Plano de aula
Danças e interação social – Sugestão de Idade – 1 º ano do ensino fundamental – Educação física
Habilidades BNCC:
EF12EF12 EF12EF11
Objeto de conhecimento
Danças do contexto comunitário e regional.
Objetivos de aprendizagem
Diferenciar o elemento ritmo das danças regionais.
Experimentar as múltiplas possibilidades do elemento espaço.
Experimentar diferentes gestos característicos das danças regionais.
Identificar a dança regional como componente da vida familiar e social.
Identificar as interações pessoais construídas na vivência com as danças.
Competências gerais
1. Conhecimento
9. Empatia e cooperação
10. Responsabilidade e cidadania
Materiais sugeridos
Músicas características de danças do contexto regional.
Equipamento para reproduzir música.
Equipamento para reproduzir vídeos (opcional).
Vídeos, imagens de danças características da sua região (opcional).
Folhas de papel A4 (uma para cada grupo).
Lápis de cor.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Conversa inicial
Organize os estudantes em roda e pergunte sobre as danças que conhecem. Incentive a participação de todos, oportunizando que se expressem e ouçam os outros colegas respeitosamente.
A partir das danças citadas, converse com a turma e reforce com eles quais são consideradas regionais, apontando suas características específicas (ritmo, gestos, vestimentas, espaços de execução). Saliente as interações pessoais decorrentes da execução dessas danças em diferentes situações, como, por exemplo: datas comemorativas (quadrilha junina), locais (zona rural – Catira), eventos (Festival de Parintins), faixa etária (crianças – rodas cantadas), classe trabalhadora (pescadores – puxada de rede), matrizes culturais (matrizes indígena e africana – Maculelê).
Trabalhe sempre a partir das potencialidades de seus estudantes, ou seja, do que são capazes de fazer e de aprender, e não a partir de suas eventuais dificuldades. Procure utilizar diferentes linguagens (oral, visual, tátil), apresente imagens, vídeos, se possível até uma vestimenta característica para que possam experimentar. Sente-se perto dos estudantes com alguma dificuldade, busque garantir que todos acompanhem a atividade.
Atividade
Explorando as possibilidades das danças regionais
Ritmos e gestos (ampliação do repertório de movimentos)
Peça aos estudantes que andem livremente e explorem todo o espaço. Utilize músicas de danças do seu contexto regional, com diferentes ritmos, e proponha a brincadeira “Siga o mestre”. Nessa brincadeira, um dos estudantes é o mestre e qualquer movimento que ele faça todos devem imitar. Após a sugestão de três movimentos, troca-se de mestre. O objetivo é que todos da turma sejam, pelo menos uma vez, mestre. Sugira um desafio motor nos quais os estudantes experimentem:
1- Diferentes tipos de movimentos: estender, flexionar, andar, correr, rolar, saltitar, saltar, girar.
2- Com várias partes do corpo: braços, pernas, mãos e pés, cabeça, ombro e tronco.
3- Por todo o espaço que o corpo alcança: frente, atrás, em cima, embaixo, laterais e diagonais.
Onde e com quem se movimenta (importância das interações sociais)
Utilize músicas características de uma dança do seu contexto regional e peça aos estudantes para se locomoverem livremente pelo espaço da aula. Ao seu sinal, solicite que eles cumprimentem o colega que está mais próximo. Repita de 3 a 5 vezes para que os estudantes tenham chance de cumprimentar vários colegas.
Proponha que continuem locomovendo-se ao som da música e, ao seu sinal, reúnam-se em grupos de três estudantes. De mãos dadas, sem poder soltar-se, devem continuar a atividade e, a cada sinal, somam-se a outros três colegas até que toda a turma esteja reunida em um só grupo.
Então, desafie-os: Todos devem locomover-se pelo espaço, seguindo o ritmo da música, sem soltar as mãos. Explore movimentos e gestos em diferentes sentidos e direções: esquerda e direita, frente e trás, perto e longe, reto, angular e curvo, plano alto, médio e baixo.
Fique atento à turma, verifique se é preciso propor alguma alteração específica, adaptação da proposta, para garantir o acesso e a participação de todos.
Ressalte a importância do autoconhecimento corporal e o respeito às singularidades de cada corpo, sabendo que cada corpo é único e se movimenta à sua maneira, por isso não existe movimento certo ou errado, movimento é expressão.
Momento da reflexão
Após a experimentação, reflita com a turma sobre a vivência.
Como se sentiram realizando os diversos movimentos ao som de músicas características das danças regionais de seu contexto?
Todas as danças regionais utilizam o mesmo tipo de música, com o mesmo ritmo? Quem consegue diferenciar o ritmo das danças regionais?
Quais movimentos característicos das danças regionais foram experimentados?
Eles são realizados no plano alto, médio e baixo?
Como vocês se locomoveram pelo espaço?
Em qual espaço costumam ser realizadas essas danças?
Sobre a dança e a interação social, pergunte aos estudantes:
Como as danças regionais que estão aprendendo são executadas? Individualmente? Em duplas ou em grupos?
Em que momentos da nossa vida a dança está presente? Nesses momentos estamos sozinhos ou com a família e os amigos?
Quem dança essas ou outras danças regionais com os familiares?
Como foi realizar as atividades em duplas e em grupos?
Converse sobre as situações que surgirem, alguns estudantes podem apresentar dificuldades para estabelecer contato. O toque físico, por sua vez, mesmo que cauteloso, pode machucar o outro ou mesmo provocar certo constrangimento.
É importante que entendam que a proposta é fazer junto, que estar entre amigos é muito saudável e gostoso e que é preciso respeito com o outro e cuidado para que todos possam participar.
Converse com a turma sobre alterações na atividade, caso seja necessário, para que todos os colegas possam dançar. Podemos encontrar maneiras bem legais e divertidas para que todos participem juntos, os próprios estudantes podem sugerir e ajudar nas adaptações.
Sistematização do conhecimento
Faça um fechamento, abordando o que foi aprendido na aula, conceitos, procedimentos e atitudes. Reforce as competências trabalhadas: a valorização dos conhecimentos historicamente construídos pelo homem, a empatia e a cooperação com os colegas duranteas atividades em grupo, e a importância de agir coletivamente de maneira respeitosa e inclusiva.
Explique que as danças regionais são executadas ao som de diferentes ritmos musicais, e cada uma delas tem seus movimentos específicos, que, muitas vezes, representam a vida cotidiana de seus praticantes.
Destaque que o corpo se move no espaço por meio dos diferentes planos (alto, médio e baixo) e que existem variadas formas de locomoção e exploração do espaço, um dos elementos constitutivos da dança.
Com relação à organização das danças de seu contexto regional, evidencie como são executadas: individualmente, em duplas ou em grupos, em datas e locais especiais, e promovendo a interação entre as pessoas.
Registro e avaliação
Registro
Separe a turma em pequenos grupos, distribua a cada grupo uma folha de papel A4, alguns lápis de cor e peça para que registrem em um desenho coletivo o que aprenderam na aula (danças regionais, principais gestos, vestimentas, locais onde são executadas e organização – são executadas individualmente, em duplas ou em grupos). Observe se outros produtos podem ser feitos, como trabalhos manuais utilizando palitos ou bonecos de materiais recicláveis.
Avaliação
Após terminar os desenhos, solicite a cada grupo que apresente e explique para toda turma o trabalho realizado, assim será possível avaliar a aprendizagem dos estudantes.
Observe os estudantes durante a produção coletiva dos desenhos, como interagem com os colegas frente a uma tarefa coletiva. São empáticos? Cooperam? Apresentam dificuldade de trabalhar em grupo?
Durante a apresentação, observe a desenvoltura de cada estudante, a oralidade e a argumentação.
Desdobramentos
Para os desdobramentos, explore o ritmo de outras danças regionais. Investigue as danças características do contexto familiar e social dos estudantes e, a partir delas, organize-os em dois grupos e solicite que se organizem em duas filas, uma de frente para a outra. A atividade inicia com uma turma fazendo o ritmo (turma A) para que a outra (turma B) execute os movimentos. 1- A turma A marca o ritmo com as mãos, batendo palmas, e a turma B faz movimentos com os braços. 2- A turma A marca o ritmo com os pés, batendo os pés no chão, e a turma B faz movimentos com as pernas. 3- A turma A marca o ritmo com as mãos e os pés, e a turma B coordena movimentos com os braços e as pernas. Inverta as ações, a turma B agora marca o ritmo e a Turma A realiza os movimentos. Aproveite novamente para ampliar as possibilidades de exploração do elemento espaço com combinações de movimentos e gestos em diferentes sentidos e direções: esquerda e direita, frente e trás, perto e longe, reto, angular e curvo, plano alto, médio e baixo.
A partir dessa experimentação, proponha a realização de movimentos em duplas, trios ou grupos. Os próprios estudantes devem criar os movimentos e gestos. Posteriormente, peça a cada grupo para mostrar os movimentos que criaram e solicite aos demais estudantes da turma para experimentar a sua execução.
Priorize em todos os momentos o desenvolvimento da empatia, do cuidado e do respeito com o outro, aprimorando as relações interpessoais, além de produzir conhecimento a partir da experiência.
Para ajudar os profissionais na área de saúde e educação, a Neuropsicopedagoga Clínica e estre em Educação Renata Bringel, ministra o curso Online Testes de Rastreio para Autismo (TEA) e Atrasos no Desenvolvimento Infantil entre outros. Os cursos online realizados pela Professora Renata estão disponibilizados no site renatabringel.com.br
Referência:
Autor: Fernanda Marcon Moura
Coautor: Laércio de Moura Jorge
Mentor: Ricardo Yoshio Silveira Ribeiro
Especialista da área: Luis Henrique Martins Vasquinho