Plano de aula:
Construindo um roteiro – Sugestão de Idade – Educação Infantil – Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses).
Campos de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação; O eu, o outro e o nós.
Objetivos e códigos da Base
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Para que essa atividade seja executada apropriadamente, é essencial que as crianças já tenham escolhido o tema do vídeo que produzirão, partindo de uma reflexão sobre as descobertas realizadas por meio de um projeto investigativo no qual estejam envolvidas. É fundamental também que elas já tenham pensado sobre a lógica de partilha de informações por meio de vídeos em plataformas digitais e que tenham elencado as ideias iniciais do conteúdo que querem partilhar, pois elas guiarão a construção do roteiro. Considere ainda planejar a visita de um profissional de vídeo na escola, a fim de apoiar as crianças no percurso desta proposta. Caso não seja possível a visita, exiba vídeos em formato de tutoriais que revelem às crianças maneiras de fazer roteiros de forma simplificada. Contudo, atente-se ao conteúdo do vídeo. Cuide para que a linguagem e o conteúdo sejam acessíveis às crianças. Para apoiar sua busca, selecionamos um exemplo de tutorial aqui. Com o intuito de acompanhar a produção do roteiro com mais qualidade, é recomendado que você organize a turma em pequenos grupos, planejando uma atividade que as crianças possam realizar com autonomia enquanto aguardam sua vez para contribuir com a proposta.
Espaços:
Preveja um espaço adequado para a organização das crianças em uma grande roda para receber o convidado ou para que elas possam assistir ao vídeo tutorial de roteiro. Prepare ainda dois ambientes diferenciados para as atividades em grupos. Considere que um dos espaços será destinado à criação do roteiro e, o outro, à realização de alguma proposta que as crianças já sejam capazes de fazer com autonomia.
Materiais:
Você irá precisar de lápis de cores variadas, um marcador permanente ou caneta para registros no roteiro, cerca de três folhas de papel ofício branco para cada criança. Também será necessário um cartaz ou outro material, no qual as crianças já tenham escrito as ideias iniciais em relação ao conteúdo que querem compartilhar e as perguntas que desejam fazer ao convidado. Caso tenha decidido pela exibição do vídeo tutorial, é essencial prever um aparelho com acesso à internet ou com o vídeo em arquivo, para exibi-lo para as crianças. Observe ainda a necessidade de organizar o material para a atividade que você selecionou para um grupo de criança vivenciar com autonomia. Considere atividades do cotidiano, tais como modelagem com massinha, jogos de montar, jogos de tabuleiro, pintura ou outras que preferir.
Tempo sugerido:
Aproximadamente uma hora e 20 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. De que forma as crianças se expressaram em relação ao convidado ou ao vídeo? Apontaram dúvidas, fizeram perguntas, quais? Quais ideias compartilharam sobre o vídeo que desejam criar?
2. No momento de construção do roteiro, como as crianças interagiram entre si? Que apoios buscaram ao encontrarem desafios? Os pares? O professor? Como acolheram os pontos de vistas e os contrapontos que emergiram nesse processo?
3. Como registraram as ideias de ilustração no roteiro? Que apoios sugeriram? Observaram imagens reais? Organizaram-na de forma a considerar a posição dos personagens que atuarão na cena? Como aconteceu a parceria do desenho em dupla?
O que fazer durante?
1 – Convide as crianças para se reunir na grande roda e receber o convidado ou assistir ao tutorial de roteiro. Conte que o objetivo da atividade que você organizou é que elas investiguem, por meio de uma conversa com o profissional ou do vídeo, quais são as formas de organizar um roteiro de vídeo, para que partilhem as descobertas do projeto que selecionaram. Para ambas situações é importante organizar com as crianças uma lista de perguntas e curiosidades que possuem sobre a elaboração do roteiro, questionando-as sobre o que querem e precisam saber para dar continuidade ao trabalho que estão desenvolvendo. Procure apoiar o grupo e utilizar palavras típicas de perguntas como, por exemplo, qual (quais), quando, onde, por que, como etc. Organize as perguntas em um cartaz visualmente acessível e sirva de escriba do grupo. Após esta contextualização, exiba o vídeo ou apresente o profissional e peça que ele partilhe com as crianças sua profissão e o que é um roteiro. Combine que ele dê ênfase acerca da importância do roteiro como apoio à produção de um vídeo. Observe que a atividade será mais rica se o convidado oferecer ao grupo exemplos de roteiros desenhados e/ou escritos ou outras contribuições concretas para engajar ainda mais as crianças.
2 – Inicie a entrevista do convidado, utilizando as perguntas elencadas anteriormente pelas crianças e dispostas em um cartaz. Combine com elas e com o convidado, que após as perguntas preparadas previamente, elas terão um tempo para perguntas livres. Avise que será necessário que elas levantem a mão a cada pergunta ou contribuição que desejarem fazer e que esperem ser apontadas pelo convidado para falar. Ao fim da entrevista, agradeça a presença e despeça-se do convidado junto com as crianças. Na hipótese de exibição do tutorial, é fundamental que você converse com as crianças sobre cada passo apresentado no vídeo e sobre como vocês poderão utilizar as dicas para criar o roteiro da turma. Cheque se as perguntas e as curiosidades que elas tinham anteriormente foram respondidas pelo vídeo e, em caso negativo, combine de realizarem em outro dia uma nova pesquisa que ajude a respondê-las, digitando-as em um buscador de internet, por exemplo.
3 – Uma vez contextualizada a importância de um roteiro para o grupo, convide as crianças para produzir o próprio roteiro para o vídeo, partindo do objetivo de compartilhar as descobertas do projeto em que estão envolvidas e das ideias que escreveram anteriormente no cartaz. Conte-lhes que o roteiro que irão produzir será ilustrado, também conhecido como storyboard. Será enriquecedor para o momento demonstrar o storyboard ou roteiro ilustrado a partir de exemplos de storyboards de filmes conhecidos pelas crianças. Diga-lhes que elas irão se organizar em dois grupos. Um deles iniciará a atividade do roteiro, criando o início do vídeo junto com você, enquanto o outro realizará uma atividade que já fazem com autonomia. Logo após, haverá a troca dos grupos, de modo que todos participarão da criação do roteiro.
4 – Com as crianças separadas em dois grupos, direcione um deles para a atividade que as crianças realizam com autonomia e acompanhe o outro para o espaço que você preparou para a elaboração do roteiro.
Junto ao primeiro grupo de elaboração do roteiro, releia as ideias que as crianças levantaram e que estão registradas no cartaz. Depois, apresente o documento que você preparou para acolher o roteiro ilustrado (veja um exemplo aqui). Leia a descrição do que é necessário haver em uma cena e acorde com o grupo qual será a primeira cena do vídeo e quem assumirá os papéis e as responsabilidades necessárias para compor. Anote as informações e as decisões das crianças e escreva-as em cada uma das partes do roteiro, explicando o que acontece na cena, onde ela acontece, quem está presente no vídeo, quem está falando e quem está gravando e de quais materiais precisam organizar para realizá-la. Considere que este primeiro grupo se responsabilizará por três ou quatro cenas. Dessa forma, preencha o roteiro de cada cena, acordando com as crianças e especificando os detalhes de cada uma delas.
5 – Em seguida, organize o grupo em trios, para que cada um ilustre uma cena do roteiro. Instigue as crianças a pensar nos detalhes para a composição do desenho, ressaltando que ele guiará todos os envolvidos na filmagem e na representação do vídeo.
Apoie a produção das crianças, principalmente porque elas podem se esquecer do que está descrito na cena que estão ilustrando. Considere circular entre os trios e ler junto com eles o que foi decidido para a cena, para que atentem-se aos detalhes do cenário, do números de pessoas envolvidas e às funções de cada um naquela cena. Considere sugerir que as crianças, caso necessitem, se dirijam ao local onde acontecerá a cena, para representá-lo com mais consistência no desenho. Incentive ainda que peçam apoio aos colegas e que compartilhem suas produções. Acolha todas as expressões gráficas representadas no roteiro, celebrando-as. Ao fim da ilustração de cada cena, auxilie as crianças a fixá-las na parede em ordem cronológica, como uma grande linha do tempo do vídeo.
6 – Quando o primeiro grupo estiver quase terminando, sinalize a necessidade de organização do espaço e o término da atividade do segundo grupo. Ao encerrarem, possibilite a troca de atividades entre os grupos e inicie a produção do roteiro com a segunda equipe, revelando as cenas que o primeiro grupo criou e fazendo um link com o cartaz que criaram anteriormente, que continha às ideias iniciais. Em seguida, siga as mesmas estratégias que utilizou com o primeiro grupo e apoie as crianças nas elaborações das novas cenas e na finalização do roteiro. Atente-se ao engajamento e ao cansaço das crianças, considerando, se necessário, continuar a atividade no próximo dia. Após a finalização do roteiro com o segundo grupo, convide as crianças de volta para a grande roda e apreciem o storyboard que foi construído.
Para finalizar:
Leia o roteiro junto com as crianças e converse com elas sobre o que acharam do resultado final. Chequem a agenda de produção do vídeo, prevendo o próximo passo de criação. Em seguida, convide o grupo para vivenciar a próxima proposta do dia.
Desdobramentos
Como preparativo para a filmagem, é essencial que você elabore junto com as crianças uma lista de materiais que utilizarão nas filmagens, tais como figurinos, câmera fotográfica para registrar o making off e câmera para filmagem, organizando-os posteriormente. A lista poderá ser escrita coletivamente em uma cartolina branca, a partir de uma conversa sobre esses equipamentos e acessórios necessários para o vídeo.
Para ajudar os profissionais na área de saúde e educação, a Neuropsicopedagoga Clínica e estre em Educação Renata Bringel, ministra o curso Online Testes de Rastreio para Autismo (TEA) e Atrasos no Desenvolvimento Infantil entre outros. Os cursos online realizados pela Professora Renata estão disponibilizados no site renatabringel.com.br
Referência:
Autor: Leiry Kelly Oliveira
Mentor: Camila Bon
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek