Plano de Aula
Contando o tempo: Sugestão de idade: 1º ano do Ensino Fundamental – Ciências
Objetivo de aprendizado
Reconhecer dia, semana, mês e ano considerando o tempo de duração de cada um.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF01CI06) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.
Passo a passo: Contando o tempo
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências envolvendo diferentes escalas de tempo. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ser aprofundadas em aulas subsequentes. O objetivo da atividade é que os alunos sejam capazes de distinguir entre dia, semana, mês e ano considerando o tempo de duração de cada um.
Materiais necessários para a aula:Vídeo: Turma da Mônica – Banda 9Volts – Máquina do Tempo, folhas de sulfite, lápis e borracha.
Título da aula: Contando o tempo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia o tema da aula para a turma. Comente que na aula de hoje vamos pensar sobre a passagem do tempo em nossas vidas, como percebemos a passagem do tempo e qual a duração de escala do tempo.
Contexto
Máquina do Tempo
Que bom seria, não ter essa correria, e ter mais horas do meu dia pra poder dormir legal!
O tempo do tempo é o tempo que o tempo tem pra passar. E passa o tempo que passa e não para nem pra descansar.
Passado, presente, futuro, segundo, minuto, hora, dia, mês, ano, década, século, milênio!
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Projete o clipe da música “MÁQUINA DO TEMPO” – Turma da Mônica – Banda 9Volts,. Peça para que as crianças prestem bastante atenção na letra da música.
Leia para os alunos o trecho da música acima, explore alguns termos que aparecem como passado, presente e futuro. Pergunte se as crianças sabem dizer o tempo de duração de um dia, de um mês, de um ano e assim sucessivamente.
Converse com as crianças:
- Imaginem que pudéssemos ter uma máquina do tempo. Quem voltaria no tempo? Quem passaria o tempo mais rápido?
Letra da música: Máquina do Tempo
Turma da Mônica / Banda 9Volts
Vamo embora, tá na hora
Vamo nessa, tô com pressa
tô sem tempo
Já tô indo, tchau
Que bom seria, não ter essa correria
E ter mais horas do meu dia pra poder dormir legal
Vamo embora, tá na hora
Vamo nessa, tô com pressa
tô sem tempo
Já tô indo, tchau
Que bom seria, não ter essa correria
E ter mais horas do meu dia pra poder dormir legal
Refrão:
Eu preciso de uma máquina do tempo
Pra chegar num só momento onde eu devo estar
Com minha máquina eu passo minha hora,
Sem stress, sem demora e sem nunca me atrasar
Vamo embora, tá na hora
Vamo nessa, tô com pressa
tô sem tempo
Já tô indo, tchau
Que bom seria, não ter essa correria
E ter mais horas do meu dia pra poder dormir legal
Vamo embora, tá na hora
Vamo nessa, tô com pressa
tô sem tempo
Já tô indo tchau
Que bom seria, não ter essa correria
E ter mais horas do meu dia pra poder dormir legal
O tempo do tempo é o tempo que o tempo tem pra passar
E passa o tempo que passa e não para nem pra descansar
Passado, presente, futuro,
Segundo, minuto, hora,
Dia, mês, ano, década, século, milênio
O tempo não para nenhuma vez
Não para nenhuma vez
Não para nenhuma vez
Eu preciso de uma máquina do tempo
Pra chegar num só momento onde devo estar
Com minha máquina eu passo minha hora,
Sem stress, sem demora e sem nunca me atrasar
Eu preciso de uma máquina do tempo
Pra chegar num só momento onde devo estar
Com minha máquina eu passo minha hora,
Sem stress, sem demora e sem nunca me atrasar
Eu preciso de uma máquina do tempo
Eu preciso de uma máquina do tempo
Eu preciso de uma máquina do tempo
Eu preciso de uma máquina do tempo
Eu preciso de uma máquina do tempo
Questão disparadora
Seria possível voltar ou passar o tempo mais rápido?
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia a questão disparadora para os alunos. Deixe que falem livremente sobre as possibilidades e anote no quadro.
Você pode estimular as ideias das crianças fazendo a perguntas, como:
- O que vocês entendem por tempo?
- Vocês acham que seria possível voltar no tempo ou passá-lo mais rápido?
Não responda aos questionamentos agora, apenas observe os conhecimentos que os alunos demonstram e anote no quadro.
Mão na massa
A fantástica maquina do tempo!
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações: Organize a sala em 4 grupos. Proponha às crianças uma brincadeira usando uma máquina do tempo. A proposta é vivenciar momentos como se estivessem voltando no tempo, usando nesse contexto situações que aconteceram no dia, na semana anterior, nos meses passados e anos passados, explorando o tempo de duração de cada um.
É possível também imaginar com as crianças uma viagem para o futuro, usando as mesmas escalas de tempo, porém, pensando no futuro e em situações que supostamente podem acontecer com o passar do tempo.
Entregue uma folha de sulfite para cada grupo. Em seguida, lance o desafio falando uma das escalas do tempo. Cada grupo terá que escrever ou desenhar uma situação relacionada àquele momento e assim sucessivamente.
Ex.:
- Professor: “semana passada”
- Grupo: lembrou da experiências que realizaram na aula de Ciências da semana passada ou relembraram do passeio que fizeram na semana anterior.
Durante a atividade, procure levantar algumas situações possíveis e impossíveis relacionadas a duração de cada passagem de tempo:
- Se pensarmos em uma situação da semana passada, posso relacionar algo quando eu era bebê?
- E se pensarmos em algo no futuro, posso já ser um velhinho?
Sistematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Explore as produções das crianças. Para a brincadeira ficar ainda mais divertida, pegue uma ideia de cada grupo e com diferentes passagens de tempo para criar uma história com esses fatos; Não deixe de explorar a duração de cada tempo.
Retome com os alunos a questão disparadora, procure identificar e anotar os comentários de cada um para futuras intervenções. Finalize a aula enfatizando que as escalas de tempo orientam o ritmo das diferentes atividades dos seres humanos e que contamos as situações de acordo com o tempo em que cada uma aconteceu.
Para ajudar os profissionais na área de saúde e educação, a Neuropsicopedagoga Clínica e Mestre em Educação Renata Bringel, ministra o curso Online Testes de Rastreio para Autismo (TEA) e Atrasos no Desenvolvimento Infantil entre outros. Os cursos online realizados pela Professora Renata estão disponibilizados no site renatabringel.com.br
Referência:
Professor-autor: Cibele Diogo Kimura.
Mentor: Lisandra Amaral.
Especialista: Margareth Polido.