Plano de aula
Ensaiar, convidar, apresentar a peça teatral – Sugestão de Idade – Educação Infantil – Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses).
Campos de Experiência
Corpo, gestos e movimentos. Traços, sons, cores e formas.
Objetivos e códigos da Base
(EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
(EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Para a realização desta atividade, várias ações anteriores são necessárias: memorização das falas junto aos familiares, alguns ensaios, definição com as crianças do local para apresentar a peça e quem serão os convidados (indicamos que seja apresentada primeiramente para as outras turmas da escola, dividindo em horários ou diferentes dias, dependendo do número de crianças), produção dos convites e deslocamento prévio dos materiais ao local da apresentação. Faça combinados com a gestão da escola sobre o uso do espaço escolhido, definição de data e horário e parceiros para colaborarem com a organização e no momento da apresentação (se não tiver a disponibilidade de algum educador para auxiliá-lo, solicite à algum familiar das crianças). Para a produção dos convites, é importante oferecer modelos e mesclar partes em que as crianças possam escrever (ou copiar) com outras com o professor como escriba. De acordo com as propostas anteriores, vamos utilizar como exemplo as etapas do plano “o conto A Bela e Fera”. Você irá reorganizar o planejamento a partir do conto escolhido por seu grupo.
Materiais:
Cenários da peça, recursos de sonoplastia (instrumentos, materiais selecionados para os efeitos sonoros, CD ou gravação da trilha sonora) e figurinos (roupas, fantasias e acessórios) elaborados no decorrer da Sequência (no plano: Nossa peça teatral: Descrevendo personagens e cenários). Aparelho de som, celular, microfones, amplificador (dependendo do local que for a apresentação), lanternas ou abajures como opção à iluminação. Caso a apresentação não ocorra em um espaço específico para teatro, como auditório ou teatro de arena, serão necessárias cadeiras, bancos, tapetes ou almofadas, organizados no local escolhido pelas crianças. Para a confecção da listagem, cartolina, pincel atômico e materiais diversos acondicionados em uma caixa, que serão necessários para a montagem dos cenários etc., como: papéis diversos, pedaços de tecido, canetinhas, pincéis atômicos, fitas adesivas, papel pardo, entre outros. Câmera ou celular para registro da apresentação teatral.
Espaços:
A atividade ocorrerá no espaço escolhido pelas crianças (mesmo que a escola tenha um local específico para teatro), podendo ser em um auditório (se houver), no refeitório ou em alguma sala ampla, de forma a acomodar a plateia durante a apresentação. Antecipe a colocação dos materiais do cenário, a sonoplastia, os figurinos e caixa com materiais diversos, para serem organizados junto com as crianças. Deixe previamente organizadas as cadeiras, tapetes e almofadas, para acomodação da plateia (caso seja um local que não tenha estes elementos). O preparo do local e organização dos materiais farão parte da atividade com as crianças. Para a conversa inicial será utilizada a sala de atividades do grupo.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 1 hora e 30 minutos para a organização e ensaio final. Em seguida, será necessário mais um tempo para a apresentação (depende da montagem elaborada) para as outras turmas da escola, que se dará em horário estipulado previamente com a Equipe Escolar.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Quais são as ideias que as crianças compartilham sobre a construção da peça teatral? Que momentos da sequência se mostram mais significativos para elas?
2. Na etapa de organização do ambiente para a apresentação da peça teatral, que soluções são propostas pelas crianças? De que forma elas interagem nos pequenos grupos, como planejam o espaço e colocação dos materiais?
3. Durante a apresentação da peça, como se dá o envolvimento de todo o grupo na atividade? Quais expressões corporais e verbais são utilizadas para a encenação e para as demais funções, como sonoplastia, recepção à plateia, de apoio, registro etc.?
O que fazer durante?
1 – Convide o grande grupo para se acomodar próximo ao painel ou varal que vocês têm alimentado com registros das experiências vivenciadas durante a montagem da peça teatral. Recorde com a turma todos os acontecimentos da construção até aqui. Acolha as falas das crianças e acrescente também as suas percepções, destacando os momentos importantes que marcaram o grupo. Favoreça comentários utilizando-se das fotografias, dos desenhos, dos áudios e dos demais registros que foram elaborados no processo de construção da Peça Teatral, partilhando com as crianças o valor e significado da produção coletiva.
2 – Após relembrarem os contextos desta sequência, compartilhe com o grupo que chegou o momento de vocês apresentarem a Peça Teatral e, para isso, precisam concluir a organização do espaço, dos materiais e verificarem os detalhes finais. Retome as listagens anteriores, do roteiro, das personagens e funções que as crianças escolheram (Nossa peça teatral: O roteiro e falas das personagens) e faça com a turma (você como escriba) uma nova listagem do que precisam organizar e conferir, como o espaço da encenação, cenário, som e acomodação da plateia. Façam alguns combinados para que as atividades sejam realizadas em pequenos grupos de maneira colaborativa. Converse com as crianças sobre como podem reforçar o convite já enviado às outras turmas, lembrando o horário e local em que será a apresentação e qual a história que será dramatizada. Sugira que uma dupla ou trio passe pelas salas falando sobre o espetáculo, criando, assim, um clima de envolvimento entre as crianças que farão a dramatização da peça e os que assistirão. Dependendo da faixa etária do seu grupo e autonomia para isso, será necessário outro educador acompanhando-as nessa tarefa. Enquanto um grupo reforça o convite, organize junto às demais crianças o espaço para a apresentação do grupo.
3 – Tendo compartilhado com o grande grupo a proposta do dia, convide as crianças para irem ao local onde se dará a apresentação, levando a listagem produzida com o grupo para pautar as ações. É o momento de organizar os materiais e arranjar alguns detalhes que, por acaso, ainda não estejam prontos (como algo que faltou no cenário, improvisar alguma roupa ou uma cortina com tecidos, conferir os aparelhos e objetos da sonoplastia etc.). Mostre para as crianças que ali já estão os materiais que produziram antes e uma caixa com outros diversos que elas podem precisar para esta finalização.
Revendo a listagem, façam combinados de quem organizará cada coisa, por exemplo, os cenários, os figurinos e o local da sonoplastia. Proponha que se organizem novamente como estavam nos pequenos grupos montados para as atividades do plano Nossa peça teatral: cenário, figurino e sonoplastia, para realizar agora essas ações. Defina com as crianças onde organizarão o “palco” para a apresentação cênica, onde ficará a sonoplastia e o onde poderá ser montado o camarim, para os artistas vão se preparar.
4 – Enquanto as crianças trabalham nos pequenos grupos, observe como interagem e como organizam os espaços e materiais, auxiliando-as conforme solicitarem e necessitarem. O outro educador, ou algum familiar que estiver com você, também deve ficar atento às necessidades das crianças. Ofereça alguns materiais que podem ajudá-los em algum momento, como tecidos, lanternas para iluminação etc. Auxilie no teste dos equipamentos de som e na conferência de alguns elementos, como: verificar se as roupas das personagens estão em ordem nos cabides, se a mesa de sonoplastia contém todos os objetos que vão precisar para os efeitos sonoros, se os elementos do cenário estão montados de maneira que os artistas possam se deslocar bem durante a peça etc. Comunique quando estiverem há cinco minutos do tempo previsto para esta etapa, para que possam concluir a montagem e organização.
Possíveis ações das crianças neste momento: O pequeno grupo que está organizando o camarim menciona que as personagens não podem se preparar ali junto da plateia e precisam colocar uma cortina para esconder os figurinos.
5 – Após todos os pequenos grupos terem concluído suas partes na organização e as crianças que foram reforçar o convite nas salas terem retornado, promova o reconhecimento do ambiente com o grande grupo. Confira junto aos alunos se está tudo organizado para a apresentação e definam onde cada criança deverá ficar para realizar sua função no teatro. Os papéis já foram construídos e definidos ao longo das atividades da sequência, mas, caso alguma criança queira trocar de função, não há problema. Retomem que precisam ter responsáveis para: sonoplastia, iluminação, orientar as personagens na entrada das cenas, receber a plateia e anunciar o teatro. Quanto às personagens, é importante que se mantenham para garantir as falas já ensaiadas. Porém, como você deve ter garantido mais de uma criança para cada personagem, não há problema se alguém declinar do papel. É normal que algumas crianças fiquem inseguras neste momento. Incentive-as a fazerem juntas a personagem, uma apoiando a outra. Se, mesmo assim, a criança ainda não quiser, tudo bem. Como provavelmente você fará o papel do narrador da história, pergunte quem gostaria de ser o fotógrafo do teatro, que deverá tirar as fotos da apresentação. Se tiver mais equipamentos disponíveis, pode ter duas ou mais crianças ocupando esta função de tirar fotos e filmar. Se nenhuma criança quiser ocupar esta função, solicite que o professor da outra turma registre para vocês.
6 – Com todas as crianças ocupando seus lugares, proponha que experimentem os efeitos, a trilha sonora, a iluminação com as lanternas etc., e iniciem os registros com fotos dos cenários. Enquanto isso, diga para algumas crianças (e o outro educador ou familiar) auxiliarem as personagens a colocarem suas roupas e adereços (é ideal que sejam simples e fáceis de colocar, sem necessidade de trocas). Assim que estiverem vestidas, proponha um rápido ensaio, que não precisa ser de toda a peça, para testarem a localização e deslocamento das crianças no palco e algumas falas e movimentos das personagens com os adereços. Realize a narração de um trecho marcante da história, ao qual combinaram de ter efeito sonoro, para a equipe de sonoplastia entrar em ação. Lembre-se que poderão ter mais de uma criança sendo a mesma personagem. Elas podem falar juntas ou uma fala enquanto as demais se expressam corporalmente, conforme as escolhas das crianças durante os ensaios prévios. As que escolheram fazer a iluminação devem experimentar os movimentos necessários para direcionar a luz, sem atrapalhar os colegas que estão encenando. Algumas crianças que estão responsáveis por receber os convidados devem combinar como vão recebê-los e auxiliá-los na acomodação nas cadeiras ou almofadas.
7 – Chegou o momento tão esperado pelas crianças: de encenarem a peça teatral que planejaram, construíram e ensaiaram durante vários dias e semanas. Diga a elas que está muito feliz e orgulhoso pelo trabalho que realizaram e que o teatro da Bela e da Fera vai sair muito legal! Escute o que elas têm a dizer sobre esse momento, suas emoções e expectativas. Ressalte que o apoio entre elas é fundamental para tudo dar certo. Enquanto a outra turma chega, algumas crianças devem ficar atentas para recebê-la com alegria e acomodando a plateia no local. Peça para que as professoras das outras turmas auxiliem nessa ação. Após tudo organizado, é hora do espetáculo começar! As crianças que ficaram responsáveis por anunciar a peça teatral podem dizer o que combinaram, algo como: estamos felizes por vocês estarem aqui para assistirem nossa Peça Teatral. Vamos agora apresentar “A Bela e a Fera”!!!
8 – Se você estiver no papel do narrador, o outro educador ou familiar deverá ficar atento às necessidades das crianças de forma tranquila. Se precisar, você pode ajudar alguma criança em sua fala, ou, como narrador, complementar o que for necessário para completar o enredo da peça. Se alguma criança ficar parada no meio da cena, você pode dar a mão a ela e fazer junto a expressão corporal que seria realizada. Por exemplo: a Bela esqueceu que é o momento de pegar o espelho de onde vê o seu pai, então vá com ela até o espelho e diga que neste momento a Bela fica muito triste porque, ao ver no espelho, percebe que seu pai está muito doente. Os professores presentes devem ficar atentos às necessidades das crianças de suas respectivas turmas, observando e acolhendo alguma que possa sentir medo, chorar ou manifestar alguma emoção desagradável.
Para finalizar
Após o término da apresentação da Peça Teatral, convide todas as crianças para a saudação da plateia. Proponha que cada uma fale seu nome e a função que ocupou no teatro. Diga para que se acomodem no local da apresentação próximos à plateia. Com a parceria dos demais professores, convide as crianças que assistiram a falarem sobre a peça: que personagens gostaram, que parte acharam mais legal, se sentiram medo em algum momento etc. Se o espaço for amplo, possibilite maior interação entre as crianças de sua turma e as que assistiram, propondo que seu grupo convide as outras turmas a conhecerem o teatro que produziram, verem os cenários, manipularem os objetos sonoros e as fontes de iluminação. Você pode colocar a música principal da trilha sonora e dançar junto às crianças. Após essa descontraída interação entre o grupo do teatro e a plateia, cada turma deve ir se retirando acompanhada de seu professor.
Para ajudar os profissionais na área de saúde e educação, a Neuropsicopedagoga Clínica e estre em Educação Renata Bringel, ministra o curso Online Testes de Rastreio para Autismo (TEA) e Atrasos no Desenvolvimento Infantil entre outros. Os cursos online realizados pela Professora Renata estão disponibilizados no site renatabringel.com.br
Referência:
Autor: Maria de Lourdes Carvalho Pereira
Mentor: Wildes Gomes de Campos
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek