O desenvolvimento infantil é parte fundamental do desenvolvimento humano. Processo pelo qual ocorrem mudanças significativas em nossas habilidades motoras, cognitivas, psicossociais e de linguagem. Adquirimos mudanças progressivamente mais complexas nas funções da vida diária e no exercício do nosso papel social com o passar do tempo.
O que é Desenvolvimento
Cada profissional tem uma definição. Para o pediatra o desenvolvimento é o aumento da capacidade do indivíduo na realização de funções cada vez mais complexas. O neuropediatra foca na maturação do sistema nervoso central responsável pela integridade dos reflexos. O psicólogo, dependendo da formação e experiência, pensa nos aspectos cognitivos, na inteligência, adaptação, inter-relação com o meio ambiente, etc. O psicanalista enfatiza as relações com os outros e à constituição do psiquismo.
A necessidade dos Marcos do Desenvolvimento
O acompanhamento adequado do crescimento e desenvolvimento da criança possibilita a identificação precoce de qualquer tipo de alteração na evolução do processo de crescimento e desenvolvimento do indivíduo.
Alguns pesquisadores falam em desenvolvimento de forma distinta entre desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial, como uma forma de facilitar o estudo do desenvolvimento humano. Mas acontece que estes aspectos estão interligados e influenciam-se mutuamente durante a vida do indivíduo.
A implementação dos Marcos do Desenvolvimento Infantil
A infância é o período da vida no qual a preocupação com o desenvolvimento deve ser prioritária. Nesta fase da vida, os indivíduos estão com o sistema nervoso em intenso desenvolvimento, sendo, portanto, mais sensíveis às doenças ou a agravos à saúde.
No início dos anos 80, o UNICEF, juntamente com a OMS, lançou a Revolução pela sobrevivência e desenvolvimento da criança (CSDR/ Child Survival & Development Revolution). Este documento limitava-se à avaliação do crescimento com o objetivo de diagnosticar o estado nutricional. O Brasil, nesta época convivia com taxas de mortalidade infantil muito elevadas, decorrentes de uma alta prevalência de doenças infecciosas, associada à desnutrição.
Em 1984, o Ministério da Saúde Brasileiro lançou uma série de manuais sobre atenção básica à criança de 0 a 5 anos, dentre os quais um volume que se referia ao acompanhamento do crescimento e desenvolvimento. Este volume incluía uma ficha com alguns dos principais marcos do desenvolvimento e um educativo sobre como lidar com a situação diante de atrasos ou suspeitas de problemas do desenvolvimento. Posteriormente, alguns desses marcos foram incluídos no Cartão da Criança do Ministério da Saúde.
OPAS e os Marcos do Desenvolvimento Infantil
A preocupação com o desenvolvimento infantil passou a fazer parte das ações de promoção em saúde da criança propostas pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) em meados da década de 90, a partir da criação da estratégia de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI).
Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a AIDPI revelou-se uma estratégia adequada para pôr à disposição das famílias um conjunto básico de intervenções baseadas na evidência científica disponível e que permitem prevenir e tratar eficazmente as principais doenças e problemas que afetam a saúde nos primeiros anos de vida. A AIDPI também contribuiu para fomentar a aplicação de medidas de promoção da saúde que dão aos pais os conhecimentos e práticas para o cuidado adequado da saúde de seus filhos.
A importância do conhecimento dos Marcos do Desenvolvimento Infantil
O desenvolvimento infantil transcorre por etapas ou fases, que correspondem a determinados períodos do crescimento e da vida, em geral. Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde – o desenvolvimento infantil são mudanças nas estruturas físicas, neurológicas, cognitivas e comportamentais do indivíduo. Esse processo ocorre desde a concepção do feto até sua morte. Envolve o crescimento físico, a maturação neurológica, comportamental, cognitiva, social e afetiva da criança, resultando em um indivíduo saudável e competente para responder às suas necessidades e às do seu meio, considerando seu meio de vida.
Os Marcos do Desenvolvimento Infantil
Os Marcos do Desenvolvimento Infantil estão divididos em quatro categorias:
- Sócio emocional: capacidade de expressar emoções de forma eficaz, seguir regras e instruções e formar relacionamentos positivos e saudáveis.
- Linguagem: capacidade de absorver e aprender a usar a linguagem.
- Cognitivo: capacidade de pensar, aprender e resolver problemas.
- Motor: capacidade de aprender habilidades motoras grossas e finas, como sentar, engatinhar e andar.
Quanto mais cedo o diagnóstico de atraso no desenvolvimento infantil menores serão os danos causados as crianças. Um bom desenvolvimento infantil forma pessoas com maior senso crítico, prontos para enfrentarem as dificuldades impostas pela vida.
Para ajudar os profissionais na área de saúde e educação, a Neuropsicopedagoga Clínica e Mestre em Educação Renata Bringel, ministra um curso onde apresenta Testes de Rastreio para Autismo (TEA) e Atrasos no Desenvolvimento Infantil. Os cursos online realizados pela Professora Renata estão disponibilizados no site www.renatabringel.com.br
Referências:
SANTOS, Márcia Elena Andrade; QUINTÃO, Nayara Torres; ALMEIDA, Renata Xavier de. Avaliação dos marcos do desenvolvimento infantil segundo a estratégia da atenção integrada às doenças prevalentes na infância. Escola Anna Nery, v. 14, n. 3, p. 591-598, 2010.
SOUZA, Michelle Aryanne Feitosa et al. Construção e validação de tecnologia comportamental para acompanhamento dos marcos do desenvolvimento infantil. 2018.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil / Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.
100 p.: il. (Série Cadernos de Atenção Básica; n. 11) (Série A. Normas e Manuais Técnicos)
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012
272 p.: il. (Cadernos de Atenção Básica, nº 33)