Identidade e respeito às diferenças

Identidade e respeito às diferenças trabalha com o descobrimento das semelhanças e diferenças dos seres humanos.
Identidade e respeito às diferenças trabalha com o descobrimento das semelhanças e diferenças dos seres humanos.

Plano de Aula:

Identidade e respeito às diferenças Sugestão de Idade: 1º ano do Ensino Fundamental – Ciências

Objetivos de aprendizagem

Reconhecer características pessoais (físicas e culturais), com valorização das semelhanças e diferenças, promovendo atitudes de respeito às individualidades.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.

(EF01CI02) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.

Passo a Passo: Identidade e respeito às diferenças:

Materiais necessários para a aula: Projetor de slides, papel kraft, canetinhas e lápis de cor.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente aos alunos o título da aula e questione acerca do que percebem nas imagens (imagens de diferentes etnias, vestimentas, irmãos gêmeos, etc). As crianças estão em ambientes semelhantes, cuja função é de ensino e troca de conhecimentos, mas é possível notar particularidades como a etnia, as vestimentas e organização do espaço. Caso a escola não possua projetor, poderá imprimir as figuras, ou descrever algumas delas, pedindo que os alunos imaginem as situações e discutam sobre isso.

Em dupla:

  1. Sente-se em frente ao seu colega, como se fosse o reflexo da sua imagem em um espelho.
  2. Vamos começar a brincadeira “siga o mestre”, em que um fará movimentos para o outro seguir, depois troquem.
  3. Massageie seu rosto, sinta o contorno do nariz, boca, testa, normal e quando franzida. Faça caretas, apalpe suas orelhas, partes das mãos, cada ossinho dos dedos, cotovelos, joelhos e pés.
  4. Observe se há diferenças entre o que sente em seu corpo e o que vê em seu colega.
  5. Conversem sobre as semelhanças e diferença que notaram.

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Organize a turma em duplas para realização da brincadeira “siga o mestre”, com movimentos simples, em um curto tempo (em torno de dois minutos por mestre). O objetivo nesse momento é que possam explorar seus traços e características físicas, com riqueza de detalhes, notando suas diferenças e conversem a respeito. Após ambos terem passado pelos comandos do colega, questione o porquê de algumas partes serem mais semelhantes do que outras. Tenha cuidado com qualquer atitude ofensiva e caso algum aluno não queira realizar a atividade em dupla, convide para ser seu par. Retome a discussão do título, feita anteriormente, de modo que o contexto escolar em que partilham venha a ser um cenário complementar às imagens expostas.

Somo iguais? Por quê? Quais são as nossas características?

 Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:Após a dinâmica que contextualiza o tema da aula, faça as perguntas norteadoras “O que temos como características?” e “Somos todos iguais? Por quê? Os alunos poderão demonstrar interesse em responder de acordo com as percepções da atividade anterior, peça então para que apenas reflitam a respeito, podendo conversar com sua dupla, mas retome as questões após o mão na massa para concluir.

Mão na massa: Em duplas:

1 – Se ajudem para desenhar o contorno do corpo no papel.

2 – Depois façam um autorretrato tamanho real.

3 – Desenhem vocês da maneira que quiserem.

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações: Ainda em duplas, os alunos deverão retirar um pedaço de papel Kraft do seu tamanho e desenhar o contorno do corpo uns dos outros. Em seguida, oriente cada criança para que faça um autorretrato, com a vestimenta, acessórios, cores e representações que desejar. Após concluírem o desenho, auxilie para que recortem o contorno e no verso transcrevam adjetivos que lhes definam, como por exemplo: alto(a), magro(a), loiro(a), moreno(a), branco(a), negro(a), pardo(a), mulato(a), alegre, sonhador(a), sorridente, carinhoso(a), feliz, ansioso(a), amigo(a), angustiado(a), brincalhão(ona), curioso(a). Obs: Os adjetivos poderão estar no quadro, escritos por você previamente, ou serem impressos em fichas, dispostos sobre uma mesa. Os alunos também poderão escrever algo novo, não proposto por você, basta auxiliá-los se necessário.

O objetivo nesse momento é que consigam expressar sua personalidade através do desenho/palavras e no fim da atividade, possam comparar os resultados percebendo as similaridades, bem como as diferenças que enriquecem o convívio em grupo.

Sugestão: Coloque uma música animada nesse momento, que auxilie na concentração das crianças.

Orientações: Após concluírem a proposta, em roda os alunos deverão comentar (brevemente) seus desenhos, o porquê escolheram aquelas cores, roupas, acessórios e palavras. Por que se desenharam e definiram dessa forma? Promova um alinhamento entre as explicações, relacionando as ideias expostas em busca de concluir as questões iniciais. Apresente ao longo da discussão as imagens contidas no slide (através de projetor, ou impressas), mencione, por exemplo, as crianças a figura dos gêmeos se são parecidos, mas não possuem exatamente as mesmas características físicas. O importante é respeitar a maneira do outro de brincar, agir, seus gostos e jeito de viver. O mesmo diz respeito às características físicas, portadores de deficiência sofrem discriminação, pois fogem dos padrões comuns que estamos acostumados a conviver, mas por que o diferente nos afasta? Qual o pré-conceito que vive em nós? Estimule a reflexão e atitudes empáticas para diversas situações de diferenças que os alunos possam citar.

Características físicas e culturais

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Finalize a aula produzindo o seu autorretrato com a cooperação dos alunos, a fim de ressaltar quais são as características físicas (partes do corpo) e quais são as características culturais (roupas, acessórios, costumes) que possuímos. Com a turma ainda disposta em roda, peça que uma das crianças lhe auxilie na execução do contorno de seu corpo, nesse momento pergunte aos alunos quais as características físicas lhe descrevem, retomando as partes do corpo que já aprenderam. Após se levantar, registre no papel o que foi citado por eles e complemente, se necessário, como por exemplo: olhos azuis/castanhos, braços longos, mãos pequenas, lábios grossos, finos, orelhas grandes ou pequenas, alto, baixo (etc). Esse momento pode ser muito rico para falar de aceitação de nosso corpo, sobre gostar de como somos e autoestima. Posteriormente, questione quais são as características culturais que nós trazemos e expresse-se, como eles, da maneira que preferir (cor do cabelo, com ou sem brincos, outros acessórios, estilo de roupa, sorrindo, falando ou praticando alguma atividade da qual goste). Encerre fixando os desenhos em uma parede da sala, seguida da pergunta “Somos todos iguais? Por quê?” e aguarde a conclusão dos alunos.

Para ajudar os profissionais na área de saúde e educação, a Neuropsicopedagoga Clínica e Mestre em Educação Renata Bringel, ministra o curso Online Testes de Rastreio para Autismo (TEA) e Atrasos no Desenvolvimento Infantil entre outros. Os cursos online realizados pela Professora Renata estão disponibilizados no site www.renatabringel.com.br

Referência :

Professor-autor: Juliana Nair dos Santos Silva

Mentor: Eliane de Siqueira

Especialista: Margareth Polido

Compartilhe:

Telegram
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Twitter
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outros Artigos

© 2019 Renata Bringel Todos direitos Reservados CNPJ: 30.832.565/0001-04

✍🏽Através do Curso “Terapia ABA na Prática”, você aprenderá as habilidades e técnicas necessárias para se tornar um aplicador. O curso te ajudará a entender e dominar a intervenção nos casos específicos de autismo. É isso que vai tornar você um profissional acima da média.

📲Conhecimento transforma vidas. Clique em “Saiba mais” e garanta sua vaga. Te vejo na aula!

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Inventário Portage Kit de Materiais

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Inventário Portage Kit de Materiais

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Caixa adaptada de materiais para aplicação de ADOS 2

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Caixa de materiais para aplicação de PEP R

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Caixa adaptada de materiais para aplicação de ADOS 2

Para garantir sua VAGA, preencha o formulário abaixo.