Planos de aula
Rodas cantadas – Um espaço para todos – Sugestão de Idade – 1 º ano do ensino fundamental – Educação física
Habilidades BNCC:
EF12EF12 EF12EF11
Objeto de conhecimento
Danças do contexto comunitário e regional
Objetivos de aprendizagem
Nomear rodas cantadas do contexto regional.
Vivenciar uma roda cantada do contexto regional.
Identificar as possibilidades de utilização do espaço nas rodas cantadas do contexto regional.
Experimentar o elemento espaço de diferentes formas (individuais, em dupla e em grupos).
Recriar rodas cantadas do contexto regional, respeitando as diferenças individuais.
Identificar o multiculturalismo e a diversidade cultural presentes nas rodas cantadas.
Discutir sobre os preconceitos relacionados às danças e atividades rítmicas.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
3. Repertório cultural
4. Comunicação
9. Empatia e cooperação
Materiais sugeridos
Equipamento para reproduzir música. Equipamento para reproduzir vídeos (opcional).
Vídeos, imagens de cantigas de roda da sua região (opcional).
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Conversa inicial
Inicie a aula com uma roda de conversa sobre brincadeiras cantadas. Pergunte aos estudantes quais eles conhecem? De quais eles mais gostam?
Aborde as rodas cantadas. Explique para os estudantes que são expressões culturais brasileiras, muito presentes nas brincadeiras infantis e que, apesar de serem simples, são muito divertidas e todos podem participar.
Apresente algumas características, utilizando variadas linguagens. Use imagens para facilitar o entendimento de todos:
São passadas de geração em geração.
Utilizam músicas, muitas vezes de autoria coletiva ou anônima, equivalentes à cultura local.
Por serem transmitidas oralmente, é comum as pessoas modificarem algo na letra ao transmitirem para seus amigos, conhecidos e parentes.
As letras são cativantes e simples, fáceis de memorizar.
Traduzem o conhecimento popular e como o próprio nome diz são cantadas em roda, de mãos dadas e com a execução de coreografias.
Podem ser executadas em qualquer espaço físico, como, por exemplo, nas praças, na escola.
O espaço é um elemento importante nas rodas cantadas, pois ao dançar em grupo é preciso respeitar o espaço do outro.
Pergunte aos estudantes quais rodas cantadas eles conhecem? E entre as citadas, peça-lhes que escolham uma para experimentar. Dê preferência àquela que possibilita a participação de todos os estudantes.
Atividade
O nosso corpo é o mais importante ponto de referência, um instrumento de medida do entorno. O espaço é sempre experienciado a partir do corpo. Portanto, nas atividades serão trabalhadas as direções (direita e esquerda, frente e atrás), os planos (alto, médio e baixo), o relacionamento com o outro e com o contexto no qual se está inserido, por meio das rodas cantadas.
Aqui o objetivo não é a execução de movimentos corretos e perfeitos, mas a experimentação e exploração de movimentos como uma forma de expressão e comunicação dos estudantes, cada um à sua maneira, a partir de suas potencialidades.
Conhecendo a cantiga:
Inicie trabalhando a letra da música de roda cantada escolhida. Recite com clareza e comente seu conteúdo, suas origens e história. Se tiver palavras que não fazem parte do repertório dos estudantes, explique-as e apresente a forma correta de pronunciá-las.
Para ensinar a melodia, cante e peça a todos para acompanhar cantarolando suavemente.
Explorando o espaço:
Antes de experimentar a roda cantada escolhida, explore o elemento espaço com os estudantes e proponha que experimentem.
Dançar sozinho:
Fazer movimentos de estender e flexionar braços, pernas e tronco e perceber o espaço que ocupam (até onde o corpo alcança).
Fazer movimentos com pés, mãos, cabeça e ombros e perceber como se movem e ocupam o espaço.
Fazer movimentos no chão.
Dançar com o outro:
Em duplas, um de frente para o outro, solicite que façam o mesmo movimento com os braços.
Em duplas, um de costas para o outro, solicite que levantem a perna direita para o lado direito e percebam como ocupam o espaço entorno da dupla. Se possível, desenhe a dupla e faça um círculo para mostrar todo o espaço que conseguirão alcançar.
Dançar pelo ambiente físico:
Separe a turma em pequenos grupos e peça a cada grupo que realize movimentos ocupando um espaço específico no ambiente.
Caso na turma tenha algum estudante com mobilidade reduzida ou cadeirante, acompanhe-o durante a realização da atividade.
Solicite que, ao seu sinal, os estudantes formem:
Uma fila (um atrás do outro).
Uma coluna (um ao lado do outro).
Uma grande roda, com todos.
Assim que os estudantes estiverem em roda, peça-lhes que deem as mãos e conduza-os a realizar um movimento básico das rodas cantadas, girar para a direita e depois para a esquerda.
Posteriormente, inclua movimentações pelo espaço: dentro e fora, abrir e fechar o círculo.
Desafie-os a realizar movimentos nos planos baixo (sentados ou agachados), médio (com movimentação do quadril) e alto (na ponta dos pés e com os braços estendidos acima da cabeça).
Trabalhando a criatividade e a interação:
Separe os estudantes em pequenos grupos e peça-lhes para, em roda, criar três variações para a movimentação em círculo.
Para finalizar, eles devem construir uma coreografia coletiva com as variações criadas nos pequenos grupos.
Momento da reflexão
Aproveite esse momento para oportunizar reflexões sobre as experimentações e os desafios propostos. Converse com os estudantes sobre suas percepções:
Atividades vivenciadas (Como foi experimentar uma roda cantada com os colegas? Foi fácil criar novos movimentos para a roda cantada?).
Espaço enquanto elemento constitutivo da dança (Conseguiram se movimentar em diversas direções?).
Trabalho em grupo e a importância de respeitar as diferenças (Foi fácil trabalhar em grupo? O que deu certo e o que não deu?).
Importância de todos terem a oportunidade de participar. (Todos participaram? Podemos fazer algo para ajudar todos a participarem? Meninos também brincam de cantigas de roda?).
Pergunte à turma se foi uma experiência prazerosa para todos. Se não, por quê?
Registro e avaliação
A avaliação processual busca verificar qualitativamente a aprendizagem dos estudantes, portanto, é importante coletar evidências de aprendizagem continuamente e por meio de variadas estratégias.
Nessa faixa etária, os estudantes estão em processo de alfabetização, por isso é necessário assumir o papel de escriba. Monte uma planilha de acompanhamento, na qual você irá registrar as respostas dos estudantes.
Obs.: Se perceber que algum estudante precisa de uma maior orientação para responder as perguntas, ajude-o. Relembre com ele das atividades que foram experimentadas, pergunte de maneira clara e objetiva, favorecendo o seu entendimento.
Planilha de acompanhamento
nome | O que você achou da parte da aula em que fizemos movimentos em duplas e em grupos? | O que você achou da parte da aula em que fizemos a roda escolhida por vocês? | O que você mais gostou de aprender hoje? |
Desdobramentos
Peça aos estudantes que pesquisem com seus familiares quais eram as rodas cantadas que costumavam brincar quando crianças e apresentem aos colegas. Auxilie a turma a encontrar similaridades e diferenças entre o que for apresentado.
Solicite aos estudantes que preencham essa tabela juntamente com suas famílias:
Rodas cantadas da época dos avós | Rodas cantadas da época dos pais | Rodas cantadas da época dos estudantes | |
Nome da roda cantada | |||
Música utilizada | |||
Principais movimentos |
Na próxima aula explore com a turma:
O que as rodas cantadas descritas na pesquisa com as famílias têm em comum?
Quais diferenças existem entre elas?
Os estudantes conhecem alguma roda cantada da época dos avós?
Espaço: Onde o corpo se move? E com quem se move?
Desenhe no chão com um giz ou marque com fita crepe uma letra “V”. Peça aos estudantes que se movimentem pelo espaço e, ao seu sinal, se posicionem sobre a letra. A seguir utilize a letra “U”. Esses dois formatos de letra são formações comumente utilizadas em várias danças.
A partir dessa atividade trabalhe com variadas letras, potencializando também o processo de alfabetização de seus estudantes.
Organize os estudantes em dois círculos, um menor e um maior. O círculo menor deve ficar dentro do círculo menor.
Inicie solicitando que os dois círculos girem para o mesmo lado, posteriormente peça que um círculo gire para a direita e o outro para a esquerda. Depois inverta a direção.
A partir daí, vá criando movimentações pelo espaço, com diferentes deslocamentos (saltito, quatro passos para a direita, quatro para a esquerda).
Solicite a um grupo que fique de costas para o outro, peça que troquem de lugar (o grupo que estava no círculo de fora deve ir para o círculo de dentro e vice-versa).
Caso seja preciso, adapte a atividade, propondo outros movimentos, reduzindo o espaço ou auxiliando algum estudante que necessite.
Para ajudar os profissionais na área de saúde e educação, a Neuropsicopedagoga Clínica e estre em Educação Renata Bringel, ministra o curso Online Testes de Rastreio para Autismo (TEA) e Atrasos no Desenvolvimento Infantil entre outros. Os cursos online realizados pela Professora Renata estão disponibilizados no site renatabringel.com.br
Referência:
Autor: Fernanda Marcon Moura
Coautor: Laércio de Moura Jorge
Mentor: Ricardo Yoshio Silveira Ribeiro
Especialista da área: Luis Henrique Martins Vasquinho