Plano de Aula
Brincadeira com água – Experiências com esponjas. Sugestão de idade: 1 ano e 7 meses a 2 anos e 11 meses.
Campo de Experiência:
Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Objetivos e códigos da Base
(EI02EF05) Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc.
(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
Passo a passo em: Brincadeira com água – Experiências com esponjas
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Por ser uma vivência envolvendo o uso de água, para prevenir eventualidades como friagem que possam comprometer a saúde das crianças, faça a atividade em um dia de clima favorável.
Materiais:
Pequenas bacias ou baldes e esponjas. Organize duas bacias ou baldes para cada dupla ou trio de crianças. As esponjas podem ser cortadas e divididas entre os grupos. Caso seja possível, utilize esponjas variadas, pois a diversidade de materiais das esponjas enriquece a atividade de exploração das crianças.
Espaços:
Área externa ou até mesmo dentro da sala, usando um plástico para proteger a mesa, caso seja necessário, por conta da água. Organize as duplas de bacias de maneira espaçada, sendo uma cheia de água e a outra ao lado vazia, com as esponjas disponíveis, para que a dupla ou trio que irá se posicionar ali possa compartilhá-las.
Tempo sugerido:
50 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Quais brincadeiras além da sugerida as crianças criam e realizam com as esponjas para enriquecer a atividade? De que modo é possível perceber isso?
2. Como as crianças expressam suas experiências em partilhar a esponja e espaço com colegas?
3. Posteriormente, elas relatam e relembram essa atividade de que forma?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Respeite as preferências das crianças no momento de escolha dos seus parceiros para a brincadeira e esteja atento para auxiliar as que solicitarem ajuda durante a atividade. Aproxime as crianças das bacias e ofereça as esponjas para que possam reconhecer a textura do material.
O que fazer durante?
1 – Traga o grande grupo para o espaço escolhido (área externa ou ambiente interno) já devidamente preparado. Naturalmente as crianças irão explorar a disposição dos objetos. À medida em que circulam pelo espaço, diga que você preparou uma divertida brincadeira com bacias, esponjas e água para que elas possam aproveitar esse dia de calor. Solicite então que as crianças encontrem parceiros de livre escolha para que se organizem em pequenos grupos (duplas ou trios) e possam assim dividir as duplas de bacias já posicionadas com as esponjas à disposição. Caso seja necessário, busque auxiliá-las nessa organização.
2 – Observe neste momento como serão os primeiros contatos das crianças com essa disposição de objetos, se o que lhes chama mais atenção será a esponja, a bacia com água, ou até mesmo a bacia que está vazia. Registre suas expressões, interações, falas e outras possíveis formas de comunicar sentimentos. Diante das observações feitas por elas, incentive as crianças a levantar hipóteses sobre o que poderão fazer, permitindo que realizem atividades mexendo nos materiais e descobrindo suas possibilidades.
Caso alguma criança não se engaje na brincadeira, se aproxime e forneça um modelo brincando com os elementos, como por exemplo, respingando a esponja na bacia vazia. Aproveite para brincar conversando com os bebês, de forma que compreendam o professor como um parceiro das brincadeiras, divertindo-se com a sua presença e expressando ideias.
Possíveis falas do professor neste momento: Que legal o que você faz com a esponja! Vou tentar também!, Por que será que uma das bacias não tem água?, A sua tem água? Nossa, como você colocou água aí?
3 – Conforme as brincadeiras se estruturam, perceba se as crianças brincam coletivamente, se partilham o espaço e se dividem os materiais. Por se tratar de uma atividade em pequenos grupos, conflitos por disputa podem surgir. Se aproxime das crianças nesse momento, ouvindo cada posicionamento e guiando a situação para que ambas encontrem juntas uma resolução, garantindo que sintam-se respeitadas e acolhidas ao enfrentar frustrações.
4 – Embora o brincar com água seja sempre divertido e prazeroso, algumas crianças com o tempo podem já não demonstrar tanto interesse pela atividade. Ao perceber essas situações, se aproxime e procure incentivá-la, criando junto a ela outras formas de brincar com as bacias e as esponjas, testando outras possibilidades, pois variar o modo de brincar desperta o interesse dos pequenos e desenvolve a criatividade deles.
Possíveis ações do professor neste momento: Pergunte para a criança do que ela gosta de brincar. Mesmo que não domine a linguagem oral, ela poderá lhe indicar apontando algum elemento ou outra coisa que gostaria de fazer, por exemplo, se estiverem em uma área externa e a criança aponte para o jardim, sugira que ela vá até lá e pegue alguns elementos da natureza para que possa brincar na água com eles.
Para finalizar:
Conforme o tempo da atividade Brincadeira com água – Experiências com esponjas vai se encerrando, avise as crianças cerca de cinco minutos antes sobre a aproximação do término da proposta. Ao final dela, se reúna com todo o grupo em grande roda e estimule as crianças a expressar o que sentiram e como foi a experiência dessa brincadeira. Esteja atento a todas as formas de comunicação: expressões, falas, menções, olhares, apontar etc.
Desdobramentos
Esta atividade pode ser repetida de uma forma um pouco diferente. Utilize corante na água para que durante a brincadeira as crianças possam também explorar e notar a junção das cores do material da esponja com água, tornando a proposta ainda mais convidativa para que todos brinquem ativamente.
Engajando as famílias na Brincadeira com água – Experiências com esponjas
Peça para as crianças que, com a ajuda dos responsáveis, procurem esponjas em casa e descubram para que elas são utilizadas. Diga que posteriormente elas deverão levar esse material para escola, expressando suas descobertas aos colegas. Assim seria possível desenvolver a socialização dos itens, bem como explorar sua diversidade de cores, formatos e tamanhos. Promova um momento de grande roda para que os pequenos possam trocar experiências.
Para ajudar os profissionais na área de saúde e educação, a Neuropsicopedagoga Clínica e Mestre em Educação Renata Bringel, ministra o curso Online Testes de Rastreio para Autismo (TEA) e Atrasos no Desenvolvimento Infantil entre outros. Os cursos online realizados pela Professora Renata estão disponibilizados no site www.renatabringel.com.br
Referência:
Autor: Deborah Cristina Conceição Paiva
Mentor: Vládia Maria Eulálio Raposo Freire Pires
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek