Dia e Noite – Quais atividades diferentes podemos realizar?

Dia e Noite – Quais atividades diferentes podemos realizar? Os alunos estabelecerão relações entre sucessões de dias e noites, percebendo as diferentes atividades realizadas de dia e de noite.
Dia e Noite – Quais atividades diferentes podemos realizar? Os alunos estabelecerão relações entre sucessões de dias e noites, percebendo as diferentes atividades realizadas de dia e de noite.

Plano de aula

Dia e Noite – Quais atividades diferentes podemos realizar?  Sugestão de idade – 1º ano do Ensino Fundamental

Objetivos de aprendizagem

Relacionar diferentes atividades humanas realizadas em função do dia e da noite.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF01CI06) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.

Materiais necessários para a aula: Cartolina, revistas, cola, tesoura, lápis e canetinhas.

Título da aula

Dia e Noite – Quais atividades diferentes podemos realizar?

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula, converse com a turma:

  • Será que as atividades que fazemos de dia são as mesmas que fazemos à noite? Comente que na aula de hoje vamos identificar diferentes ações realizadas durante o dia e durante a noite.

Contexto

Foto: Ilustração

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Projete as imagens ou imprima-as para apresentá-las aos alunos. Pergunte a eles:

  • O que podemos perceber nas imagens?
  • Qual atividade está sendo realizada na primeira imagem? E na segunda?
  • A primeira imagem acontece de dia ou à noite? E a segunda imagem?

Em seguida, converse com as crianças sobre exemplos de atividades que nós, humanos, realizamos, por exemplo: estudar, trabalhar, dormir, ir ao parque, ir ao mercado etc. Faça uma lista coletiva e deixe-a exposta no quadro.

Após o levantamento de alguns exemplos, faça uma discussão com o objetivo de descobrir se essas atividades são realizados predominantemente de dia ou à noite.

Questão disparadora

Quais atividades os seres humanos realizam de dia e à noite?

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora para os alunos. Deixe que falem livremente suas possibilidades. Não responda aos questionamentos agora, apenas observe os conhecimentos que demonstram e anote-os para futuras intervenções.

Mão na massa

Foto: Ilustração

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Organize a sala em pequenos grupos de no máximo quatro alunos. Peça que cada equipe estruture um painel classificando as atividades que predominantemente são realizadas durante o dia e outras atividades realizadas à noite. Diga à turma para se apoiar na lista coletiva exposta no quadro. Disponibilize revistas para que os estudantes também possam utilizar as imagens encontradas para contextualizar as ideias no painel.

Circule pela sala e faça as intervenções necessárias, auxiliando nas discussões dos grupos. Deixe que os alunos pensem livremente nas atividades que podem ser realizadas, porém, é possível que eles apresentem dificuldades para encontrar atividades realizadas no período da noite. Para isso, promova uma discussão sobre profissões que podem ser realizadas nos dois períodos (dia e noite), justificando hábitos atuais, que nos possibilita encontrar diversos tipos de serviços que funcionam 24 horas, exigindo que profissionais se disponibilizem a trabalhar durante a noite.

  • Quais profissões/serviços podemos pensar que são mais encontradas durante o dia e outras durante a noite?
  • Quais profissões podem ser realizadas predominantemente à noite?
  • Em nossas famílias todos trabalham somente durante o dia? Alguém trabalha à noite?

Pense com as crianças os profissionais que podemos encontrar no período noturno, por exemplo, médicos, garçons, taxistas, vigias, porteiro, entre outros.

Sistematização

Na aula de hoje foi possível refletirmos que nós, seres humanos, realizamos alguma atividade durante à noite , mas grande parte delas ocorre com mais frequência durante o dia.

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Peça para que cada grupo apresente seus painéis e que, juntos, criem uma conclusão sobre as atividades que podem ser realizadas durante o dia e durante a noite. Faça intervenções que auxiliem os alunos a refletir que nós, humanos, somos predominantemente diurnos, porém, em razão de algumas necessidade e hábitos, existem atividades sendo realizadas à noite ou nos dois períodos.

Para ajudar os profissionais na área de saúde e educação, a Neuropsicopedagoga Clínica e estre em Educação Renata Bringel, ministra o curso Online Testes de Rastreio para Autismo (TEA) e Atrasos no Desenvolvimento Infantil entre outros. Os cursos online realizados pela Professora Renata estão disponibilizados no site renatabringel.com.br

Referência:

Professor-autor: Cibele Diogo Kimura.

Mentor: Lisandra Amaral.

Especialista: Margareth Polido.

Compartilhe:

Telegram
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Twitter
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outros Artigos

© 2019 Renata Bringel Todos direitos Reservados CNPJ: 30.832.565/0001-04

✍🏽Através do Curso “Terapia ABA na Prática”, você aprenderá as habilidades e técnicas necessárias para se tornar um aplicador. O curso te ajudará a entender e dominar a intervenção nos casos específicos de autismo. É isso que vai tornar você um profissional acima da média.

📲Conhecimento transforma vidas. Clique em “Saiba mais” e garanta sua vaga. Te vejo na aula!

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Inventário Portage Kit de Materiais

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Inventário Portage Kit de Materiais

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Caixa adaptada de materiais para aplicação de ADOS 2

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Caixa de materiais para aplicação de PEP R

Preencha o formulário abaixo para ver mais informações sobre a

Caixa adaptada de materiais para aplicação de ADOS 2

Para garantir sua VAGA, preencha o formulário abaixo.