Marcos do Desenvolvimento Visual

Marcos do Desenvolvimento Visual são primordiais, pois a visão possibilita a união entre as atividades motoras, perceptivas e mentais.

Avaliar os Marcos do Desenvolvimento Visual constantemente é fundamental, pois os primeiros anos de vida da criança são considerados períodos críticos para o desenvolvimento da visão.

Desenvolvimento infantil

O desenvolvimento infantil é um processo que envolve o amadurecimento neurológico e as aquisições das habilidades motora, afetiva, cognitiva e social, sendo este considerado um processo sequencial e contínuo, no qual as crianças adquirem aptidões que progridem de movimentos simples para altamente estruturados e complexos (WILLRICH; AZEVEDO; FERNANDES, 2009).

Desenvolvimento visual

Para a maturação do sistema visual é necessário experiências visuais durante a evolução do bebê. A visão vai aprimorando conforme os estímulos oferecidos durante o desenvolvimento da criança. Em contrapartida, sua privação pode levar a alterações anatômicas, comportamentais, cognitivas e funcionais.

O sistema ocular, mesmo completo, é considerado imaturo, por isso necessita de um período de maior plasticidade para o desenvolvimento de determinadas funções visuais.

Avaliação precoce dos Marcos do Desenvolvimento Visual

A avaliação precoce dos Marcos de desenvolvimento visual necessita de uma atuação vasta, desde atenção básica até o atendimento em serviços especializados de alta complexidade. A cooperação multidisciplinar requer ações para promoção de saúde, medidas de prevenção, diagnóstico e tratamento precoce, além do acesso a serviços de atendimento a pessoas com baixa visão, educação especial, habilitação/reabilitação.

Os primeiros anos de vida da criança são considerados períodos críticos para o desenvolvimento da visão. O objetivo principal da avaliação da visão funcional é qualificar o impacto da perda visual sobre as competências relacionadas com a visão e as habilidades individuais dos bebês no que se refere ao seu desenvolvimento global (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE, 2015).

O que abrange os Marcos do Desenvolvimento Visual

O desenvolvimento visual passa por estágios, inicia com o estabelecer contato de olho, movimentar os olhos para buscar o estímulo visual, sorrir para as pessoas, reconhecimento dos pais e de objetos, respostas para expressões faciais, seguimento de objetos e pessoas, piscar para objetos que se aproximam do campo visual, imitação de brincadeiras, compreensão de gestos e apontar para objetos desejados.

 Nas primeiras semanas de vida, tanto retina, quanto as vias ópticas e córtex visual têm um rápido desenvolvimento, sendo o 1º ano de vida o período evolutivo de maior importância. Até os 4 anos, há um refinamento do desenvolvimento das funções visuais que se completa entre 9 a 10 anos de idade.

Principais Marcos do Desenvolvimento Visual

Principais marcos do desenvolvimento visual até o 3° ano de vida:

 IDADE:30 a 34 semanas de idade gestacional – COMPORTAMENTOS VISUAIS PRESENTE: Reação pupilar à luz, fechar as pálpebras diante de luz intensa e reflexo de fixação.

IDADE: Ao nascimento – COMPORTAMENTOS VISUAIS PRESENTE: Busca da fonte luminosa, fixação visual presente, mas breve, tentativas de seguir objeto em trajetória horizontal.

IDADE: 1 mês – COMPORTAMENTOS VISUAIS PRESENTE: Contato visual e fixação visual por alguns segundos, seguimento visual em trajetória horizontal em arco de 60 graus, preferência por objetos de alto contraste e figuras geométricas simples.

IDADE: 2 meses – COMPORTAMENTOS VISUAIS PRESENTE: Fixação estável e muito bem desenvolvida, inicia coordenação binocular, seguimento visual em trajetória vertical, interesse por objetos novos e com padrões mais complexos, inicia sorriso social.

IDADE: 3 meses – COMPORTAMENTOS VISUAIS PRESENTE: Desenvolve acomodação e convergência, inicia observação das mãos e faz tentativas de alcance para o objeto visualizado. Até o 3° mês, a esfera visual é de 20 a 30 centímetros.

IDADE: 4 meses – COMPORTAMENTOS VISUAIS PRESENTE: Pode levar a mão em direção ao objeto visualizado e agarrá-lo.

IDADE: 5 a 6 meses – COMPORTAMENTOS VISUAIS PRESENTE: Fixa além da linha média, aumento da esfera visual, capaz de dissociar os movimentos dos olhos dos movimentos de cabeça, acuidade visual bem desenvolvida, reconhece familiar, amplia o campo visual para 180 graus, movimentos de busca visual são rápidos e precisos. Pode apresentar desvio ocular, mas, se for persistente, é necessária avaliação oftalmológica.

IDADE: 7 a 10 meses – COMPORTAMENTOS VISUAIS PRESENTE: Interessa-se por objetos menores e detalhes, interessa-se por figuras, esfera visual bastante ampliada, busca e reconhece objetos parcialmente escondidos.

IDADE: 11 a 12 meses – COMPORTAMENTOS VISUAIS PRESENTE: Orienta-se visualmente no ambiente familiar, reconhece figuras, explora detalhes de figuras e objetos, comunicação visual é efetiva.

IDADE: 12 a 24 meses – COMPORTAMENTOS VISUAIS PRESENTE: Atenção visual, aponta para o objeto desejado, mesmo que esteja à distância, muda o foco de visão de objetos próximos para distantes com precisão, identifica em si, no outro ou em bonecos as partes do corpo, reconhece o próprio rosto no espelho, reconhece lugares, rabisca espontaneamente.

IDADE: 24 a 36 meses – COMPORTAMENTOS VISUAIS PRESENTE: Tenta copiar círculos e retas, constrói uma torre com três ou quatro cubos. Percepção de profundidade está quase completa.

Marcos do Desenvolvimento Visual e os Indicadores de Risco

Indicadores de Risco visual para o recém-nascido ou lactente:

• Fatores hereditários: catarata, retinoblastoma, glaucoma e outros problemas oculares familiares.

• Infecções: doenças do grupo “STORCH” (Sífilis,Toxoplasmose, entre outras, como Rubéola,

Citomegalovírus, HIV, Varicela, rubéola e herpes), Vírus Zika e/ou infecções sistêmicas e locais.

• Exposição a drogas: álcool e drogas ilícitas (cocaína, crack, outras).

• Medicações: talidomida, misoprostol, benzodiazepínicos.

• Fatores nutricionais e metabólicos.

• Radiação.

• Malformação congênita e síndromes.

Conforme as Diretrizes de Atenção à Saúde Ocular na Infância, a Triagem Ocular Neonatal (TON) consiste na utilização de procedimentos simples e rápidos, a fim de que se possa detectar, ainda no neonato, uma possível alteração visual, possibilitando a identificação precoce de deficiências visuais, o diagnóstico e, caso haja alguma alteração, iniciar o processo de reabilitação da criança (Ministério da Saúde BRASIL, 2013).

Para ajudar os profissionais na área de saúde e educação, a Neuropsicopedagoga Clínica e Mestre em Educação Renata Bringel, ministra um curso onde apresenta Testes de Rastreio para Autismo (TEA) e Atrasos no Desenvolvimento Infantil. Os cursos online realizados pela Professora Renata estão disponibilizados no site www.renatabringel.com.br  

Referência:

WILLRICH, A; AZEVEDO, C. C. F; FERNANDES, J. O. Desenvolvimento motor na infância: influência dos fatores de risco e programas de intervenção. Revista Neurociências, v. 17, n. 1, p. 51-56, 2009.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Diretrizes de estimulação precoce : crianças de zero a 3 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2016

ARAÚJO, Mariana Crispim. Comportamento visual e desenvolvimento motor de crianças prematuras. 2018.

https://www.who.int/pt

Compartilhe:

Telegram
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Twitter
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outros Artigos

© 2019 Renata Bringel Todos direitos Reservados CNPJ: 30.832.565/0001-04

✍🏽Através do Curso “Terapia ABA na Prática”, você aprenderá as habilidades e técnicas necessárias para se tornar um aplicador. O curso te ajudará a entender e dominar a intervenção nos casos específicos de autismo. É isso que vai tornar você um profissional acima da média.

📲Conhecimento transforma vidas. Clique em “Saiba mais” e garanta sua vaga. Te vejo na aula!

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Inventário Portage Kit de Materiais

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Inventário Portage Kit de Materiais

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Caixa adaptada de materiais para aplicação de ADOS 2

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Caixa de materiais para aplicação de PEP R

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Caixa adaptada de materiais para aplicação de ADOS 2

Para garantir sua VAGA, preencha o formulário abaixo.