento da musculatura e o ganho de amplitude de movimento. |
Mãe da rua | Estimular noção de espaço, direção, lateralidade e tempo; estimular o manuseio independente da cadeira de rodas; desenvolver habilidades motoras: correr, coordenação viso/pedal, olho/mão e equilíbrio postural. |
Vôlei | Respeitar as regras do jogo; conhecer noção de espaço, direção, velocidade, lateralidade e sequência; estimular o manuseio independente da cadeira de rodas; desenvolver habilidades motoras dos membros superiores e inferiores, coordenação olho/mão, viso/pedal, equilíbrio postural; trabalhar em equipe; identificar conceito matemático (quantidade, números, medidas, formas geométricas, adição, par/impar); estimular memória. |
Relaxamento | Promover o relaxamento global do corpo; manter a concentração e atenção; discriminar sons; estimular a criatividade e imaginação; estimular a linguagem. |
Corrida de cadeira de rodas | Desenvolver habilidades motoras de membros superiores, coordenação olho/mão, noção de direção, velocidade, lateralidade, de espaço, estimular o manuseio independente de cadeira de rodas, conhecer conceito matemático (números ordinais). |
Queima | Respeitar as regras do jogo, conhecer noção de espaço e sequência, estimular o manuseio independente da cadeira de rodas, desenvolver habilidades motoras, coordenação olho/mão, viso/pedal, equilíbrio postural, direção, velocidade, lateralidade, trabalhar em equipe, identificar conceito matemático (quantidade, números, medidas, formas geométricas, adição, par/impar); |
Qual é a música? | Esperar e respeitar o momento para participar, identificar cores, conhecer conceito matemático (quantidade, números, adição, par/impar), demonstrar e ampliar o vocabulário através da expressão verbal, desenvolver a capacidade de se comunicar por gestos e expressões, estimular memória. |
Mês | Conhecer e memorizar os meses do ano, estimular diferentes formas de deslocamento, estimular o desenvolvimento da linguagem e saber esperar e respeitar o momento para participar. |
Viagem à lua | Desenvolver atenção, concentração; memória, estimular o desenvolvimento da linguagem e saber esperar e respeitar o momento para participar. |
Handebol | Respeitar as regras do jogo, conhecer noção de espaço e sequência, estimular o manuseio independente da cadeira de rodas, desenvolver habilidades motoras, correr, coordenação olho/mão, equilíbrio postural, direção, velocidade, lateralidade, trabalhar em equipe, identificar cores e conceito matemático (quantidade, números, par/impar). |
Tiro ao alvo | Desenvolver habilidades motoras, coordenação olho/mão, preensão, direção, velocidade, lateralidade, identificar cores e conceito matemático (quantidade, números, medidas, adição, par/impar). |
Oficina de brinquedos | Desenvolver habilidades motoras finas, estimular criatividade, trabalhar conceitos acadêmicos (forma, grandeza, cor, quantidade), estimular noções de espaço e lateralidade, estimular linguagem, reforçar a importância da reciclagem do lixo. |
Futebol em cadeira de rodas | Respeitar as regras do jogo, desenvolver habilidades sensório-motoras, coordenação olho/mão, viso/pedal, equilíbrio postural, direção, lateralidade, espaço, estimular manuseio independente da cadeira de rodas, reconhecer noções de tempo, quantidade, grupos, cores. |
Para ajudar os profissionais na área de saúde e educação, a Neuropsicopedagoga Clínica e Mestre em Educação Renata Bringel, ministra o curso Online Testes de Rastreio para Autismo (TEA) e Atrasos no Desenvolvimento Infantil entre outros. Os cursos online realizados pela Professora Renata estão disponibilizados no site www.renatabringel.com.br
Referência:
BRACCIALLI, Lígia Maria P.; MANZINI, Eduardo José; REGANHAN, Walkiria Gonçalves. Contribuição de um programa de jogos e brincadeiras adaptados para a estimulação de habilidades motoras em alunos com deficiência física. Temas sobre desenvolvimento, v. 13, p. 37-46, 2004.