Desenvolvimento Motor
O desenvolvimento motor amplo (grosso) e fino se traduz pelas aquisições motoras que paulatinamente vão se aprimorando para responder as necessidades do meio, conforme ocorre a maturação neurológica da criança.
Segundo Carl Gabbard professor e diretor do Laboratório de Desenvolvimento Motor Infantil na Divisão de Neurociência Motora da Texas A&M University o desenvolvimento motor compreende aquisições de habilidades que transformam o desempenho de um indivíduo, e se constitui da coordenação motora ampla ou grossa e da coordenação motora fina. A coordenação motora ampla/grossa é responsável pelos movimentos amplos e pela sustentação postural através da atividade dos grandes músculos. A coordenação motora fina é representada pelos pequenos músculos envolvidos na coordenação óculo-manual, e que são responsáveis pelos movimentos mais refinados e pela destreza.
Desenvolvimento
O conceito de desenvolvimento é amplo e refere-se a uma transformação complexa, contínua, dinâmica e progressiva, que inclui, além do crescimento, maturação, aprendizagem e aspectos psíquicos e sociais.
Costuma-se falar em desenvolvimento de forma distinta entre desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial, como uma forma de facilitar o estudo do desenvolvimento humano. Mas cabe apontar que tais aspectos estão interligados e influenciam-se mutuamente durante a vida do indivíduo (BRASIL, 2002).
Na estrutura fisiológica humana, o que é inato não é suficiente para produzir um indivíduo sem a participação do meio ambiente. Tudo em um ser humano (suas características, seus modos de agir, pensar, sentir, seus valores, etc.) depende da sua interação com o meio social em que vive. Portanto, o desenvolvimento da criança será sempre mediado por outras pessoas, pelas famílias, pelos profissionais de saúde, da educação, entre outros, que delimitam e atribuem significados à sua realidade (Brasil2012).
Fases do Desenvolvimento Motor
O processo do desenvolvimento motor amplo (grosso) e fino revela-se principalmente, por mudanças no comportamento dos movimentos ao longo do tempo. Todos nós, bebês, crianças, adolescentes e adultos, estamos envolvidos, durante toda a vida, no processo de aprender como devemos nos movimentar com controle e competência em resposta às mudanças que enfrentamos no dia a dia em nosso ambiente em constante mutação. Somos capazes de observar diferenças desenvolvimentais no comportamento dos movimentos. Podemos fazer isso por meio de observação de mudanças no processo (forma) e no produto (performance). Um dos modos básicos de observação do desenvolvimento motor inclui o estudo das mudanças no comportamento dos movimentos ao longo do ciclo da vida (Gallahue, Ozmun & Goodway2013).
O movimento observável pode ser agrupado em três categorias funcionais de acordo com o seu propósito, ao longo de todas as fases do desenvolvimento motor:
Movimento de Estabilidade – É aquele que exige certo grau de equilíbrio ou postura (quase toda a atividade motora grossa). A categoria abrange movimentos como torcer, virar, puxar, empurrar, que não podem ser classificados como locomotores ou manipulativos. A estabilidade na categoria de movimento é vista como mais do que um simples termo geral conveniente e como menos do que um termo global aplicável a todos os movimentos. A categoria de Movimento de Estabilidade refere-se a qualquer movimento que aconteça como fator de ganho ou manutenção do equilíbrio da pessoa em relação à força de gravidade. Portanto os movimentos axiais (movimentos que não são de locomoção), assim como as posturas invertidas e de rolamento do corpo, são considerados movimentos de estabilidade. Do mesmo modo ficar apoiado em um único pé e manter a posição ereta quando sentado em uma cadeira.
Locomoção – Refere-se a movimentos que envolvem mudanças na localização do corpo em relação a um ponto fixo na superfície. Transportar-se do ponto A ao ponto B, caminhando, correndo, pulando e saltitando. Na maneira como usamos o termo, atividades como rolar para frente e para trás podem ser consideradas movimentos de Locomoção e também de Estabilidade. De locomoção porque o corpo movimenta-se de um ponto a outro, de estabilidade por causa de ênfase na manutenção de equilíbrio em uma situação de oscilação incomum.
Manipulação – Refere-se tanto à Manipulação Motora Ampla (grossa) como à Fina. A Manipulação Motora Ampla envolve conferir força a, ou receber força de objetos. As tarefas de lançar, pegar, chutar e rebater um objeto, assim como o drible e o voleio são movimentos classificados nesse tipo. A Manipulação Motora Fina envolve o uso intricado dos músculos das mãos e do punho. Escrever, cortar com tesoura, costurar e digitar são movimentos de manipulação motora fina.
Um grande número de movimentos envolve a combinação das categorias de Estabilidade, Locomoção e/ou Manipulação. Pular corda, por exemplo, envolve locomoção (pulo), manipulação (rodar a corda) e estabilidade (manter o equilíbrio).
O movimento é uma janela para o processo do Desenvolvimento Motor (Gallahue, Ozmun & Goodway 2013).
Para ajudar os profissionais na área de saúde e educação, a Neuropsicopedagoga Clínica e Mestre em Educação Renata Bringel, ministra o curso online DISLEXIA Avaliação e Intervenção entre outros. Os cursos online realizados pela Professora Renata estão disponibilizados no site www.renatabringel.com.br
Referência:
SANTANA, Renatta Rocha et al. Fatores associados ao desenvolvimento motor de pré-escolares de uma escola pública de João Pessoa, Paraíba. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 28, n. 3, p. 299-308, 2017.
Gabbard C, Rodrigues LP. Testes contemporâneos de avaliação do comportamento motor infantil. In: Moura-Ribeiro MVL, Gonçalves VMG. Neurologia do desenvolvimento da criança. Rio de Janeiro: Revinter; 2010. p.243-57
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento. Brasília; 2012.
GALLAHUE, David L.; OZMUN, John C.; GOODWAY, Jackie D. Compreendendo o desenvolvimento motor-: bebês, crianças, adolescentes e adultos. AMGH Editora, 2013.