Empatia e afetividade

Empatia e Afetividade desenvolve o exercício de estratégias que possam combater atos discriminatórios e de intolerância às diferenças.
Empatia e Afetividade desenvolve o exercício de estratégias que possam combater atos discriminatórios e de intolerância às diferenças.

Plano de Aula:

Empatia e afetividade: Sugestão de idade: 1º ano do Ensino Fundamental – Ciências

Objetivos de aprendizagem

Reconhecer a empatia como uma atitude benéfica e importante para ações éticas, cooperativas e de respeito.

Desenvolver estratégias que possam combater atos discriminatórios e de intolerância às diferenças.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.

Passo a passo: Título da Aula: Empatia e afetividade

Materiais necessários para a aula:Projetor de slides, fichas com imagens disponíveis em materiais complementares.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente aos alunos o título da aula “Empatia e Afetividade” e questione se alguém na turma sabe o que os termos significam. O objetivo nesse momento é de levantar os conhecimentos prévios a respeito do tema e instigar a curiosidade. Faça registros do que foi dito no quadro e, em seguida, estabeleça junto aos alunos relações dos registros com as imagens do slide.

CONTEXTO

Curta metragem: ”A Ponte

O que você faria?

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Inicie retomando a aula anterior sobre as diferentes formas de nos expressarmos diante das situações cotidianas, peça que reflitam e identifiquem a relação entre o tema discutido e o curta metragem “A Ponte”, disponível no linkApós assistirem, contextualize a aula ouvindo as relações feitas por alguns alunos e questione o que fariam nessa situação, a fim de que se coloquem no lugar dos personagens e pratiquem uma experiência empática. Prossiga com a questão disparadora a seguir.

Como eu convivo em grupo?

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: A pergunta norteadora promove uma auto reflexão, talvez de resposta quase imediata para crianças dessa faixa etária. Peça, porém, que os alunos pensem ao longo da aula e respondam apenas no fim da aula, após a atividade principal (mão na massa).

MÃO NA MASSA

O que você faria?

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações: Separe a turma em duplas ou trios e distribua pequenas fichas com imagens de situações cotidianas de conflitos. O objetivo nesse momento é que identifiquem o que está acontecendo e se coloquem no lugar dos integrantes daquela ação.

Por exemplo, na primeira imagem do slide pode haver uma situação de bullying, em que dois meninos estão rindo e ridicularizando um terceiro colega. Nesse caso os alunos poderão criar hipóteses sobre o que observam baseado no dia a dia que vivenciam e, o mais importante, argumentar como poderiam lidar com esse conflito, qual seria a melhor forma e o que sugerem a cada um dos garotos da cena.

Na segunda situação do slide, pode haver duas crianças brigando por um brinquedo, mostrando nitidamente que ninguém deseja ceder, da mesma forma os alunos deverão se colocar no lugar dos “personagens” e propor uma saída para essa disputa.

Enquanto nos slides 3 e 4 podemos perceber crianças desrespeitando pessoas mais velhas e animais, nesses casos os alunos deverão se imaginar enquanto os agentes que promovem a ação, causando maus tratos e também no lugar dos que são desrespeitados, dizendo como se sentem, o que fariam diferente e se presenciassem isso verdadeiramente, como é que se portariam diante do fato.

As duplas ou trios deverão receber uma ficha, com apenas uma imagem de conflito e após 20 minutos deverão se reunir em roda para trocar com toda a turma quais foram as situações analisadas e em quais soluções chegaram, promovendo uma troca rica, com diferentes perspectivas entre os grupos que observaram a mesma cena.

SISTEMATIZAÇÃO

Vamos desenhar: O que a aula de hoje me ensinou?

Tempo sugerido: 30 minutos

Curta Metragem: “A história das colheres de cabo grande

Orientações: Posteriormente a turma deverá se reunir para assistir a outro curta-metragem chamado “A história das colheres de cabo grande”. Este complementará a discussão que eles acabaram de participar. Retome a pergunta disparadora “como eu convivo em grupo?” e reflita que a empatia (ação de se colocar no lugar do outro compreendendo suas necessidades) leva a um melhor e mais saudável convívio em grupo.

Finalize solicitando um desenho ou outra forma de expressão artística das duplas/trios sobre essa sistematização orientando-os pontualmente a fim de assegurar que todos os alunos consigam trazer manifestações sobre suas atitudes e se estas correspondem à comportamentos éticos, saudáveis, com cidadania e passíveis de serem replicados na sociedade.

Para ajudar os profissionais na área de saúde e educação, a Neuropsicopedagoga Clínica e Mestre em Educação Renata Bringel, ministra o curso Online Testes de Rastreio para Autismo (TEA) e Atrasos no Desenvolvimento Infantil entre outros. Os cursos online realizados pela Professora Renata estão disponibilizados no site www.renatabringel.com.br

Referência:

Professor-autor: Juliana Nair dos Santos Silva

Mentor: Eliane de Siqueira

Especialista: Margareth Polido

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