Brincadeiras para Bebês que engatinham e andam
Durante esse período, os bebês apresentam especificidades importantes a serem consideradas durante as brincadeiras. É importante saber que o interesse de cada criança pelo brinquedo varia . Portanto, as sugestões para um bebê que engatinha pode também servir para outro que ainda não se locomove e fica sentado. Portanto, é recomendável utilizar sempre uma variedade de sugestões de brinquedos mais apropriados às características de cada bebê (UNICEF 2012).
Habilidades Motoras Visuais
As habilidades motoras visuais são a capacidade de vincular os movimentos do corpo ao que é visto através dos olhos. Com Brincadeiras é possível unir uma série de fatores como as concepções, o planejamento do espaço, do tempo e dos materiais, a liberdade de ação da criança e a intermediação do adulto – que faz a diferença no desenvolvimento, resultando em uma educação de qualidade para a primeira infância. Não se separa, portanto, a qualidade da brincadeira da qualidade da educação infantil (Ministério da Educação 2012).
Brincadeiras para Bebês que engatinham
Ao engatinharem, os bebês ampliam as possibilidades de exploração, indo atrás de objetos de seu interesse. Como criar situações para favorecer tais explorações?
Engatinhar e novas experiências – Depois que o bebê aprendeu a engatinhar, oferecer novas experiências: na grama, na areia ou subir e descer num pequeno declive.
Cadeiras, mesas, caixas de papelão com furos – Tais objetos possibilitam a criação de desafios para os bebês que engatinham. O bebê pode engatinhar, passando debaixo da cadeira ou da mesa ou entrando na caixa. Utilizar uma caixa com um buraco, para que o bebê passe por ela como em um túnel. Colocar uma cadeira ou mesa entre o adulto e o bebê que engatinha. Falar com ele do outro lado e mostrar-lhe um brinquedo. O bebê irá engatinhar por baixo da cadeira ou da mesa.
Brincar com água – Crianças que engatinham continuam gostando de brincadeiras com água, com livros de plástico e brinquedos para afundar ou canecas para pegar água.
Bater, fazer sons, cantar, pintar – Outras brincadeiras que encantam essas crianças incluem brinquedos para bater, para fazer sons, cantar e pintar.
Outras brincadeiras Lembrar que as brincadeiras das crianças que sentam continuam interessando àquelas que engatinham: encaixar, derrubar, tirar por dentro de caixas ou canecas.
Brinquedos e materiais para bebês que andam
Quando os bebês andam, eles não deixam de brincar de encaixar, de empilhar, de bater, tirar e por objetos, brincar na água, com tintas, com o corpo, de explorar os brinquedos e materiais, como já faziam antes de andar. Agora, exploram os mesmos materiais e outros, com novas preocupações, porque adquirem maior autonomia com o andar e podem realizar brincadeiras mais complexas.
Brinquedos de empilhar – Tais brinquedos fazem parte da construção, que implica em montar. No entanto, o grau de complexidade é o empilhamento sem derrubar. Costuma-se oferecer “peças” construídas com materiais de reciclagem como caixas de papelão ou copos de iogurte, alternativos aos brinquedos produzidos pela indústria.
Brinquedos de empurrar – São aqueles utilizados para auxiliar no aprendizado e desenvolvimento motor do andar. Eles devem ser capazes de sustentar o peso da criança e ter resistência suficiente para auxiliar no equilíbrio dos primeiros passos.
Brinquedos de puxar – Tais brinquedos oferecem ótimas oportunidades para crianças que estão iniciando os primeiros passos. O carrinho de madeira serve ao mesmo tempo para empurrar e puxar.
Brinquedos de encaixar – Encaixes e quebra-cabeças com poucas peças são ótimos para criar desafios para as crianças pequenas experimentarem como encaixar a peça correta.
Brinquedos de afeto – Ursinhos de pelúcia, um pedaço de pano ou de cobertor ou a boneca preferida são os brinquedos “de afeto”, objetos importantes para a tranquilidade e segurança dos pequenos. Tais brinquedos devem receber cuidado e atenção dos adultos e serem colocados em lugar de fácil acesso, para que a criança consiga pegá-los quando quiser.
Brincadeiras com materiais diversos – Há inúmeros tipos de brincadeiras para crianças pequenas que começam a andar: brincadeiras com o próprio corpo, com movimentos, explorando a sensibilidade para produção de sons, experiências com argilas, tintas e materiais para vivenciar formas, cores e texturas; organização de cenários e ambientes mais estruturados que possibilitem a exploração, a socialização e a solução de problemas que envolvem e ampliam as experiências das crianças.
Brincadeiras de exploração – Criação de ambientes de exploração, com materiais pendurados no teto: tiras de jornal, papel laminado ou celofane; ou objetos que produzem sons, criam ambientes sonoros para a exploração musical e resultam em brincadeiras coletivas para a socialização da criança.
Brincar de imitar – Crianças pequenas gostam de imitar as pessoas, especialmente as situações que lhes chamam a atenção. Apreciam pegar a colher e dar de comer ao seu ursinho, colocar panos na cabeça. Portanto, é indispensável favorecer tais iniciativas e dispor de áreas ou cestos com tecidos e roupas.
Brincadeiras com água e tinta – Crianças pequenas gostam de brincar com água e fazer pinturas, portanto é importante criar ambientes para essas experiências. Brincar com canecas dentro de bacias nos dias quentes, banhos de mangueira, pintar muros de azulejos, pintar papéis de diferentes tamanhos, com giz de cera grosso, pincéis e tintas.
“Lembre-se de que nessa fase as crianças gostam de deixar suas marcas e expressar identidades. Brincadeiras com água e tinta são ótimas para isso.” (UNICEF 2012)
Para ajudar os profissionais na área de saúde e educação, a Neuropsicopedagoga Clínica e Mestre em Educação Renata Bringel, ministra o curso Online Testes de Rastreio para Autismo (TEA) e Atrasos no Desenvolvimento Infantil entre outros. Os cursos online realizados pela Professora Renata estão disponibilizados no site www.renatabringel.com.br
Referência:
“Brinquedos e Brincadeiras de Creche – Manual de Orientação Pedagógica” elaborado pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica, com a parceria do UNICEF em 2012.