Plano de aula
Criação de manuais de jogos – Sugestão de idade – Educação Infantil – Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses).
Campos de Experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Objetivos e códigos da Base
(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Para a introdução desta proposta, é interessante que o grupo tenha inserido em sua rotina a utilização de jogos ou já tenham discutido a temática dos jogos com regras. É importante, ainda, que as crianças tenham familiaridade com a organização das regras de um jogo e já tenham participado de situações de construção de texto com este foco.
Materiais:
Selecione jogos que a turma já conhece e que não possuam manuais de regras. Observe que a quantidade de jogos dependerá da quantidade de grupos que organizará para a atividade. Entretanto, é essencial que selecione um jogo para cada grupo. Atente-se que também serão necessários jogos cujos manuais possam ser utilizados, como um quadro branco ou folha grande fixada na parede para o registro da lista de informações de um manual. Materiais como papéis, lápis de escrever, borracha, hidrocores e lápis de cor para as crianças registrarem os manuais que criarão.
Espaços:
A atividade será desenvolvida parte no grande grupo e parte em pequenos grupos de 3 a 5 crianças. Por isso, organize as mesas de modo que acomode os grupos para jogarem e criarem os manuais dos jogos. Disponha nas mesas um jogo, folhas de papéis e lápis para cada grupo.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 1 hora e 30 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
Como se deu o envolvimento do grupo? As crianças refletiram sobre as regras do jogo e a importância de seu registro? Buscaram dialogar de forma colaborativa para a criação do manual?
Ao produzirem os manuais, buscaram diferentes alternativas quanto à leitura, escrita e contagem? Diferenciaram letras, números e símbolos? Estabeleceram relação entre números e quantidades? Experimentaram escrita espontânea?
Quais estratégias as crianças elencaram para registrar as observações coletadas a partir da manipulação dos itens do jogo e da observação dos colegas jogando? Experimentaram hipóteses de escrita? Exercitaram a escrita espontânea?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Ao selecionar os jogos, considere as especificidades do seu grupo. Cuide para que a dinâmica não ofereça obstáculos para a participação de todos.
O que fazer durante?
1 – Reúna o grande grupo em roda e diga que estava organizando as mesas com alguns jogos quando teve uma ideia. Conte que pensou sobre como a turma poderia indicar para outra alguns jogos que já sabem e gostam de jogar, e que, para isso, poderiam criar manuais que ensinem sobre esses jogos.
2 – Ainda em roda, instigue o grande grupo a descrever as informações que estão presentes em um manual de jogo. Para isso, lance mão de alguns exemplos de manuais de jogos. Engaje a turma em uma brincadeira em que, olhando para os manuais, as crianças tentem descobrir a qual jogo cada manual pertence. Para isso, entregue os manuais e peça que as crianças, observando como são escritos e quais elementos têm, identifiquem de que jogo ele é.
Possíveis falas e ações do professor neste momento: Como você descobriu que era desse jogo? Pela imagem? Alguém mais descobriu pela imagem? Tem algum manual que não tem imagem? O que mais eles têm em comum e de diferente?
3 – Uma vez que o grupo já tenha explorado os exemplos de manuais que selecionou, proponha que produzam os dos jogos que irão partilhar com a outra turma. Explique que, como são vários jogos, precisarão se dividir em pequenos grupos, e que, para que os manuais elaborados sejam realmente úteis, precisam combinar o que não podem deixar de incluir nos materiais. Convide as crianças a listarem quais informações devem estar presentes nos manuais que irão elaborar. Neste momento, deixe que utilizem as exemplificações de manuais que você trouxe como forma de apoio, para a criação da lista.
4 – Elabore a lista no quadro ou folha grande fixada na parede, registrando as sugestões das crianças quanto às informações que devem estar presentes nos manuais. Para auxiliar nesta elaboração, recorra aos exemplos de manuais trazidos. Por meio de questionamentos, instigue as crianças a lembrarem de todas as informações relevantes, como: objetivo, materiais, regras, número de jogadores e pontuação.
5 – Uma vez elaborada a lista de informações de um manual, explique a dinâmica da atividade. Diga que, em pequenos grupos, irão jogar um jogo para lembrarem-se das regras e depois, com o seu apoio, produzirão o manual. Considere que essa produção será feita em alguns dias para que você possa acompanhar cada grupo. Sendo assim, esclareça que cada grupo fará seu manual e você apoiará no registro do manual de cada um. Aproveite este momento para definir a agenda de registro do manual com cada grupo, registrando os acordos no calendário da sala.
Possíveis falas e ações do professor neste momento: Para que possamos construir os manuais, precisaremos lembrar como se joga esse jogo, não é? Então, nos pequenos grupos, vocês jogarão algumas partidas. Se quiserem, podem começar a fazer algumas anotações. Podem anotar o número de jogadores, fazer um desenho dos materiais do jogo… Enfim, registrem suas observações da forma que conseguirem e utilizaremos essas anotações no momento da escrita dos manuais. Vocês podem se dividir. Por exemplo, uns jogam e outros observam e anotam… Vejam com preferem fazer!
6 – Proponha às crianças que se organizem nas mesas em que dispôs os jogos que necessitam da construção do manual. Sinalize que o primeiro passo é lembrar-se das regras do jogo. Circule pelas mesas, observando as interações estabelecidas. Preveja um tempo de algumas rodadas e estimule os grupos a registrarem suas observações fazendo suas anotações. Combine com o grupo que as crianças podem fazer os registros por desenhos e/ou escrita, e que você os apoiará, se necessário.
7 – Considerando a agenda definida, junte-se com o primeiro pequeno grupo para a produção do manual. Enquanto isso, os demais jogam seus jogos e continuam fazendo anotações sobre as regras de forma espontânea ou jogam outros jogos disponíveis na sala. Questione as crianças acerca das informações que acham que devem incluir no manual, lembrando-as da lista elaborada. Promova a troca de ideias entre as crianças e, uma vez sendo estabelecido um acordo sobre as informações, estimule-as a buscarem alternativas para o registro. Atue como escriba das informações trazidas pelo grupo e proponha a participação das crianças por meio de estratégias definidas com elas. Preveja, portanto, a escrita das crianças de dados, como o número de jogadores, o nome do jogo (cópia com o apoio da embalagem), nome dos responsáveis pelo manual, desenhos de peças ou figuras do jogo, por exemplo.
8 – Ao encerrar a produção com todos os pequenos grupos, questione as crianças quanto ao formato final do manual. O texto será digitado ou irão manter o formato original? Como farão a impressão? Haverá desenhos? Como serão incluídos? Serão coloridos? Acolha e anote as definições do grupo, promovendo o consenso.
Para finalizar:
Uma vez feitas as definições, consulte a agenda e observe com as crianças quando irá realizar a produção do manual com o próximo grupo. Peça aos grupos que organizem os jogos para que nada seja perdido.
Desdobramentos
Organize um rodízio de jogos entre as turmas, fomentando a utilização dos manuais produzidos pelo seu grupo de crianças. Outra ideia seria engajar o grupo na identificação de jogos incompletos, rasgados e que precisem de reparos feitos na sala, de forma a organizar uma oficina de recuperação e organização de jogos.
Para ajudar os profissionais na área de saúde e educação, a Neuropsicopedagoga Clínica e estre em Educação Renata Bringel, ministra o curso Online Testes de Rastreio para Autismo (TEA) e Atrasos no Desenvolvimento Infantil entre outros. Os cursos online realizados pela Professora Renata estão disponibilizados no site renatabringel.com.br
Referência:
Autor: Fabiana Bechara
Mentor: Camila Bon
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek