ATEC (Autism Treatment Evaluation Checklist)

A Lista de Avaliação de Tratamentos do Autismo – ATEC é uma das ferramentas de avaliação mais utilizada na comunidade de pesquisa do autismo

A Lista de Avaliação de Tratamentos do Autismo – ATEC (Autism Treatment Evaluation Checklist)  é uma das ferramentas de avaliação mais utilizada na comunidade de pesquisa do autismo. Ela foi criada para avaliar, ao longo do tempo, a eficácia dos tratamentos e monitorar a progressão do desenvolvimento do autista.

O Autismo e seus enigmas

O psiquiatra austríaco, radicado nos EUA, Leo Kenner em 1943 iniciou um estudo com 11 crianças aparentemente diferentes. Elas apresentavam alguns déficits em seus comportamentos, como dificuldades em manter interação social, contato visual e afetivo, dificuldade na comunicação. Durante esse período ele denominou para complementação do seu experimento o termo “Distúrbios autísticos do contato afetivo”.

Foto: Samih Salem

Em seu estudo Leo Kenner levantou a hipótese de que o ambiente familiar seria um dos desencadeadores do autismo. As 11 crianças estudadas por ele eram de famílias abastadas, famílias denominadas por ele de “inteligentes” e “obsessivas”. Na sua observação esses pais, mães, avós e demais parentes por serem estudiosos, tornavam-se “pouco amorosos”.  Essas relações familiares eram marcadas por certo formalismo e “frieza”. Criando a teoria da figura “Mãe-geladeira”.

Essa teoria abriu margem para que outros pesquisadores na área psicanalítica desenvolvessem estudos na área da neurociência.

Criadores da ATEC (Autism Treatment Evaluation Checklist) 

A ATEC (Autism Treatment Evaluation Checklist) Lista de Avaliação de Tratamentos do Autismo  foi criada em 1995 por Bernard Rimland, Ph.D. e Stephen M. Edelson, Ph.D nos EUA.

O Psicólogo Dr. Bernard Rimland foi um dos maiores pesquisadores do Autismo. Derrubando na década de 60 a teoria da “Mãe-geladeira” apresentando evidencias sobre a causa biológica do Autismo. Bernard Rimland nasceu em 15 de novembro de 1928, em Cleveland. Formou-se em psicologia experimental na San Diego State University em 1950 e fez mestrado na universidade em 1951. Casou-se com Gloria Alf, teve três filhos, Mark, Paul e Helen.

Seu filho mais novo Mark foi diagnosticado com Autismo, suas aflições foram a inspiração de sua carreira como pesquisador.  Foi o autor de “Infantile Autism: The Syndrome and Its Implications for a Neural Theory of Behavior”(Autismo Infantil: a Síndrome e suas implicações para a teoria das condutas neurais)”, trabalho reconhecido e premiado mundialmente e fundador do  Autism Research Institute  – ARI (Instituto de Pesquisa do Autismo) em San Diego –EUA.

O psicólogo e professor Dr.Stephen M. Edelson ajudou a projetar o programa de computador “Miss Stim” para facilitar a educação de crianças com deficiências de comunicação, no Pitzer College, Claremont, CA – EUA. Atualmente é o diretor do Autism Research Institute – ARI (Instituto de Pesquisa do Autismo) em San Diego –EUA.

Por que criar a ATEC (Autism Treatment Evaluation Checklist)?

Em 1990 os DRs. Bernard Rimland, Ph.D. e Stephen M. Edelson, Ph.D desenvolveram a ATEC (Autism Treatment Evaluation Checklist) – A Lista de Avaliação de Tratamentos do Autismo. Neste período o Instituto de Pesquisa do Autismo – ARI estava conduzindo uma série de pesquisas sobre a eficácia de várias intervenções sensoriais, biomédicas e nutricionais. O Intuito era incentivar a comunidade de pesquisa sobre Autismo a avaliarem as intervenções utilizando um conjunto de ferramentas de avaliações validas e confiáveis.

Eles perceberam que os resultados de inúmeros estudos se baseavam em listas de verificação projetadas para diagnosticar o autismo, em vez de avaliar a eficácia do tratamento. Dado que o objetivo desses estudos era investigar a eficácia das intervenções da forma mais objetiva possível, perceberam que a maioria, desses resultados poderiam ser considerados questionáveis. Decidiram desenvolver uma lista de verificação para avaliar adequadamente as mudanças em indivíduos com autismo.

ATEC (Autism Treatment Evaluation Checklist)

 A ATEC – Avaliação de Tratamentos do Autismo é uma lista de verificação projetada para avaliar a eficácia dos tratamentos, bem como monitorar como um indivíduo progride ao longo do tempo, pode ser usado por pais e pesquisadores, bem como por escolas, clínicas médicas e comportamentais e seguradoras.

A ATEC contém um total de 77 questões que são classificadas em quatro sub escalas:

  1. Comunicação de Fala/Linguagem (14 itens)
  2. Sociabilidade (20 itens)
  3. Consciência Sensorial/Cognitiva (18 itens)
  4. Saúde/Física/Comportamento (25 itens)

Para usar a ATEC ( Autism Treatment Evaluation Chekhlist)

A ATEC não tem tradução e validação para o Brasil. O Autism Research Institute – ARI (Instituto de Pesquisa do Autismo) disponibiliza o teste online. Pode ser aplicado em qualquer idade. Seu preenchimento é rápido e fácil de ser acessado. Pode ser aplicado quantas vezes for necessário para monitorar o comportamento, se ele está avançando ou regredindo e se a intervenção esta sendo realmente útil.

Para ajudar os profissionais na área de saúde e educação, a Neuropsicopedagoga Clínica e Mestre em Educação Renata Bringel, ministra um curso onde apresenta Testes de Rastreio para Autismo (TEA) e Atrasos no Desenvolvimento Infantil. Os cursos online realizados pela Professora Renata estão disponibilizados no site www.renatabringel.com.br   

Referência:

LOPES, Bruna Alves. Não Existe Mãe-Geladeira Uma análise feminista da construção do ativismo de mães de autistas no Brasil (1940-2019). 2019. Tese (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.

https://www.nytimes.com/2006/11/28/obituaries/bernard-rimland-78-scientist-who-revised-view-of-autism-

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