Brincadeiras para Bebês que ficam deitados e sentados

Brincadeiras para Bebês que ficam sentados e deitados, devem integrar a educação ao cuidado para o desenvolvimento.
Brincadeiras para Bebês que ficam sentados e deitados, devem integrar a educação ao cuidado para o desenvolvimento.

Brincadeiras

Brincadeiras para Bebês que ficam deitados e sentados de alta qualidade faz a diferença na experiência presente e futura, contribuindo de forma única para a formação integral das crianças. As crianças brincam de forma espontânea em qualquer lugar e com qualquer coisa, mas é preciso associar tal espontaneidade com a qualidade do brincar. A alta qualidade é resultado da atenção do adulto, que procura oferecer autonomia às crianças para a exploração dos brinquedos e a recriação da cultura lúdica. É essa atenção que resulta na intervenção que se faz no ambiente, na organização do espaço físico, na disposição de mobiliário, na seleção e organização dos brinquedos e materiais e nas interações com as crianças (UNICEF 2012).

Habilidades Motoras Visuais

As habilidades motoras visuais são a capacidade de vincular os movimentos do corpo ao que é visto através dos olhos.

Brincadeiras para Bebês de 0 a 9 meses

Bebê é a denominação para a primeira fase da vida da criança e abrange o período de 0 a 18 meses (1 ano e meio) de idade . O bebê é um ser vulnerável que precisa de muito carinho, atenção e acolhimento, mas sabe tomar decisões, escolhe o que quer, gosta de explorar novas situações, é criativo e muito curioso.

Brinquedos e materiais para bebês que ficam deitados

Brinquedos para experiências visuais e motoras – Móbiles coloridos, sonoros, que se movimentam e criam cintilações encantam os bebês, que se envolvem, prestando atenção e evidenciando prazer pelo movimento dos braços e pernas.

Brincar com as pessoas – O primeiro brinquedo interativo de um bebê é o contato físico com o adulto, com o olhar, o toque e o movimento. Brincar de fazer carinho e olhar para o bebê – deixá-lo responder com outro olhar, aninhá-lo no colo e fazer movimentos ritmados ou balançar para frente e para trás, suavemente, na rede ou na colcha, com a ajuda de outro adulto, cria oportunidades para a aquisição de experiências diferentes, além do estabelecimento de vínculos com os responsáveis, que favorecem a segurança e a tranquilidade do bebê.

Brincadeira de seguir o brinquedo – Com o bebê recostado em cima de suas pernas, pode-se fazer inúmeras brincadeiras interativas. Quando o bebê seguir o brinquedo com os olhos, mova o brinquedo lentamente diante do rosto do bebê para que ele aprenda o movimento de acompanhar com o olhar.

Produzir sons – Emitir sons com objetos, do lado esquerdo e direito do bebê, fazendo pequenos comentários, para observar se bebê presta atenção.

Pegar um objeto – Selecionar vários objetos e ir oferecendo para o bebê, que deve estar de frente, deitado ou sentado. Oferecer objetos como uma colher de madeira, na posição horizontal e outra na vertical, para verificar o interesse do bebê na exploração desse objeto. A exploração cotidiana auxiliará no ajuste das mãos para pegar os objetos.

Brinquedos e materiais para bebês que ficam sentados

Ao sentar, os bebês não deixam de apreciar as brincadeiras sugeridas para os que ficam deitados, mas ampliam as oportunidades para interações com objetos e com as pessoas. Como favorecer essas novas possibilidades do bebê?

Mordedores – Todo bebê leva coisas à boca para explorar, especialmente quando nascem os dentes. Objetos com materiais de texturas leves, como os mordedores, oferecem algum conforto. Há mordedores com diferentes formatos e cores e que servem também para explorar e brincar. É importante observar a higienização e o tipo de material, garantindo que não seja tóxico ou solte tinta.

Brinquedos de encaixar – Brinquedos de encaixar que formam torres, carros feitos com blocos para montar e depois serem derrubados, são oferecidos aos bebês que já se sentam com firmeza. Típicos brinquedos de desafio e lógica propiciam atividades de grande concentração.

Deixar cair para ver o que acontece – Quando o bebê deixar cair alguma coisa durante a refeição faça disso uma brincadeira, falando sobre o que acontece com o objeto: “Agora a colher está no chão”, “Quando você solta a colher, ela cai no chão”. Quando ele jogar uma bola no chão para ver o que acontece, diga: “Olhe, a bola está rolando”, “O brinquedo caiu debaixo do armário”, “A bola está pulando”. Essa brincadeira repetitiva auxilia a criança a compreender o que se pode fazer com o objeto, além de auxiliar a compreensão da linguagem.

Rabiscar – Colocar um giz de cera grosso na mão do bebê e deixar que ele produza seus primeiros rabiscos no chão em um papel grande. As crianças se divertem com o movimento de rabiscar e se encantam com as marcas que conseguem deixar no papel.

Para ajudar os profissionais na área de saúde e educação, a Neuropsicopedagoga Clínica e Mestre em Educação Renata Bringel, ministra o curso Online Testes de Rastreio para Autismo (TEA) e Atrasos no Desenvolvimento Infantil entre outros. Os cursos online realizados pela Professora Renata estão disponibilizados no site www.renatabringel.com.br

Referência:

“Brinquedos e Brincadeiras de Creche – Manual de Orientação Pedagógica” elaborado pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica, com a parceria do UNICEF em 2012.

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