O que fazemos de dia e o que fazemos à noite?

O que fazemos de dia e o que fazemos à noite? Vamos estabelecer as relações entre sucessões de dias e de noites, por meio de associações de situações e práticas diárias da vida da própria criança.
O que fazemos de dia e o que fazemos à noite? Vamos estabelecer as relações entre sucessões de dias e de noites, por meio de associações de situações e práticas diárias da vida da própria criança.

Plano de aula

O que fazemos de dia e o que fazemos à noite?  Sugestão de idade – 1º ano do Ensino Fundamental – Ciências

Objetivos de aprendizagem

Estabelecer relações entre sucessão de dias e noites associando-os em situações de vida e práticas diárias da própria criança.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF01CI06) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e de noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.

Materiais necessários para a aula: Vídeo Dia e Noitetrilha montada antecipadamente e dado.

Título da aula:

O que fazemos de dia e o que fazemos à noite?

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula para a turma. Comente que hoje vocês irão refletir sobre como percebem a sucessão dos dias e das noites, por meio das situações diárias.

Vamos pensar no nosso dia e na nossa noite?

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Projete o vídeo “Dia e Noite”. Peça que as crianças assistam a ele atentamente, em seguida, promova uma breve discussão sobre o que entenderam. Nesse primeiro momento, pode ser que apareçam percepções distintas.

Projete novamente o vídeo e direcione a discussão para as diferentes situações representativas do dia e da noite:

  • Quais atividades apresentadas no vídeo foram realizadas durante o dia? E durante a noite?
  • Vocês conseguiram perceber que sempre que um dia acaba vem à noite?

Questão disparadora

Será que fazemos diferentes tarefas de acordo com o período do dia?

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora para os alunos. Deixe que falem livremente sobre suas possibilidades. Não responda aos questionamentos agora, apenas observe os conhecimentos que os alunos demonstram e os anote no quadro.

Mão na massa

Foto: Divulgação

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Organize a sala em pequenos grupos. Leve os alunos para um lugar amplo da escola (pode ser na quadra, no pátio ou dentro da própria sala, afastando as carteiras). Monte a trilha, conforme sugestão, desenhando ou colando folhas para montar o percurso.

TRILHA DIA E NOITE

Regras para o jogo:

  • Cada grupo deve eleger um representante responsável por movimentar o dado e mover o peão no tabuleiro (o peão pode ser feito como copos descartáveis já usados ou qualquer objeto pequeno na sala de aula).
  • Coloque os peões na casa inicial.
  • Decidam qual o grupo que iniciará o jogo.

Como jogar:

  • A criança deve jogar o dado e deslocar o peão do grupo para a casa correspondente ao número indicado no dado.
  • Ao cair na casa do “sol” o grupo deve falar uma situação que represente habitualmente o dia.
  • Ao cair na casa da “lua” o grupo deve falar uma situação que represente habitualmente a noite.
  • Se cair nas casas com escritas, o grupo deve dizer se essa situação é realizada durante o dia ou durante a noite.
  • Na casa branca, o grupo poderá escolher uma situação e dizer se representa a noite ou o dia.
  • O jogo prossegue até chegar ao final da trilha.

Importante: As crianças podem exemplificar por meio de tarefas realizadas durante o período, alguma profissão, exemplos de animais diurnos e noturnos conhecidos, como a cidade se comporta durante o dia e durante a noite, entre outros exemplos. Nesse momento é importante que aconteça uma reflexão de como a sucessão de dias e noites orientam o ritmo das atividades dos seres humanos e de outros seres vivos.

Conforme os estudantes jogam, seja o mediador das reflexões. Provavelmente será mais fácil para as crianças citar exemplos que representem o dia. Dessa forma, as auxilie na conclusão que nós, seres humanos, temos mais hábitos diurnos do que noturnos. Anote os exemplos trazidos pelos alunos para o momento da sistematização da aula.

Sistematização

Esse jogo foi muito divertido! Juntos, aprendemos vários exemplos de como a sucessão de dias e noites orientam o ritmo das atividades dos seres humanos e de outros seres vivos.

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Ao retornar para sala, liste no quadro os exemplos trazidos pelos alunos classificando-os em dia e noite. Esse é um momento para refletir sobre o que aprenderam e de sanar possíveis dúvidas que ainda possuem. Pergunte às crianças se lembram de mais alguns exemplos para completar a tabela.

Retome com os alunos a questão disparadora, procure identificar e anotar os comentários de cada um para futuras intervenções. Finalize a aula enfatizando alguns exemplos de como a sucessão de dias e noites orientam o ritmo das atividades dos seres humanos e de outros seres vivos.

Para ajudar os profissionais na área de saúde e educação, a Neuropsicopedagoga Clínica e estre em Educação Renata Bringel, ministra o curso Online Testes de Rastreio para Autismo (TEA) e Atrasos no Desenvolvimento Infantil entre outros. Os cursos online realizados pela Professora Renata estão disponibilizados no site renatabringel.com.br

Referência:

Professor-autor: Cibele Diogo Kimura.

Mentor: Lisandra Amaral.

Especialista: Margareth Polido.

Compartilhe:

Telegram
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Twitter
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outros Artigos

© 2019 Renata Bringel Todos direitos Reservados CNPJ: 30.832.565/0001-04

✍🏽Através do Curso “Terapia ABA na Prática”, você aprenderá as habilidades e técnicas necessárias para se tornar um aplicador. O curso te ajudará a entender e dominar a intervenção nos casos específicos de autismo. É isso que vai tornar você um profissional acima da média.

📲Conhecimento transforma vidas. Clique em “Saiba mais” e garanta sua vaga. Te vejo na aula!

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Inventário Portage Kit de Materiais

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Inventário Portage Kit de Materiais

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Caixa adaptada de materiais para aplicação de ADOS 2

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Caixa de materiais para aplicação de PEP R

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Caixa adaptada de materiais para aplicação de ADOS 2

Para garantir sua VAGA, preencha o formulário abaixo.