Definição de memória
Segundo os psicólogos estudiosos Dr. Alan Baddeley e Dra. Barbara A. Wilson a memória consiste em uma habilidade que nos permite adquirir, reter e utilizar informações, podendo ser entendida como um conjunto de habilidades relacionadas à aquisição, armazenamento e recuperação de informações, mediadas por diferentes módulos do sistema nervoso, que funcionam de forma cooperativa e ao mesmo tempo independente, gerando vários Tipos de Memórias.
A memória faz parte do que somos e do que poderemos ser, pois cada lembrança guardada em nossas memórias, recordada ou esquecida faz com que sejamos seres únicos, uma vez que, a mesma situação presenciada por várias pessoas será armazenada de forma distinta, levando a pontos de vista diferentes que, por sua vez, trarão recordações diferentes. O conjunto de memórias de cada pessoa influencia a sua personalidade. Devido a essa característica, nenhuma pessoa é capaz de ser igual à outra.
Tipos de Memória
Várias informações presentes no cérebro são utilizadas no resgate da memória, podendo ser classificadas quanto ao tipo de estímulo. Nesse âmbito, elas podem ser visuais, táteis, auditivas, gustativas ou olfativas, em relação ao critério temporal: Memória de Curto Prazo, Memória de Longo Prazo e Memória de Trabalho e ao conteúdo da informação armazenada: Memória Explícita, Memória Implícita e Memória Prospectiva entre outras.
Tipo de Memória: Memória Explícita (declarativa)
Refere-se às lembranças que podem ser trazidas com relativa facilidade à consciência, estando acessível a outros processos cognitivos. As lembranças armazenadas nesse tipo de memória podem ser declaradas verbalmente (por ex.: fatos, nomes, acontecimentos, etc).
Subdivide-se em dois tipos: memória episódica e memória semântica. A primeira envolve o registro de informações acerca das experiências factuais, sendo suas coordenadas eminentemente espaço-temporais. Já a memória semântica faz referência aos conceitos e conhecimentos aprendidos na ausência de um referencial temporal ou contextual específico. É o armazenamento de conhecimentos gerais do mundo, não estando associada a um contexto isolado.
Tipo de Memória: Memória Implícita (procedural)
Envolve a memória para procedimentos e informações automatizadas. Consiste no armazenamento de informações em um nível perceptual e inconsciente, ou seja, que não pode ser trazido com facilidade à consciência, como por exemplo: conhecimentos motores e sensoriais e habilidades automatizadas (por ex.: habilidade de falar de acordo com regras gramaticais, andar de bicicleta, amarrar sapato etc).
Tipo de Memória: Memória Prospectiva
É o tipo de memória responsável pelo armazenamento de informações factuais referentes a ações que deverão ser executadas em um tempo futuro. Envolve, por exemplo, lembrar-se de realizar as providências para uma viagem que irá acontecer.
Tipo de Memória: Memória de Longo Prazo
Envolve o critério de tempo de armazenamento das informações. Essa memória permite a recuperação de informações mesmo após décadas do momento em que foram armazenadas, sendo os limites de sua capacidade desconhecidos. É responsável pela formação e consolidação de um arquivo latente de lembranças, que pode permanecer fora do circuito consciente até que as circunstâncias exijam.
Tipo de Memória: Memória de Curto Prazo
Envolve a codificação e o armazenamento de uma informação por um curto período de tempo (segundos ou minutos) para que as mesmas sejam utilizadas, descartadas ou mesmo organizadas para um armazenamento mais prolongado.
Tipo de Memória: Memória de Trabalho
Consiste na habilidade de armazenar temporariamente uma informação (Memória de Curto Prazo) e simultaneamente realizar operações cognitivas complexas e manipular informações. É formada por quatro componentes: a) Executivo central: é o controlador da atenção. Não possui especificidade modal e supervisiona informações dos outros sistemas; b) Circuito Fonoarticulatório: codifica informações fonéticas de forma temporal e sequencial; c) Registro visuo-espacial: codifica a informação por um componente visual e outro espacial; d) Alça episódica: responsável por um armazenamento temporário de informações provenientes de sistemas subsidiários (executivo central) e pela integração das informações provenientes da memória de longo prazo.
Para ajudar os profissionais na área de saúde e educação, a Neuropsicopedagoga Clínica e Mestre em Educação Renata Bringel, ministra um curso onde apresenta Testes de Rastreio para Autismo (TEA) e Atrasos no Desenvolvimento Infantil. Os cursos online realizados pela Professora Renata estão disponibilizados no site www.renatabringel.com.br
Referência:
Baddeley, A., & Wilson, B. A. (2002). Prose recall and amnesia: Implications for the structure of working memory. Neuropsychologia, 40(10), 1737-1743. doi: : http://dx.doi.org/S0028393201001464
GOLINO, Mariana Teles. Treino de memória para idosos: uma revisão dos estudos brasileiros. 2017. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Feira de Santana.