O que sabemos sobre os animais diurnos e noturnos?

O que sabemos sobre os animais diurnos e noturnos? Estabeleceremos relações entre as diferenças de comportamentos e características entre os animais diurnos e noturnos.

Plano de aula

O que sabemos sobre os animais diurnos e noturnos? Sugestão de idade – 1º ano do Ensino Fundamental.

Objetivos de aprendizagem

Identificar e comparar características e modos de vida entre os animais diurnos e noturnos.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF01CI06) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.

Materiais necessários para a aula: fichas para impressão, cola ou fita crepe, papel pardo e canetinha.

Título da aula:

O que sabemos sobre os animais diurnos e noturnos?

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia o tema da aula para a turma. Comente que na aula de hoje vamos identificar os diferentes modos de vidas e o que diferenciam os animais diurnos e noturnos.

Contexto

Você sabia?

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Leia o texto abaixo e contextualize com a turma de uma forma geral o que são animais diurnos e noturnos. Enfatize que essa classificação é mais uma forma de perceber como as sucessões dos dias e das noites orientam os hábitos diários dos animais.

VOCÊ SABIA…

… que existem animais com hábitos totalmente noturnos? Isso mesmo! Existem animais que dormem durante o dia e desenvolvem suas ações predominantemente a noite. Como também temos animais como nós, seres humanos que dormem durante a noite e ficam acordados durante o dia, que são chamados de animais diurnos.

Essa definição se dá para cada tipo, cada espécie, levando em consideração os hábitos de cada um. Portanto, assim como os seres humanos ou outros seres vivos também determinam seus ritmos de atividades diárias de acordo com a sucessão de dias e noites.

Em seguida, converse com as crianças exemplos de animais noturnos e diurnos: “Alguém saberia me falar o nome de um animal com hábitos diurnos e outro com hábitos noturnos”?

Questão disparadora

Quais características classificam os animais de hábitos noturnos e diurnos?

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora para os alunos. Deixe-os que falem livremente suas possibilidades. Não responda aos questionamentos agora, apenas observe os conhecimentos que os alunos demonstram e anote no quadro.

Mão na Massa

Fichas sobre os animais (material complementar)

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações: Organize a sala em seis grupos. Explique para a turma que cada grupo ouvirá uma curiosidade de um animal, em seguida, o grupo precisa conversar e definir se o animal melhor se classifica no grupo de animais diurnos ou no grupo de animais noturnos. Desenhe em um papel pardo um quadro com o desenho de um Sol e de uma Lua, explique que o Sol refere-se aos animais que predominam seus hábitos diurnos e a Lua simboliza os hábitos noturnos. Peça que uma criança do grupo cole a ficha do lugar correspondente escolhido pelo grupo, conforme classificaram o animal. Leia uma ficha por vez e faça a mediação da reflexão quando necessário, sempre enfatize que os hábitos dos animais acontecem com a sucessão dos dias e das noites e determinam seus ritmos de vida.

Foto: Ilustração

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Explore o quadro concluído, leia todos as fichas classificados pelos animais diurnos e, em seguida, leia dos animais noturnos e discuta com a turma se existem dúvidas ou necessidade de alguma alteração. Faça uma sistematização com as principais características que diferenciam os animais diurnos e noturnos. Retome com os alunos a questão disparadora, procure identificar e anotar os comentários de cada um para futuras intervenções. Finalize a aula enfatizando alguns exemplos de como a sucessão de dias e noites orientam o ritmo das atividades dos diferentes animais.

Para ajudar os profissionais na área de saúde e educação, a Neuropsicopedagoga Clínica e estre em Educação Renata Bringel, ministra o curso Online Testes de Rastreio para Autismo (TEA) e Atrasos no Desenvolvimento Infantil entre outros. Os cursos online realizados pela Professora Renata estão disponibilizados no site renatabringel.com.br

Referência:

Professor-autor: Cibele Diogo Kimura.

Mentor: Lisandra Amaral.

Especialista: Margareth Polido.

Compartilhe:

Telegram
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Twitter
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outros Artigos

© 2019 Renata Bringel Todos direitos Reservados CNPJ: 30.832.565/0001-04

✍🏽Através do Curso “Terapia ABA na Prática”, você aprenderá as habilidades e técnicas necessárias para se tornar um aplicador. O curso te ajudará a entender e dominar a intervenção nos casos específicos de autismo. É isso que vai tornar você um profissional acima da média.

📲Conhecimento transforma vidas. Clique em “Saiba mais” e garanta sua vaga. Te vejo na aula!

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Inventário Portage Kit de Materiais

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Inventário Portage Kit de Materiais

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Caixa adaptada de materiais para aplicação de ADOS 2

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Caixa de materiais para aplicação de PEP R

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Caixa adaptada de materiais para aplicação de ADOS 2

Para garantir sua VAGA, preencha o formulário abaixo.