ADI-R e ADOS-2 Instrumentos para rastreio do Autismo “Padrão Ouro”

ADOS -2 – Escala de Diagnóstico do Autismo e a ADI-R - Entrevista de diagnóstico de autismo revisada, são considerados avaliações diagnósticas “Padrão Ouro” para autismo.

Desde o final do século 20 médicos pesquisadores vêm, criando instrumentos como, questionários para entrevistas, escalas e cronogramas para observação do desenvolvimento da criança Autista.  A intenção é de uniformizarem as avaliações e os diagnósticos pelo mundo.  

O Autism Diagnostic Observation Schedule (ADOS -2) – Escala de Diagnóstico do Autismo e a Autism Diagnostic Interview – Revised (ADI-R) – Entrevista de diagnóstico de autismo revisada, são considerados avaliações diagnósticas “Padrão Ouro” para autismo. Criado como ferramentas para pesquisas ganhou um amplo uso clínico, o pacote de avaliação ADOS-2 / ADI-R foi desenvolvido especialmente para a identificação do TEA.

ADI e ADI-R

ADI – Autism Diagnostic Interview (Entrevista de diagnóstico de autismo) teve sua primeira apresentação em 1989 pelos médicos pesquisadores Ann Le Couteur , Michael Rutter , Catherine Lord , Patricia Rios , Sarah Robertson , Mary Holdgrafer & John McLennan .  A ADI desenvolveu uma entrevista padronizada bastante completa com base no investigador, para cuidadores de crianças e adultos para os quais o autismo possa ser um possível diagnóstico.

Em 1994 teve uma nova versão a ADI-R Autism Diagnostic Interview-Revised Entrevista de diagnóstico de autismo revisada. A entrevista foi reorganizada, encurtada e apropriada para crianças com idade mental de 18 meses até a idade adulta.

A ADI-R foi criada a partir de critérios do DSM – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais e da CID – Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde. Seu foco está dividido em 3 áreas principais; Qualidades da Interação Social Recíproca; Comunicação e Linguagem; Comportamentos Restritos, Repetitivos e Estereotipados.

ADI-R versão Brasileira

Dra. Michele Michelin Becker pesquisadora, pediatra e neurologista Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, traduziu e validou para sua  dissertação de mestrado, a ADI-R  Autism Diagnostic Interview- Revised (Entrevista de diagnóstico de autismo revisada) para o Diagnóstico e Avaliações de Autismo no Brasil, em 2009.

Essa versão traduzida, validada e adaptada para os padrões sociais e culturais brasileiros é constituída de 111 tópicos dividida em 6 seções. É indicada para os pais e cuidadores de crianças com mais de 5 anos de idade.

A primeira parte baseia-se em informações gerais sobre o paciente e sua família. O objetivo é preparar o entrevistador para as próximas perguntas. Quanto mais detalhada e personalizada a entrevista melhor o resultado. Fazer a família recordar dos primeiros sinais de problemas no desenvolvimento, onde moravam, aniversários se o paciente frequentava escolinha.

A segunda parte identifica o desenvolvimento precoce e como ficou marcado.

A terceira, a quarta e a quinta parte são formadas por perguntas na área clínica da manifestação do Autismo; Déficits de Comunicação; Déficits de Interação Social e Comportamento Repetitivo e Estereotipado.

A sexta parte investiga problemas gerais de comportamento.

Segundo os pesquisadores o tempo médio para a aplicação do ADI-R por profissionais bem treinados é de 1h30 a 2h30 podendo levar pouco mais de tempo para crianças maiores e adultos.

ADOS

Autism Diagnostic Observation Schedule ADOS (Escala de Diagnóstico do Autismo) desenvolvido pela Dra Catrerine Lord e pelo Dr Michael Rutter durante estudo científico sobre o Autismo em 1989.

O ADOS foi desenvolvido para observar e avaliar comportamentos da comunicação e aspectos sociais em crianças e adultos com suspeita de Autismo. Um protocolo padronizado e semiestruturado. A princípio observava apenas crianças com fluência verbal. Mais tarde para melhorar a precisão do diagnóstico houve uma resisão para crianças a partir de 12 meses de idade com pouca ou nenhuma linguagem ADOS-2. O objetivo era observar de forma padronizada um comportamento espontâneo.

ADOS-2

O ADOS-2 publicado pela Western Psychological Serviços (WPS) e ainda não há para o português do Brasil. Apesar de não ter sido validado pelo Conselho Federal de Psicologia do Brasil seu uso é muito utilizado para avaliações e diagnósticos de TEA. Devido a sua abrangência ele é considerado o mais completo instrumento de rastreio para identificação e acompanhamento do Autismo.

A Escala de Diagnóstico do Autismo avalia os domínios de comunicação, interação social, jogos e imaginação, comportamentos restritos e repetitivos. Esta dividida em 5 módulos que variam de acordo com o nível de linguagem;

Modulo T – Crianças de 12 a 30 meses de idade com um nível de linguagem que vai desde a ausência de fala ao uso de expressões simplificadas.

Módulo 1 – Crianças não verbais ou que podem usar palavras isoladas a partir dos 31 meses de idade.

Módulo 2 – discurso de frase de maneira consistente ou não, expressões ecolalicas com 3 palavras, pretendido para qualquer idade e crianças com ou sem fluência verbal com menos de 3 anos de idade.

Módulo 3 – Criança ou adolescente com fala fluente que ainda brincam com brinquedos (geralmente até 16 anos de idade).

Módulo 4 – Adolescentes e Adultos com fala fluente.

Tempo de aplicação de 40 a 60 minutos.

Como aplicar ADI-R e ADOS-2

A Dra. Catharine Lord diz que: ”Atualmente, acredito que o maior valor do ADOS é ajudar os médicos e as famílias a entender as conceituações atuais do autismo e discutir como cada criança se encaixa – ou não se encaixa – nessas construções, especialmente com o tempo”.

Para ajudar os profissionais na área de saúde e educação, a Neuropsicopedagoga Clínica e Mestre em Educação Renata Bringel, ministra um curso onde apresenta Testes de Rastreio para Autismo (TEA) e Atrasos no Desenvolvimento Infantil. Os cursos online realizados pela Professora Renata estão disponibilizados no site www.renatabringel.com.br   

Referencias:

BECKER, Michele Michelin. Tradução e validação da entrevista Autism diagnostic interview-revised (ADI-R) para diagnóstico de autismo no Brasil. 2009.

PACÍFICO, Maria Clara et al. Evidências preliminares do processo de validação da Autism Diagnostic Observation Schedule (ADOS): tradução, adaptação transcultural e equivalência semântica para a versão em português do Brasil. Trends in Psychiatry and Psychotherapy, v. 41, n. 3, p. 218-226, 2019.

Journal of Autism and Developmental Disorders volume 19 , Páginas363-387 ( 1989 )

Journal of Autism and Developmental Disorders volume 24 , Páginas659-685 ( 1994 )

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2 respostas

  1. Bom dia Renata! Tudo bem?

    Aproveito para parabenizar suas aulas que são ótimas!

    Sobre as escalas :ADIR e ADOS-2, legalmente falando, nós psicólogos, poderíamos usar nas avaliações neuropsicológicas?

    Outra dúvida é como podemos comprar o material.

    Obrigada!

    1. Olá Fabiana, obrigado pelo feedback. Pode ser utilizado na avaliação neuropsicológica como atividades neuropsicológicas ou atividades complementares. O material para aplicação (o kit com os objetos) é direto comigo no whats (83) 98600 5885.

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