Plano de Aula
Com o tempo também conseguimos ver o tempo: Sugestão de idade;1º ano do Ensino Fundamental – Ciências
Objetivos de aprendizagem
Associar e caracterizar as diferentes etapas (fases) da vida conforme a passagem do tempo.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF01CI06) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.
Materiais necessários para a aula: Pedir antecipadamente que as famílias enviem três fotos das crianças (uma de bebê, outra com 1 ou 2 anos e uma atual), folhas de sulfite, tesoura, cola e cartões com as diferentes fases da vida.
Tema da Aula : Com o tempo também conseguimos ver o tempo
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula para a turma. Comente que na aula de hoje vamos refletir como percebemos a passagem do tempo nas diferentes fases de nossa vida.
Contexto
A metamorfose da Borboleta
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Escreva no quadro “A metamorfose da borboleta”, questione as crianças se todas já viram uma borboleta?
Contextualize que a borboleta, para chegar à forma que conhecemos, passa por diversas fases com o passar do tempo. Pergunte para as crianças:
- Vocês sabiam que a borboleta passa por um longo processo até realmente se tornar uma borboleta?
- Vocês já observaram como a borboleta vira uma borboleta?
- O processo pela qual ela passa até chegar à sua última fase é chamado de metamorfose, mas vocês sabem como isso acontece e quanto tempo leva até de fato ela se transformar em borboleta?
Peça aos alunos para ouvir a história a seguir com muita atenção para entender as fases da vida da borboleta e como isso tudo acontece com o passar do tempo. Para ter acesso à história segue aqui um texto sobre “A metamorfose da Borboleta”.
Questão disparadora
Como as diferentes fases da vida nos ajudam a perceber o passar do tempo?
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia a Questão disparadora para os alunos. Deixe que falem livremente sobre suas possibilidades e anote no quadro.
Você pode estimular as ideias das crianças fazendo as perguntas:
- Conhecemos as fases da vida da borboleta. Será que todos os outros seres passam por transformações conforme o passar do tempo?
- Como será que conseguimos perceber as diferentes fases da vida?
Não responda os questionamentos agora, apenas observe os conhecimentos que os alunos demonstram e anote no quadro.
Mão na massa
Fases da vida
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Organize a sala em pequenos grupos. Cada grupo receberá um folha e alguns cartões representando as fases da vida. Explique que todos os grupos deverão realizar uma montagem de um painel de fotos, no qual a ideia seria pensar em uma câmera que registre as diferentes fases da vida que acontecem com o passar do tempo. Para isso os alunos deverão ordenar as fotos conforme as fases da vida, inclusive utilizando as fotos das crianças, solicitadas antecipadamente às famílias.
Durante a construção do painel é importante explorar com as crianças as transformações que acontecem com o passar do tempo, a ordem das fases da vida se modificando de acordo com a duração necessária.
Câmera (exemplos das imagens que podem ser utilizadas, podendo o professor incluir ou excluir o que achar necessário).
Sistematização
Fases da vida
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: Explore os painéis construídos. Peça para que as crianças expliquem o que pensaram para que definam as ordens das figuras.
Pergunte para as crianças:
- Quanto tempo deve ter levado para o ovo até ele se transformar em pintinho e depois em galinha?
- Quantos anos você tinha nesta primeira foto e na segunda? O que aconteceu com você durante este período de tempo?
É necessário enfatizar que a primeira foto representa o início de um processo e que, conforme o tempo passa, este processo se modifica. Deste modo, devem reconhecer que uma dada fase da vida sinaliza um tempo que passou (sucessão de dias, meses ou anos, dependendo do ser vivo em foco) e aponta para um tempo que está por vir, compreendendo assim sobre a sucessão do tempo ao longo da vida.
Retome com os alunos a Questão disparadora, procure identificar e anotar os comentários de cada um para futuras intervenções. Finalize a aula enfatizando que as diferentes fases da vida nos auxilia perceber a passagem do tempo.
Para ajudar os profissionais na área de saúde e educação, a Neuropsicopedagoga Clínica e estre em Educação Renata Bringel, ministra o curso Online Testes de Rastreio para Autismo (TEA) e Atrasos no Desenvolvimento Infantil entre outros. Os cursos online realizados pela Professora Renata estão disponibilizados no site renatabringel.com.br
Referência:
Professor-autor: Cibele Diogo Kimura.
Mentor: Lisandra Amaral.
Especialista: Margareth Polido.