O que é Psicomotricidade
Psicomotricidade é uma neurociência que expressa o pensamento através do ato motor harmônico. É a sintonia fina que coordena e organiza as ações gerenciadas pelo cérebro e as manifesta em conhecimento e aprendizado através da reeducação psicomotora. Adotada na Europa esta ciência terapêutica há mais de 200 anos, principalmente na França, que instituiu o primeiro curso universitário de Psicomotricidade em 1963. O primeiro serviço de reeducação psicomotora foi desenvolvido após a Segunda Guerra Mundial, também na França, pela equipe do psiquiatra Dr. Julian de Ajuriaguerra, com a iniciativa da Dra. Giselle Soubiran (ISPE-Instituto Superior de Psicomotricidade e Educação GAE-Grupo de Atividades Especializadas 2007).
“A Psicomotricidade se conceitua como ciência da saúde e da Educação, pois indiferente das diversas escolas, psicológicas, condutistas, evolutistas, genéticas, etc. Ela visa à representação e a expressão motora, através da utilização psíquica e mental do indivíduo” Professor Dr. Júlio de Ajuriaguerra (ISPE-GAE).
Psicomotricidade e a reeducação psicomotora
A Psicomotricidade trabalha com dois pontos de vista, ou seja, de prevenção dos problemas motores (educação psicomotora) e com a reeducação psicomotora (dificuldades ou atrasos psicomotores).
Segundo estudo feito pela pedagoga Cleide Madalena Fontana vários autores afirmam que através do brinquedo a criança aprende a agir, sendo ele uma fonte de motivação, para o psicólogo Lev Semionovitch Vigotski (cita Fontana 1989, p.109) o brinquedo é uma grande influência no desenvolvimento psicomotor da criança.
Para o psiquiatra Julian de Ajuriaguerra (cita Fontana 1988) é por meio do corpo que se origina todo o conhecimento, meio de comunicação e relação com o mundo ao redor. Deste modo, é necessário descobrir os benefícios que as brincadeiras, os jogos e as recreações proporcionam a saúde física e mental, permitindo assim alcançar um espaço de expressividade. Existem diversas atividades ou exercícios que podem ser feitos de forma lúdicas e que servem como reeducação para diferentes tipos de perturbação, que auxiliam a melhorá-lo, visando à reeducação psicomotora.
Reeducação psicomotora e sugestões lúdicas
Fontana é pós-graduada em educação especial, ela pesquisou os autores: Bomtempo (1987); Kishimoto (1997); Fundação Roberto Marinho (1992); Oliveira (1992); Oliveira (2000a); Material IESDE BRASIL S/A (s/d) e principalmente Wajskop (1999) que acreditam que para cada perturbação existe uma proposta de reeducação que pode ser trabalhada de forma lúdica, são elas:
Reeducação para perturbações motoras: no caso dos atrasos do desenvolvimento motor, podem ser utilizados exercícios motores e sensoriais como jogos de bola, jogos de destreza e de percepção do esquema corporal. • As propostas lúdicas que contribuem e auxiliam na prevenção e reeducação destas perturbações seriam: músicas, fantoches, quebra-cabeças com figuras humanas e brincar de circo (equilíbrio).
Nos grandes déficits motores: (sistema motor) utilizam-se exercícios de destreza e coordenação, para o esquema corporal é utilizado exercícios de conhecimentos das partes do corpo, organizadores da lateralidade e exercícios percepto-motores.
Na lateralidade: utilizam-se exercícios com recurso do espelho e do conhecimento de esquerda-direita, e no caso de dificuldades da estruturação espacial os jogos de estruturação espacial. • As propostas lúdicas que contribuem e auxiliam na prevenção e reeducações destas perturbações seriam: amatizações (sociodrama), músicas e canções que trabalhem o corpo, artes plásticas (modelagem com argila, esculturas e massinha).
Nas perturbações do equilíbrio: podem ser utilizados exercícios de reconhecimento proprioceptivo, exercícios de impulso e exercícios de equilíbrio. • As propostas lúdicas que contribuem e auxiliam na prevenção e reeducações destas perturbações seriam: músicas, brincar de estátua, amarelinha, brincar de se equilibrar sobre linhas no chão, jogar boliche.
Nas perturbações da coordenação: utilizam-se exercícios de grande motricidade, de destreza, de coordenação dinâmica, de motricidade delicada e exercícios motores de pré-escrita. • As propostas lúdicas que contribuem e auxiliam na prevenção e reeducação destas perturbações seriam: jogos de boliche, bola ao cesto, bola de gude, jogos com tacos, brincar de passar por baixo de cadeiras sem encostar nelas, brincar de trem, canções com trabalho corporal e dramatizações com fantoches.
No caso das perturbações da sensibilidade: utilizam-se exercícios de reconhecimento interno e tátil, de tomada de posição, de coordenação, de equilíbrio, de destreza e exercícios com olhos vendados. • As propostas lúdicas que contribuem e auxiliam na prevenção e reeducações destas perturbações seriam: brincar de cabra-cega, brincar de adivinhar o quem tem dentro de um saco só pelo tato, brincar com dominós táteis, dramatizações, andar sobre banco (brincar de desfile de moda).
Reeducação para perturbações intelectuais: em se tratando da reeducação para perturbações intelectuais, utilizam-se exercícios motores, de memórias, exercícios de reconhecimento e outros correspondentes à sua idade mental. • As propostas lúdicas que contribuem e auxiliam na prevenção e reeducação destas perturbações, seriam: pintura, jogos da memória, jogos de adivinhações, dramatizações através de canções, brincar de teatro, contos e histórias.
Reeducação para perturbações do esquema corporal: para esta perturbação podem ser utilizados exercícios de grande motricidade, de orientação espaço- temporal e de aperfeiçoamento dos movimentos. • As propostas lúdicas que contribuem e auxiliam na prevenção e reeducação destas perturbações, seriam: brincar com músicas e danças, de estátua, artes plásticas, brincar de roda, cabra-cega, canções com trabalho corporal, escravo-de-jó, brincar de se vestir com os olhos vendados, dublar canções dramatizando e brincar de morto-vivo.
Reeducação para perturbações da lateralidade: utilizam-se exercícios de percepção do lado dominante, de eixo simétrico do corpo, de formação de bonecos, de reconhecimento esquerda- direita, de discriminação visual e de educação gráfica. • As propostas lúdicas que contribuem e auxiliam na prevenção e reeducação destas perturbações, seriam: artes plásticas (colagens, recorte, trabalho com miçangas), brincar de roda com canções que falam de direita e esquerda, brincar de gato e rato, brincar com espelho, brincar de macaco mandou.
Reeducação para perturbações da estrutura espacial: utilizam-se de exercícios de estrutura espacial, de discriminação visual, de educação da direção gráfica e de topologia. • As propostas lúdicas que contribuem e auxiliam na prevenção e reeducação destas perturbações, seriam: jogos cantados, dança das cadeiras, boliche, brincar de se rastejar, jogo de loto, jogos de encaixe, quebra-cabeças, loto de posições, jogo da velha, resta um, artes plásticas (dobraduras).
Reeducação para perturbações da orientação espacial: utilizam-se exercícios de duração dos intervalos, de ritmos, exercícios com noção de distância. • As propostas lúdicas que contribuem e auxiliam na prevenção e reeducação destas perturbações, seriam: adivinhar algo através de mímicas, brincadeiras com músicas (dança da cadeira, estátua), dona galinha e seus pintinhos, amarelinha, cantigas de roda e suas representações dramáticas.
Reeducação para perturbações do grafismo: utilizam-se exercícios da coordenação. • As propostas lúdicas que contribuem e auxiliam na prevenção e reeducação destas perturbações, seriam: artes plásticas (pintura, argila, massinha, trabalho com miçangas, rasgar papel, colagens).
Reeducação para perturbações afetivas: as propostas lúdicas que contribuem e auxiliam na prevenção e reeducação destas perturbações, seriam: dramatizações com fantoches, artes plásticas, histórias, músicas que trabalhem o movimento.
Avaliações
Para ajudar os profissionais na área de saúde e educação, a Neuropsicopedagoga Clínica e Mestre em Educação Renata Bringel, ministra o curso online DISLEXIA Avaliação e Intervenção entre outros. Os cursos online realizados pela Professora Renata estão disponibilizados no site www.renatabringel.com.br
Referências:
FONTANA, Cleide Madalena. A importância da psicomotricidade na educação infantil. 2012. 78 p. Monografia (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.