As Escalas Bayley são instrumentos para a avaliação do desenvolvimento infantil. Usadas frequentemente para diagnóstico médico precoce em crianças com autismo.
As Escalas Bayley são as mais utilizadas nas avaliações de desenvolvimento, tanto em ambientes clínicos quanto em pesquisas. As escalas foram desenvolvidas para avaliarem sinais de atrasos no desenvolvimento em crianças de 16 dias a 42 meses de idade.
Autismo
O Autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento. Com características de déficits na interação social, na imaginação, na comunicação, na linguagem. Também apresenta padrões repetitivos e limitados de interesses e comportamentos. É correto afirmar que o Autismo não é uma doença, e sim um distúrbio de desenvolvimento complexo, um Transtorno do Espectro Autista. É considerado uma condição do “espectro”. Espectro significa que existe uma série de habilidades e dificuldades com graus variados de severidades que as pessoas com Autismo possuem.
O diagnóstico do autismo está baseado nas observações de anormalidades comportamentais nos campos social, de comunicação, da imaginação e linguagem.
A avaliação do Autismo
Para fechar um diagnóstico do Autismo ou TEA Transtorno do Espectro Autista muitos médicos utilizam a avaliação de vários profissionais da educação e da saúde mental como psicólogos, Neuropsicopedagogo, pedagogos, fonoaudiólogos, terapia ocupacional e outros. Esses profissionais com um profundo conhecimento do Autismo estão autorizados a aplicarem os testes de rastreios que utilizam escalas, como as Escalas Bayley para validarem diagnósticos clínicos.
Escalas Bayley (Bayley scales of infant development)
A primeira versão da Bayley scales of infant development (Escalas Bayley de desenvolvimento infantil) foi publicada em 1969 pela Psicóloga Nancy Bayley.
Nancy Bayley nasceu em The Dalles, Oregon (EUA) em 28 de setembro de 1899. Obteve seu doutorado em 1926 pela University of Iowa. A Dra.Bayley dedicou sua vida a documentar e medir o desenvolvimento intelectual e motor de bebês, crianças e adultos. Em 1933 iniciou junto com seus colaboradores, estudos teóricos que resultaram na publicação da primeira versão da Bayley scales of infant development – Escala Bayley. Após quase 40 anos de pesquisas e práticas clínicas em crianças pequenas.
A Escala era aplicada em crianças de 2 a 30 meses para detectar sinais de atrasos no desenvolvimento.
Escalas Bayley II (Bayley scales of infant development)
A segunda versão das Escalas Bayley foi publicada em 1983. Esta versão apresentou alterações no formato de aplicação dos testes. Categorizando-o e ordenando-o conforme o seu grau de dificuldade. A faixa etária foi expandida para de 1 a 42 meses de idade.
Escalas Bayley III (Bayley scales of infant development)
A terceira versão das Escalas Bayley foi publicada em 2006. Atualmente é considerada pela comunidade científica Escala Padrão Ouro, pois possui todas as propriedades psicométricas que fornecem resultados confiáveis, válidos e precisos do desenvolvimento infantil. A Faixa etária foi expandida para crianças de 16 dias a 42 meses de idade.
Escalas Bayley III Versão Brasileira
A Escalas Bayley III foi traduzida e validade em 2012 pela Dra. Vanessa Madaschi em sua dissertação de mestrado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie SP.
Descrição da Escalas Bayley III (Bayley scales of infant development)
As Escalas Bayley III está dividida em 5 escalas padronizadas ( 3 Escalas e 2 Questionários complementares). Cada escala é composta por diferentes número de itens. Contém um kit para uma série de tarefas lúdicas de desenvolvimento e leva entre 45 a 90 minutos para ser administrada. Importante não ultrapassar o limite de concentração de cada criança.
- Escala Cognitiva; determina como a criança pensa, reage e aprende sobre o mundo ao seu redor. Contém 91 itens aplicados conforme a divisão da faixa etária proposta.
- Escala de linguagem; subdividida em Linguagem receptiva: determina como a criança reorganiza sons e como entende fala e direciona palavras. Contém 49 itens aplicados conforme a divisão da faixa etária proposta. Linguagem expressiva: determina como a criança se comunica usando sons, gestos e palavras. Contém 48 itens aplicados conforme a divisão da faixa etária proposta.
- Escala Motora; subdividida em Escala Motora Grossa: determina como a criança movimenta seu corpo em relação à gravidade. Contém 72 itens aplicados conforme a divisão da faixa etária proposta. Escala Motora Fina: determina como a criança usa suas mãos e dedos para fazer algo. Contém 66 itens aplicados conforme a divisão da faixa etária proposta.
- Escala Social-Emocional; questionário complementar aplicado a pais ou cuidadores.
- Escala de Comportamento Adaptativo: questionário complementar aplicado a pais ou cuidadores. Avalia a qualidade do comportamento adaptativo da criança.
Para ajudar os profissionais na área de saúde e educação, a Neuropsicopedagoga Clínica e Mestre em Educação Renata Bringel, ministra um curso onde apresenta Testes de Rastreio para Autismo (TEA) e Atrasos no Desenvolvimento Infantil. Os cursos online realizados pela Professora Renata estão disponibilizados no site www.renatabringel.com.br
Referência:
BARBOSA, Andréa Frizo de Carvalho. Aplicação das Escalas Bayley de desenvolvimento infantil II para avaliação do comportamento em crianças com carência nutricional. 2004.
MADASCHI, Vanessa et al. Tradução, adaptação transcultural e evidências de validade das Escalas Bayley III de Desenvolvimento Infantil em uma população do Município de Barueri, São Paulo. 2012.
KLIN, A. M. I. et al. Avaliação clínica de crianças com risco de autismo. Educação, v. 29, n. 1, p. 255-297, 2006.
FLEMING, ALINE MOTA; DE OLIVEIRA, MARIANA MACHADO. VALOR PREDITIVO DO TIMP E DESENVOLVIMENTO MOTOR, COGNITIVO E DE LINGUAGEM AOS 42 MESES DE IDADE DE EGRESSOS DE UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL.
https://psychology.jrank.org/pages/65/Nancy-Bayley.html # ixzz6x8eAJV7b